5 curiosidades sobre 'Duna', o filme do momento
Algumas coisas que poderá desconhecer sobre o tão esperado filme, como as razões porque demorou três anos e meio a ficar pronto.
Um dos pontos chave da adaptação de Denis Villeneuve em Duna é a sua simplicidade no que toca ao argumento: não é preciso estar-se familiarizado com a mitologia complexa dos romances originais de Frank Herbert para compreender o que se passa porque só a história principal do livro foi adaptada. Ainda assim, há muitas referências aos livros empacotadas no imaginário do filme. Seguem-se pelo menos cinco curiosidades sobre o filme que pode não saber.
2. O título inspira-se nas dunas de areia de uma praia perto de Florence, no estado norte-americano de Oregon.
3. Denis Villeneuve quis fazer o filme com personagens femininas fortes. O argumentista Eric Roth perguntou-lhe: "Qual seria a coisa mais importante que deveríamos trazer à tona nesta adaptação? Ele respondeu: "Mulheres".
4. Foram necessários três anos e meio e aproximadamente 165 milhões de dólares para fazer o filme.
5. Por fim, o famoso compositor Hans Zimmer, que fez a banda sonora do filme, é um fã tão grande do livro que se recusou a trabalhar em Tenet, de Christopher Nolan (para quem já compôs várias vezes) e optou por Duna.
Quanto custa ser James Bond?
Já pensou em quão grandes são as despesas do agente secreto britânico mais famoso do mundo? Segundo a Charles Tyrwhitt, uma marca de roupa masculina, James Bond gasta cerca de 700 mil euros por dia.
Alec Baldwin mata acidentalmente diretora de fotografia durante gravação de filme
Ator norte-americano disparou uma arma de adereço que não devia estar carregada, de acordo com a polícia.
CROWNSHY AT OUTPOST. A exposição de arte coletiva com 30 artistas portugueses
De 5 a 7 de novembro, o OUTPOST – Casa das Arribas, nas Azenhas do Mar, recebe a primeira edição do festival de arte CROWNSHY.
Daniel Craig desvenda porque prefere bares gay
O ator britânico de 53 anos revelou num podcast a razão porque sempre preferiu bares gay.
5 cenas de filmes icónicos que quase não aconteceram
O cinema tem o poder de eternizar falas e momentos como poucas Artes o fazem. Do diálogo entre Joe Pesci e Ray Liotta em Goodfellas, ao monólogo de Robert DeNiro em Taxi Driver, saiba que há sempre espaço para improviso.
10 livros a ler, ver e descobrir ainda este ano
A moda, o cinema, a música e a fotografia narram as histórias a conhecer nestes livros imperdíveis.
As histórias mais famosas sobre a guerra de Troia em livro
Uma obra sobre as fantásticas aventuras de Odisseu na altura do conflito bélico, ilustradas em mais de 190 páginas por alguns dos melhores artistas da era dourada da ilustração.
Com 87 anos, o famoso artista plástico britânico esteve pessoalmente envolvido na escolha das cerca de 400 obras e na forma como foram dispostas. Uma mostra histórica para ver na Fundação Louis Vuitton, em Paris, até 31 de agosto.
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.
“A Nossa Terra, o Nosso Altar” é um documentário filmado entre 2013 e 2019 sobre o agora extinto bairro do Aleixo, no Porto. André Guiomar, realizador, quis documentar uma comunidade em suspenso - e dar-lhe voz.
Parte miniatura automóvel, parte obra de arte, parte pisa-papéis e parte puzzle, o Cameo é uma peça de decoração muito especial. A carroçaria é construída através do encaixe de duas secções – uma em carvalho maciço e outra em alumínio polido – que, em conjunto, recriam o icónico acabamento em dois tons da marca.