5 cenas de filmes icónicos que quase não aconteceram
O cinema tem o poder de eternizar falas e momentos como poucas Artes o fazem. Do diálogo entre Joe Pesci e Ray Liotta em Goodfellas, ao monólogo de Robert DeNiro em Taxi Driver, saiba que há sempre espaço para improviso.

O Cowboy da meia-noite, 1969
Neste clássico dos anos 60, a produtora não tinhadinheiropara mandar fechar uma rua deNova Iorque, então planeou filmar a cena emtempo real. Tudo era real, das pessoas aos carros, a entrar e a sair de cena, inclusive a cena em que um táxi quase bate emDustin Hoffman. Nesse momento, o ator grita: "Ei, estou a caminhar aqui! Estou a caminhar aqui!" A fala, que foi improvisada, tornou-se parte do filme e é muitas vezes citada pelos nova-iorquinos.
Taxi Driver, 1976
Nenhum diálogo foi escrito para a cena em queRobert De Niro fica em frente ao espelho e experimenta a arma, emTaxi Driver, o filme que levou o ator a fazer de taxista vários meses, em Nova Iorque, ainda antes de as filmagens começarem. O diretor, Martin Scorsese, sugeriu que DeNiro improvisasse naquela cena, então o ator começou a brincar com a frase, hoje muito citada:"Estás a falar comigo? Estás a falar comigo?”(Are you talking to me? Are you talking to me?) repetindo a frase várias vezes, enquanto olha para o espelho.
Tudo Bons Rapazes, 1990
No início destemítico filme de criminosos, um dos companheiros de Henry (Ray Liotta), Tommy Devito (Joe Pesci), conta uma história, e Henry elogia-o e diz: “Tu és muito engraçado". Pesci sai-se com um discurso improvisado, dizendo: "Eu sou engraçado como?Engraçado como se eu fosse um palhaço?Como se estivesse aqui para te entreter? Diz-me o que é engraçado" A sequência inteira baseou-se naexperiência de vida realde Pesci como um jovem empregado de um restaurante, em que certa vez disse a um cliente, criminoso, que ele era engraçado. Martin Scorsese encorajou Pesci e Liotta a colocar essa história na cena sem dizer aos outros atores para que a câmara pudesse capturar a reação real.
Tubarão, 1975
O famoso monólogo do velhocaçador de tubarões, Quint (Robert Shaw) em Tubarão (Jaws), deSteven Spielberg, é inesquecível. O ator tinha sugerido que todos bebessem um pouco para entrar no espírito, mas ele bebeu tanto quedesmaiou. Mais tarde, nessa noite, chamou o diretor Steven Spielberg e pediu para refazer a cena no dia seguinte. Tinha-o reescrito sozinho e improvisou na perfeição.
Star Wars - O Império Contra-Ataca, 1980
Neste filme dasaga Star Wars, a cumplicidade entre Han Solo (Harrison Ford) e a princesa Leia (Carrie Fisher) cresceu. Num dos diálogos, quando Leia diz a Harrison Ford que o ama, ele responde:“Eu sei”, uma fala que não estava no guião, mas que os realizadores acabaram por achar ser muito mais representativa docarácter arrogantede Han Solo, e, claro, foi motivo de riso. Curiosamente, a fala é repetida emRise of Skywalker, quando ele diz a mesma linha ao seu filho.
5 curiosidades sobre 'Duna', o filme do momento
Algumas coisas que poderá desconhecer sobre o tão esperado filme, como as razões porque demorou três anos e meio a ficar pronto.
Alec Baldwin não foi o primeiro. As trágicas histórias dos acidentes com adereços em Hollywood
Se Hollywood tivesse aprendido com os seus erros, a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins devido a um erro ao ser disparada uma “arma-adereço” poderia ter sido evitada.
Lisbon Art Weekend: 3 dias de exposições de arte gratuitas
De 12 a 14 de novembro, diversas galerias abrem as suas portas para dar a conhecer o melhor da arte contemporânea, em Lisboa.
Daniel Craig desvenda porque prefere bares gay
O ator britânico de 53 anos revelou num podcast a razão porque sempre preferiu bares gay.
O que aconteceu ao elenco de Harry Potter, 20 anos depois?
De Daniel Radcliffe (Harry Potter) a Tom Felton (Draco Malfoy), como os jovens atores mudaram as suas vidas, depois do enorme sucesso da saga Harry Potter.
Temos de falar sobre 'West Side Story', de Steven Spielberg
O premiado cineasta apresentou ao mundo a sua versão de um dos mais aclamados musicais de todos os tempos – talvez mesmo a mais inclusiva até agora. Muito para lá da história de amor nuclear, aqui fala-se de preconceito, violência e poder. Um espelho dos tempos modernos, atualmente nos cinemas portugueses.
Revelado novo (e empolgante) trailer de Batman
Um dos super-heróis preferidos do cinema está de volta. O filme chega às salas de cinema nacionais a 3 de março.
Obra avaliada em 10 milhões foi comprada por 30 dólares em venda de garagem
O desenho em questão é "A Virgem e o Menino com uma Flor num Banco com Relva", do artista alemão Albrecth Dürer. Há mais de 100 anos que não se encontrava uma obra-prima deste calibre do artista, afirmou Clifford Schorer, consultor de arte.
Quadro com 400 anos encontrado na Austrália (e que pode valer milhões)
A obra em questão, que estava guardada com mais 60 mil peças num armazém, vale no mínimo 2,9 milhões de dólares.
Cinema à luz da lua de volta a Lisboa
O programa do Cine Society arrancou a 7 de junho no Rooftop Carmo, onde pode ver os seus filmes preferidos debaixo das estrelas.
Marilyn Mania: as melhores interpretações do sex symbol, do Cinema à Música
A Netflix acaba de divulgar o trailer de 'Blonde', filme sobre a vida de Marilyn Monroe com Ana de Armas como protagonista e com estreia marcada para 23 de setembro. Pretexto para recordar algumas das mulheres que vestiram a pele da loura mais icónica de sempre.
8 filmes classificados para maiores de 18 - e que geraram polémica
Com conteúdos de teor sexual, de violência física ou drogas, estes filmes levaram os fãs de cinema a contestar a classificação referente à idade do espetador. Em sua defesa, ou crítica. Eis as razões.
Moonage Daydream: David Bowie narra documentário biográfico
A longa-metragem revelada no Festival de Cannes deste ano encontra-se agora a caminho dos cinemas. Com estreia marcada para 16 de setembro, este é o primeiro documentário sobre o músico a ser aprovado pelos seus herdeiros.
‘The Fabelmans’. Steven Spielberg a gostar dele próprio
Não é que o resto do mundo não goste também do realizador. Como não gostar de quem realizou Tubarão, Os Salteadores da Arca Perdida, ou Apanha-me Se Puderes? A questão é que agora é o próprio a autocontemplar-se - o que é perfeitamente legítimo.
Quanto valem (e o que escondem) os gift bags dos Óscares?
De viagens a joias, eis o conteúdo dos sacos de presentes que os nomeados aos Óscares recebem.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
A lista das listas, que desvenda as séries de maior sucesso na plataforma de streaming desde sempre. Surpreenda-se (ou não).
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.