Prazeres / Artes

8 filmes classificados para maiores de 18 - e que geraram polémica

Com conteúdos de teor sexual, de violência física ou drogas, estes filmes levaram os fãs de cinema a contestar a classificação referente à idade do espetador. Em sua defesa, ou crítica. Eis as razões.

Blonde (2022)
Blonde (2022) Foto: IMDB
20 de junho de 2022 | Ana Francisca Oliveira
Antes de chegarem às salas de cinema, todos os filmes são avaliados para determinar a idade mínima de visualização. Foi o caso de Blonde, um drama sobre a vida de Marilyn Monroe, interpretada por Ana de Armas, que para o choque de muitos recebeu uma classificação NC-17, sendo o primeiro filme da Netflix inadequado para menores de 18 anos. 

Não é a primeira vez que a controvérsia gira à volta deste tipo de análise cinematográfica. Abuso de drogas, nudez, violência gráfica ou linguagem extrema são fatores que podem levar um filme a ser classificado como adequado apenas para um público adulto. Descubra os filmes cuja classificação NC-17 (menores de 18 anos) gerou polémica

Henry e June (1990)
Henry e June (1990) Foto: IMDB
Henry e June foi o primeiro filme com esta classificação, tendo recebido críticas pelo seu conteúdo de cariz sexual, e acabou por não ser publicitado por certos meios de comunicação nos EUA. 

O Cowboy da Meia-noite (1969)
O Cowboy da Meia-noite (1969) Foto: IMDB
Antes de ser considerado impróprio para menores de 18 anos, O Cowboy da Meia-noite recebeu a classificação X, usada para denominar os filmes destinados apenas a adultos nos anos 60. Apesar de desafiar a mentalidade da sociedade americana nos temas sexualidade, prostituição e drogas, o filme ganhou Óscares de Melhor Foto, Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado em 1969.
Ata-me! (1990)
Ata-me! (1990) Foto: IMDB

Com Antonio Banderas como protagonista, a comédia romântica espanhola foi a tribunal ainda antes de estrear. A empresa de distruibuição Miramax entrou em conflito com a MPAA pela classificação X atribuída, mas perdeu o caso. Mais tarde, esta foi substituída pela classificação NC-17.
Psicopata Americano (2000)
Psicopata Americano (2000) Foto: D.R

Apesar de Christian Bale assassinar um rival com um machado em Psicopata Americano, o filme foi considerado inadequado devido a uma cena sexual com duas prostitutas, o que levou as audiências a questionar se a MPAA (Motion Picture Association) atribuia vários níveis de importância aos parâmetros de classificação.
Blue Valentine - Só Tu e Eu (2010)
Blue Valentine - Só Tu e Eu (2010) Foto: IMDB

Ryan Gosling, protagonista de Blue Valentine, contestou a classificação NC-17, que se impunha por causa de uma cena de sexo. Dois meses mais tarde a MPAA considerou o filme adequado a maiores de 13 anos.
O Discurso do Rei (2011)
O Discurso do Rei (2011) Foto: IMDB

O Discurso do Rei foi retirado dos cinemas e substituído por uma versão adaptada a todas as idades. A cena onde Geoffrey Rush incentiva Colin Firth a praguejar como forma de terapia foi substituída por mero silêncio.
A Vida de Adèle (2013)
A Vida de Adèle (2013) Foto: IMDB

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2013, o filme A Vida de Adèle foi classificado como inadequado devido a cenas explícitas de sexo entre duas mulheres, tendo, por isso, uma classificação maiores de 18 anos.
Saiba mais Prazeres, Discussão, Artes, Cinema, Filmes, Restrições
Relacionadas

Homem do mês: Austin Butler, a estrela de 'Elvis'

O ator norte americano chega às luzes da ribalta como protagonista do filme Elvis de Baz Luhrmann. Numa roda-viva de visionamentos e estreias pelos principais festivais de cinema e em diferentes capitais mundiais, o ator mantém um estilo inconfundível, descontraído mesmo quando veste um smoking estruturado.

A história inacreditável por trás do incêndio de Notre-Dame

Comovido pela bravura dos bombeiros voluntários que lutaram contra as chamas no incêndio de 2019, o realizador Jean-Jacques Annaud recriou em tela uma das tragédias mais marcantes do século. Uma longa-metragem que funde situações recriadas e imagens reais.

Temos de falar sobre 'West Side Story', de Steven Spielberg

O premiado cineasta apresentou ao mundo a sua versão de um dos mais aclamados musicais de todos os tempos – talvez mesmo a mais inclusiva até agora. Muito para lá da história de amor nuclear, aqui fala-se de preconceito, violência e poder. Um espelho dos tempos modernos, atualmente nos cinemas portugueses.

O adeus a Jean-Luc Godard, o pioneiro da Nouvelle Vague

Aclamado por filmes como o Acossado (1960), O Desprezo (1963) e Alphaville (1965), o cineasta franco-suiço morreu aos 91 anos, avança o diário Liberátion. Godard marcou a sua posição no Cinema através de obras mais politizadas que, naturalmente, dividiram a sociedade.

5 cenas de filmes icónicos que quase não aconteceram

O cinema tem o poder de eternizar falas e momentos como poucas Artes o fazem. Do diálogo entre Joe Pesci e Ray Liotta em Goodfellas, ao monólogo de Robert DeNiro em Taxi Driver, saiba que há sempre espaço para improviso.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.

Master Pieces E Deus criou a Mulher

Para que não fique a acreditar que a mulher mais sensual do mundo é Monica Bellucci, mostramos-lhe outras que, muito antes dela, deram a volta ao mundo e à cabeça dos homens. A escolha não foi fácil. Eis, então, cinco verdadeiras obras-primas da Natureza.