Lisbon Art Weekend: 3 dias de exposições de arte gratuitas
De 12 a 14 de novembro, diversas galerias abrem as suas portas para dar a conhecer o melhor da arte contemporânea, em Lisboa.

Visitas guiadas, workshops e conversas informais. Pode esperar isto e muito mais da 3ª edição do Lisbon Art Weekend, um evento de três dias cujo hype e reconhecimento aumenta de ano para ano. Nesta edição, o programa engloba os projetos de 126 artistas, nacionais e internacionais, bem como a participação de 31 espaços em Lisboa, como galerias e ateliers de arte, tudo com entrada gratuita.
No dia 12, por exemplo, há visitas guiadas no Balcony Gallery, com obras de Aires de Gameiro, das 14h às 19h, e na Galeria Madragoa, com obras de Steffani Jemison e Jaime Welsh, das 11h às 19h.

E porque não dar um salto às exposições? Na sexta e no sábado pode observar as obras de Lawrence Weiner, na galeria Cristina Guerra Contemporary Art (11h-19h), visitar a exposição de Rui Chafes, na Galeria Filomena Soares (10h-19h) ou até a de Julian Rosefeldt, na Galeria Bruno Múrias (12h30-17h30).
Para mudar de ares, temos a leitura em voz alta de "Flamboyanzinho, Flor-de-pavão, Flamboyant-mirim, Barba-de-barata", com a curadoria de Julia Coelho e Renan Araujo, nas Galerias Municipais – Galeria da Boavista (16h), a 13 de novembro.

Já no dia seguinte, à mesma hora, o jardim do Palácio Pimenta, no Campo Grande, é palco da conversa Um estranho aqui cheguei, com Gil José e os artistas Pedro Calapez e Alexandre Conefrey.
Sem esquecer os mais pequenos, o Lisbon Art Weekend irá ter o workshop Supenso, de 12 a 14 de novembro, das 11h às 13h.

Para além dos mencionados, o evento conta com a participação de nomes como Galeria Vera Cortês, Hypercube Project Space, Kunsthalle Lissabon, Monitor Lisbon, mono, MOVART, NAVE galeria, NO·NO Gallery, O Armário e Sokyo Lisbon.
O programa completo está aqui.
CROWNSHY AT OUTPOST. A exposição de arte coletiva com 30 artistas portugueses
De 5 a 7 de novembro, o OUTPOST – Casa das Arribas, nas Azenhas do Mar, recebe a primeira edição do festival de arte CROWNSHY.
5 cenas de filmes icónicos que quase não aconteceram
O cinema tem o poder de eternizar falas e momentos como poucas Artes o fazem. Do diálogo entre Joe Pesci e Ray Liotta em Goodfellas, ao monólogo de Robert DeNiro em Taxi Driver, saiba que há sempre espaço para improviso.
E se lhe dissermos que a sua casa pode ser 100% decorada por marcas portuguesas?
Em Santos-o-Velho, em Lisboa, há uma nova loja de decoração e também um apartamento de portas abertas para lhe mostrar como se decora uma casa só com marcas de origem nacional.
Le Creuset x Harry Potter, a colaboração festiva para fãs da saga
Panelas com raios, pegas com varinhas mágicas, chávenas alusivas à feitiçaria. Eis a colaboração de cerâmicas para cozinheiros de mão cheia que adoram um toque de fantasia.
Sofia Coppola, Pedro Almodóvar e Mel Brooks foram alguns dos nomes convidados — entre mais de 500 conceituados profissionais da indústria cinematográfica — para escolherem as melhores obras cinematográficas lançadas este século.
De Ursula Andress a Denise Richards, passando por Halle Berry e Monica Bellucci, estas são as mulheres mais icónicas que passaram pelos 25 filmes de James Bond desde 1962.
No Palácio Duques de Cadaval, em Évora, há uma exposição que cruza as mundividências artísticas de artistas marroquinos e aborígenes da Austrália. Intitula-se Insiders/Outsiders, pode ser visitada ate 26 de Outubro, e demonstra como a arte é uma linguagem com o poder de encurtar distâncias.
Uma parceria entre a Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais resultou num ciclo de cinema dedicado aos dois mestres da sétima arte. A entrada é gratuita.