Prazeres / Artes

David Lynch e Mel Brooks unidos em ciclo de cinema em Cascais

Uma parceria entre a Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais resultou num ciclo de cinema dedicado aos dois mestres da sétima arte. A entrada é gratuita.

Foto: Getty Images
16:55 | Margarida Bexiga / com Maria Salgueiro

Começou ontem, dia 7 de julho, o "Ciclo de Cinema Lynch & Brooks – Uma Colaboração Improvável", evento que reúne as grandes obras cinematográficas dos dois cineastas. A Academia de Artes do Estoril, localizada no Edifício Cruzeiro, é o palco deste festival de cinema, que decorre entre os dias 7 e 11 de julho

Com curadoria do crítico de cinema Vasco Menezes, o evento homenageia dois grandes nomes da sétima arte: David Lynch e Mel Brooks. David Lynch, um dos mais acarinhados realizadores de todos os tempos, faleceu a 16 de janeiro, com 79 anos, devido a complicações de uma doença pulmonar obstrutiva crónica. O realizador é considerado um dos maiores da sua geração, deixando um legado inovador no género que o caracterizava, o mistério. Será possível viajar pelo imaginário do realizador em O Homem Elefante (1980), Veludo Azul (1986), Mulholland Drive (2001) e Twin Peaks: Os Últimos Sete Dias de Laura Palmer (1992). Além de Lynch, também Mel Brooks protagoniza este ciclo de cinema. As obras selecionadas do cineasta de 99 anos, conhecido pelo género cómico, são: Balbúrdia do Leste (1970), Balbúrdia do Oeste (1974), Frankenstein Júnior (1974) e Alta Ansiedade (1977).

Frankenstein Júnior (1974), de Mel Brooks, será exibido no dia de 10 julho às 18h30.
Frankenstein Júnior (1974), de Mel Brooks, será exibido no dia de 10 julho às 18h30. Foto: IMDB

O festival de cinema encerra no dia 11 com o clássico Mulholland Drive, um dos filmes mais aclamados de Lynch, que recentemente conquistou a segunda posição na renomada lista dos 100 melhores filmes do século XXI, publicada pelo New York Times.

David Lynch com as atrizes Naomi Watts e Laura Harring, protagonistas de Mulholland Drive.
David Lynch com as atrizes Naomi Watts e Laura Harring, protagonistas de Mulholland Drive. Foto: AP Newsroom

As sessões terão lugar no Auditório Carlos Avillez e têm entrada livre. Pode consultar o programa no website da Fundação.

Saiba mais Prazeres, Artes, Cinema, David Lynch, Mel Brooks, Cascais
Relacionadas

Exposição. Andy Warhol como nunca ninguém o viu

Jean Wainwright, uma historiadora britânica que ouviu a duas mil cassetes que o artista gravou em jeito do diário, é a curadora da exposição "Andy Warhol: My True Story". Ninguém mais indicado para dar a conhecer o lado mais pessoal de Warhol. Para visitar, em Inglaterra, até setembro.

Livro. O rei do surrealismo numa monografia XXL

Com base nas mais recentes investigações, a Taschen traça a vida e obra de Salvador Dalí. Esta edição especial, limitada e numerada, ajuda a compreender melhor o génio por detrás do telefone-lagosta, dos relógios derretidos e das girafas em chamas.

Hollywood e Frida Kahlo numa coleção exclusiva de retratos

A pensar, especialmente, nos amantes de cinema, pintura e fotografia – e quem é que não é? –, há agora duas coleções de retratos que imortalizam, por um lado, a vida de Frida Kahlo e, por outro, os melhores anos de Hollywood. Uma boa desculpa para tirar a fotografia da avó da parede.

Mais Lidas
Artes #POPtrait. Os retratos de Maísa Champalimaud

A artista plástica luso-brasileira vai inaugurar a sua nova exposição da Galeria Óriq, no próximo dia 8 de maio. A "Must" esteve no atelier da pintora para uma conversa sobre arte, inspiração e como ultrapassar o terror de tela em branco, e aproveitou para espreitar algumas das suas obras.