Prazeres / Artes

Quadro com 400 anos encontrado na Austrália (e que pode valer milhões)

A obra em questão, que estava guardada com mais 60 mil peças num armazém, vale no mínimo 2,9 milhões de dólares.

Foto: @nationaltrustnsw
22 de abril de 2022 | Ana Filipa Damião

Quando a conversa gira à volta de peças de arte guardadas em grandes armazéns cujo conteúdo deixa os mais curiosos com os cabelos em pé, sabemos (ou pelo menos esperamos) que existe a possibilidade de encontrar algo extraordinário. Um quadro holandês do século XVII, período conhecido como a Idade de Ouro Holandesa, foi descoberto numa sala da Academy Woodford com mais de 60 mil peças, após o edifício e o seu conteúdo ter sido doado à National Trust of Australia, uma organização sem fins lucrativos.

Woodford Academy
Woodford Academy Foto: National Trust of Australia

A obra com o nome Still Life foi mantida durante cerca de 150 anos na antiga escola privada, que ao longo dos anos serviu diversos propósitos (começou por ser uma residência) e que hoje é museu, galeria de arte e café, em Nova Gales do Sul. Os especialistas acreditam que o desenho pertence a Gerrit Willemsz Heda, filho do famoso pintor Willem Claesz, que apenas pintava natureza morta, um género artístico. Porém, ainda existem dúvidas, pois a assinatura de Gerrit é extremamente semelhante à do seu pai, para não mencionar o facto de as suas pinturas terem sido atribuídas a Willem até 1945. A possibilidade de se tratar de uma colaboração entre pai e filho está igualmente a ser investigada.


A tela de cores neutras revela uma mesa com uma toalha branca e alguns pratos de comida, como tarte de carne picada, nozes e pão, e o que parece ser uma taça de prata e copos de vidro. Embora o valor de Sill Life ainda esteja a ser avaliado, estima-se que se encontre entre 2,9 e os 3,7 milhões de dólares americanos. "Encontrar um quadro autêntico do século XVII no meu armazém do National Trust foi mais do que excitante - deixou-me sem fôlego", afirmou Rebecca Pinchin, gerente de coleções da organização, em comunicado de imprensa.

Saiba mais arte, Holanda, Austrália, Gerrit Willemsz. Heda
Relacionadas

5 cenas de filmes icónicos que quase não aconteceram

O cinema tem o poder de eternizar falas e momentos como poucas Artes o fazem. Do diálogo entre Joe Pesci e Ray Liotta em Goodfellas, ao monólogo de Robert DeNiro em Taxi Driver, saiba que há sempre espaço para improviso.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.

Artes Filme. Quando Portugal curou crianças dos males da guerra

"Viagem ao Sol" é um filme documental que conta a história de crianças austríacas enviadas para Portugal, após a Segunda Guerra Mundial para recuperarem dos traumas que viveram. Aproveite a sessão de dia 30 de janeiro, no Nimas, às 18h30, com presença de um dos realizadores.