Artes / Prazeres

Estes são os melhores filmes do século XXI, segundo o New York Times

Sofia Coppola, Pedro Almodóvar e Mel Brooks foram alguns dos nomes convidados — entre mais de 500 conceituados profissionais da indústria cinematográfica — para escolherem as melhores obras cinematográficas lançadas este século.

Foto: NEON
09 de julho de 2025 | Margarida Bexiga / com Maria Salgueiro

O renomado New York Times divulgou uma nova seleção das prestigiadas listas de "Best of". Após o sucesso da lista dos "100 Melhores Livros do Século XXI", lançada em 2024, a publicação retorna agora com uma seleção dos "100 Melhores Filmes do Século XXI".  

A publicação realizou duas listas, que tiveram a mesma finalidade: distinguir as grandes obras do cinema deste século. O jornal convidou um rol de votantes, mais de 500 profissionais da indústria cinematográfica, entre eles diretores, atores e críticos de cinema, para nomearem as suas escolhas pessoais. Também os cinéfilos e leitores da publicação tiveram oportunidade, numa votação aberta que decorreu no website.  

Sofia Coppola foi um dos nomes convidados para selecionar as melhores obras cinematográficas lançadas no século XXI. A cineasta conquistou a 30º posição no top com o filme 'Lost in Translation - O Amor É um Lugar Estranho'.
Sofia Coppola foi um dos nomes convidados para selecionar as melhores obras cinematográficas lançadas no século XXI. A cineasta conquistou a 30º posição no top com o filme 'Lost in Translation - O Amor É um Lugar Estranho'. Foto: AP Newsroom

No boletim de voto, os votantes selecionavam 10 filmes, de qualquer género, de escolha pessoal, independente da origem ou do idioma. O catálogo era extenso, com milhares de longas-metragens elegíveis, dando espaço aos amantes do cinema para fazerem a escolha difícil. O único requisito exigido era que a fita fosse lançada a partir do dia 1 de janeiro de 2000. 

Os profissionais da sétima arte e os leitores cinéfilos alinharam-se na atribuição das duas primeiras posições do top. O primeiro lugar em ambas as listas foi atribuído a Parasitas (2019), do realizador Bong Joon-ho. Esta obra fez história nos Óscares de 2020, ao tornar-se no primeiro filme não falado em inglês a levar para casa o maior galardão da noite: o Óscar de Melhor Filme. David Lynch conquista o segundo lugar com Mulholland Drive (2001). Haverá Sangue (2007) surge em terceiro lugar no top dos votantes convidados, aparecendo na quarta posição da lista dos leitores. 

O primeiro lugar em ambas as listas foi atribuído a Parasitas (2019), do realizador Bong Joon-ho.
O primeiro lugar em ambas as listas foi atribuído a Parasitas (2019), do realizador Bong Joon-ho. Foto: IMDB

O único filme falado em português que integra a lista é Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles. A longa-metragem brasileira acontece na também chamada Cidade de Deus, uma favela do Rio de Janeiro, e conta a história de Buscapé, um jovem que sonha tornar-se num fotojornalista. A fita obteve o 15º lugar na lista dos profissionais da área e o 37º na lista dos leitores do jornal. 

O único filme falado em português que integra a lista é Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles.
O único filme falado em português que integra a lista é Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles. Foto: Netflix

Através do site do New York Times pode consultar as listas na íntegra.  

Saiba mais Prazeres , Artes , Filmes , Cinema , Pedro Almodóvar , Sofia Coppola , David Lynch
Relacionadas

Hollywood e Frida Kahlo numa coleção exclusiva de retratos

A pensar, especialmente, nos amantes de cinema, pintura e fotografia – e quem é que não é? –, há agora duas coleções de retratos que imortalizam, por um lado, a vida de Frida Kahlo e, por outro, os melhores anos de Hollywood. Uma boa desculpa para tirar a fotografia da avó da parede.

Sofás e poltronas para aproveitar com vagar

O sossego e o descanso querem que o tempo que lhes é dedicado passe devagar. Momentos vagarosos para desfrutar instalado nestas peças de mobiliário Vitra: a nova versão da Slow Chair e o novo Slow Sofa.

As cinco séries que são um must-watch este verão

São premiadas, afamadas e, sobretudo, viciantes. Da comédia ao romance, do drama ao thriller, são vários os géneros das séries selecionadas para "maratonar" durante as longas e quentes noites das férias de verão.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.