Livro. Os 100 anos da Loro Piana
De comerciantes de lãs a maiores processadores de caxemira do mundo, a família Loro Piana tem uma história muito especial que é contada, com todo o cuidado, nesta edição comemorativa da editora Assouline. Uma excelente forma de celebrar o centenário da luxuosa marca italiana.
A marca italiana Loro Piana, famosa pela qualidade dos seus tecidos e peças de vestuário em caxemira e lã de vicunha, é, há muitos anos, sinónimo de luxo. Provavelmente, há tantos anos quantos os que a marca faz este ano: 100. É que o conhecimento das fibras e de como as trabalhar já vinha de trás. A verdade é que a família Loro Piana, original da região italiana de Trivero, já comercializava lãs desde o início do século XIX. Porém, a marca que hoje conhecemos só havia de ser fundada em 1924, por Pietro Loro Piana. Em 1941, o seu sobrinho Franco assumiu a direção e, de pois da Segunda Guerra Mundial, a marca começou a consolidar sua reputação como fornecedora de tecidos de lã e caxemira de alta qualidade para a crescente indústria da alta-costura, tanto na Itália quanto no exterior. Na década de 1970, Sergio e Pier Luigi Loro Piana (irmãos e filhos de Franco) assumiram o comando, desenvolvendo uma rede de comércio internacional que transformou a marca numa referência global. Uma história emocionante, muito influenciada pelas vicissitudes do século XX, e que a Assouline conta com todo o detalhe nesta edição muito especial chamada Loro Piana: Master of Fibers.
A Loro Piana é conhecida por dominar cada etapa da sua produção, desde a seleção das fibras até o acabamento final, combinando tradições centenárias e tecnologia de ponta para garantir que os seus materiais têm a melhor durabilidade e suavidade possível. A marca é a maior processadora de caxemira do mundo, orgulhando-se de obter as matérias-primas mais finas e raras, como caxemira de cabritos da China e Mongólia, vicunha dos Andes, lã Merino extra-fina da Austrália e Nova Zelândia, e fibra da flor de lótus de Mianmar.
Em 2013, a LVMH adquiriu uma participação maioritária na Loro Piana, e manteve o foco em materiais naturais e processos artesanais. A marca oferece uma linha completa de roupas, acessórios e até móveis de luxo, com todas as coleções de vestuário e acessórios a serem feitas em Itália, de acordo com os mais altos padrões de artesanato, sofisticação, conforto e intemporalidade.
Esta saga familiar é contada, de uma ponta à outra, pelo jornalista e historiador Nicholas Foulkes que, com recurso a documentos históricos e fotografias da família, leva o leitor numa viagem que começa no século XIX, com o passaporte atribuído ao mercador de lãs, e vai passando pelo grandes marcos desta empresa familiar.
Este volume artesanal de 196 páginas apresenta 150 ilustrações e é guardado numa caixa luxuosa de abertura tipo estojo, revestida com o tecido Loro Piana Tela Sergio, feito de algodão e linho, um dos tecidos de linho favoritos de Sergio Loro Piana. A capa é uma demonstração do savoir-faire da Maison e um prazer tátil, uma referência às qualidades sensoriais da marca.
O livro faz parte da Ultimate Collection da Assouline e é encadernado à mão com técnicas tradicionais e com pranchas coloridas aplicadas manualmente em papel de qualidade artística. Qualidade essa que se vê no preço – Loro Piana: Master of Fibers está disponível para compra no site da Assouline e custa 1200 euros.
O livro das obras de arte a metro
Há muito que a Taschen já habituou os seus leitores a livros bonitos, mas, desta vez, a editora alemã esmerou-se. "The Book of Printed Fabrics" é uma viagem através de quatro séculos de padrões de tecidos e é um verdadeiro regalo para os olhos.
Livro. Os 200 anos da Quinta Avenida
O aniversário desta Meca do luxo vai ser celebrado em grande, com uma publicação especial da editora Assouline. O livro "Fifth Ave: 200 Years of Stories and Legends" conta a história da avenida mais famosa do mundo e de como ela reflete a evolução e transformação de Nova Iorque nos últimos dois séculos.
Livro. O perfil mais completo do mestre de “A Grande Onda”
Hokusai é um dos maiores artistas plásticos japoneses de todos os tempos. Ao longo de sua longa carreira, produziu mais de 30.000 obras e influenciou artistas europeus como Van Gogh, Monet e Gauguin. Esta edição da Taschen, com as suas 722 páginas, é o mais completo livro alguma vez publicado sobre a sua carreira.
"Blinds": A primeira escultura ao ar livre de Martin Margiela
Conhecido por redefinir o conceito de moda, o designer surpreende com a sua primeira escultura ao ar livre. A peça monumental ocupa um lugar de destaque na renovada Schuttershofstraat, em Antuérpia, e desperta a curiosidade de quem por lá passa.
Livro. A Bíblia do estilo James Bond
Se a estética do espião mais famoso do mundo fosse realidade, o mais provável é que o MI6 levasse o governo de Sua Majestade à falência. Mas, desde quando é que uma coisa precisa de ser real para ser apreciada?
12 Pentagons. De um hobby de confinamento a parcerias com a Burberry, Apple e FIFA
Aquilo que começou com uma brincadeira com cabedal há quatro anos é agora um negócio com milhares de seguidores e milhões de likes em todas as plataformas.
Monuments é a primeira mostra nacional do artista especializado em retratos em vidro com inauguração marcada para 15 de novembro.
O artista convida a explorar o delicado equilíbrio entre luz e sombra, o belo e o inquietante. Uma mostra que é uma jornada profunda pelas contradições humanas e que marca a estreia do português em Nova Iorque.
Galileu viu-o, pela primeira vez, em 1610. Os primeiros astrónomos decidiram chamar-lhe Marte, o deus romano da guerra. As suas paisagens desconcertantes e áridas são estranhas e familiares. Esta nova edição tem centenas de fotografias da NASA para ficarmos a conhecer melhor este nosso pequeno vizinho.
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.