Prazeres / Artes

Erotismo e bondage. O novo ensaio fotográfico de Nobuyoshi Araki

Em “Araki. Bondage”, o fotógrafo japonês de 83 anos aborda a arte erótica do bondage, com uma qualidade visual muito à frente do seu tempo.

Foto: TASCHEN
18 de agosto de 2023 | Rita Silva Avelar

Ao lado de Banksy e em registos totalmente diferentes, Nobuyoshi Araki é um dos fotógrafos cujos leilões vão aos milhares de euros por cada obra, fazendo dele bastante popular no seu registo tão especial. O fotógrafo e artista contemporâneo japonês de 83 anos, nascido em Tóquio em 1940 e conhecido apenas por Araki, conserva uma visão muito particular sobre bondage e erotismo, embora tenha sido sempre controverso.

O livro reúne fotografias que oscilam entre o bondage e o erotismo.
O livro reúne fotografias que oscilam entre o bondage e o erotismo. Foto: TASCHEN

Em Araki. Bondage reúnem-se as melhores fotografias de mulheres semi-nuas, atadas de diferentes formas ou penduradas, em suspenso, de várias idades e corpos, em cenários quase sempre caóticos e em bruto, com bizarrias como animais especados no meio dos cenários, ramos de flores em poltronas, ou homens estendidos em sofás. Em muitos casos, as protagonistas destes ensaios visuais vestem trajes tradicionais, noutros mostram-se com maquilhagem elaborada; quase sempre têm os lábios vermelhos. São fotografias fortes, com intensidade nos olhares e na perspetiva, que oscilam entre sedução e erotismo.

"Araki. Bondage" de Nobuyoshi Araki, da TASCHEN. Foto: DR

Araki é um artista controverso, pois no passado já foi acusado de seduzir com sexo jovens modelos, para alcançar a fotografia desejada. Em 2013, perdeu a visão do olho direito devido a uma obstrução da artéria da retina, o que mais tarde originou a exposição "Love on the left eye", na Galeria Taka Ishii, em Tóquio. Entre os seus livros de fotografia mais conhecidos estão Sentimental Journey (1971) e Tokyo Lucky Hole (1990). Sentimental Journey "1972–1992" é, por sua vez, um diário da vida com sua mulher Yoko, que morreu de cancro do ovário em 90. A TASCHEN edita agora este Araki. Bondage, de 288 páginas (€100) para celebrar a sua obra.

"Araki. Bondage" de Nobuyoshi Araki, da TASCHEN. Foto: TASCHEN

 

Saiba mais Nobuyoshi Araki, Bondage, Banksy, Tóquio, TASCHEN, Sentimental Journey, artes, cultura e entretenimento, fotografia
Relacionadas

Exposição de Helmut Newton chegará à Corunha

"Helmut Newton - Fact & Fiction" é a terceira mostra visual apresentada pela Fundação Marta Ortega Pérez, depois de Peter Lindbergh e Steven Meisel - chega entre 18 de novembro de 2023 e 1 de maio de 2024.

Uma viagem pelo Japão do século XIX

"Hiroshige & Eisen. The Sixty-Nine Stations along the Kisokaido" serve-se das gravuras em madeira dos famosos artistas Hiroshige e Eisen para contar a história da rota ancestral, criada em 1600, que liga Edo – hoje Tóquio – a Quioto.

Mais Lidas