Livro. A Bíblia do estilo James Bond
Se a estética do espião mais famoso do mundo fosse realidade, o mais provável é que o MI6 levasse o governo de Sua Majestade à falência. Mas, desde quando é que uma coisa precisa de ser real para ser apreciada?
O que é que Sean Connery, Roger Moore, George Lazenby, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig têm em comum? A resposta é quase automática – fizeram de James Bond num dos 25 filmes – excepto, talvez, no caso George Lazenby, que é o George Harrison deste grupo. Que é como quem diz, tal como Harrison é o Beatle de quem nunca ninguém se lembra, Lazenby é o James Bond que quer esquecer. Poucas personagens do cinema são tão fáceis de reconhecer quanto o famoso espião de Sua Majestade. Isso tem, naturalmente, muito que ver com os dotes dramáticos dos atores que deram corpo à personagem, mas tem também com as capacidades das equipas que, ao longo dos anos, vestiram o corpo dessa personagem. E, para contar esta história, nada melhor do que um livro da famosa editora Assouline: chama-se James Bond Style e é uma verdadeira Bíblia do estilo sofisticado, sedutor, carismático, confiante e fleumático do famoso agente 007.
E quem melhor para escrever este livro do que Lindy Hemming, uma das figurinistas mais reconhecidas do cinema? Hemming, de resto, trabalhou em cinco filmes James Bond: GoldenEye (1995), O Amanhã Nunca Morre (1997), O Mundo Não Chega (1999), Morre Noutro Dia (2002), and Casino Royale (2006) – os primeiros quatro protagonizados por Pierce Brosnan (que esta jornalista jura ser o melhor James Bond de todos, mas gostos não se discutem) e o último, por Daniel Craig (que também não está nada mal – enfim, um top três inclui, naturalmente, Sean Connery). Lindy Hemming pegou na sua experiência e conhecimento e escreveu os textos e as legendas que acompanham cada uma das fotografia que também ajudou a selecionar. O livro conta ainda com um introdução de Dylan Jones, o diretor do jornal London Evening Standard.
O livro está organizado por Bonds em ordem cronológica, com cada capítulo repleto dos visuais mais icónicos de cada um dos filmes, não só dos atores que fizeram de 007, mas também dos seus inimigos e interesses amorosos. Há, além disso, inúmeras histórias dos bastidores, tanto dos figurinistas que trabalharam em cada filme, como dos designers responsáveis pelas roupas — Donatella Versace, Tom Ford e Jenny Packham, entre outros.
James Bond Style revela a dimensão do que significa vestir o espião mais famoso do mundo. Por exemplo, para Sem Tempo Para Morrer, 33 smokings Tom Ford foram feitos por medida em tempo recorde (e entregues apenas 24 horas antes do começo das filmagens). Já para Quantum of Solace, a Prada fabricou 20 vestidos, todos iguais, para Olga Kurylenko — como ela usava a peça durante grande parte do filme, foi necessário um vestido para cada fase da ação, desde o momento em que ela aparece com ele, novinho em folha, até acabar coberto de pó e feito em fanicos.
O livro sai a 5 de outubro, tem 336 páginas, 232 ilustrações, custa 120 euros e estará disponível no site da editora Assouline. E é um verdadeiro must-have para todos os fãs de cinema, de moda, e claro, do famoso Bond, James Bond.
Quem vai ser o próximo James Bond?
A estreia de 007: Sem Tempo Para Morrer foi adiada pela terceira vez, agora para abril de 2021. Já se sabe que Daniel Craig quer deixar o papel de James Bond, mas quem será o seu sucessor?
Livro sobre realizadores de cinema "How Directors Dress": o hábito faz o monge?
Novo livro analisa e reflete sobre as roupas e o estilo dos realizadores de cinema, tanto nas filmagens, como nos estúdios de edição e nas passadeiras vermelhas. Porque, tal como na grande tela, nenhuma escolha é inocente e uma imagem vale mais que mil palavras.
Estes são os relógios mais emblemáticos do cinema
Mais do que indispensáveis para saber o tempo, no universo da Sétima Arte os relógios de pulso são fiéis aliados em missões secretas, em qualquer viagem no tempo ou simplesmente para combater o mal.
Já é possível dormir na villa tropical onde nasceu James Bond
Sim, se for à Jamaica, pode ficar alojado na mansão onde o escritor Ian Fleming criou o icónico agente 007.
Daniel Craig desvenda porque prefere bares gay
O ator britânico de 53 anos revelou num podcast a razão porque sempre preferiu bares gay.
"Viagem ao Sol" é um filme documental que conta a história de crianças austríacas enviadas para Portugal, após a Segunda Guerra Mundial para recuperarem dos traumas que viveram. Aproveite a sessão de dia 30 de janeiro, no Nimas, às 18h30, com presença de um dos realizadores.
Estas azeitonas não tiveram de ser colhidas, mas foram pintadas à mão e durarão para sempre – contando que não as parta. De uma parceria entre a Bordallo Pinheiro e a marca de azeites Esporão nasce uma nova linha de mesa que une tradição e modernidade.
Estreia já no próximo dia 13 de setembro a nova exposição do artista argentino-espanhol famoso por gradientes de cor vibrantes, padrões geométricos e uma estética de glitch digital. Chama-se "Perceptual Phenomena, Color Spaces, Structural Honesty".
Nos próximos dias 18, 19 e 20 de outubro, o hangar do comboio Transpraia, na Costa da Caparica, recebe a exposição By the Sea, em parceria com a Underdogs.