Prazeres / Artes

5 curiosidades sobre 'Duna', o filme do momento

Algumas coisas que poderá desconhecer sobre o tão esperado filme, como as razões porque demorou três anos e meio a ficar pronto.

A carregar o vídeo ...
29 de outubro de 2021 | Rita Silva Avelar
Dennis Villeneuve nunca faz por menos. O realizador de aclamados filmes como Incendies, Blade Runner 2049, Arrival ou Sicario, estreou Duna há pouco mais de uma semana. Repleto de efeitos visuais, o filme que Christopher Nolan apelidou de um "verdadeiro presente para os fãs de Cinema em todos os lugares" está a correr as salas de cinema.

Um dos pontos chave da adaptação de Denis Villeneuve em Duna é a sua simplicidade no que toca ao argumento: não é preciso estar-se familiarizado com a mitologia complexa dos romances originais de Frank Herbert para compreender o que se passa porque só a história principal do livro foi adaptada. Ainda assim, há muitas referências aos livros empacotadas no imaginário do filme. Seguem-se pelo menos cinco curiosidades sobre o filme que pode não saber.

1. O filme baseia-se na primeira metade de um romance de fição científica, Dune, escrito por Frank Herbert em 1965. 

2. O título inspira-se nas dunas de areia de uma praia perto de Florence, no estado norte-americano de Oregon.

3. Denis Villeneuve quis fazer o filme com personagens femininas fortes. O argumentista Eric Roth perguntou-lhe: "Qual seria a coisa mais importante que deveríamos trazer à tona nesta adaptação? Ele respondeu: "Mulheres".

4. Foram necessários três anos e meio e aproximadamente 165 milhões de dólares para fazer o filme.

5. Por fim, o famoso compositor Hans Zimmer, que fez a banda sonora do filme, é um fã tão grande do livro que se recusou a trabalhar em Tenet, de Christopher Nolan (para quem já compôs várias vezes) e optou por Duna.
Saiba mais Dune, Curiosidadades, Cinema, Dennis Villeneuve, Estreia, Ação, Sétima Arte
Relacionadas

Quanto custa ser James Bond?

Já pensou em quão grandes são as despesas do agente secreto britânico mais famoso do mundo? Segundo a Charles Tyrwhitt, uma marca de roupa masculina, James Bond gasta cerca de 700 mil euros por dia.

5 cenas de filmes icónicos que quase não aconteceram

O cinema tem o poder de eternizar falas e momentos como poucas Artes o fazem. Do diálogo entre Joe Pesci e Ray Liotta em Goodfellas, ao monólogo de Robert DeNiro em Taxi Driver, saiba que há sempre espaço para improviso.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.