Hospital da Roupa de Dino Alves transforma peças que já não usa
Vinte anos depois, a iniciativa ecológica lançada pelo designer português está de volta . E agora, com mais propósito do que nunca.

E se pudesse levar as suas roupas preferidas, mas já desgastadas pela passagem do tempo, a um Hospital preparado para a ocasião, neste caso o atelier de Dino Alves, e sair de lá com uma peça nova e de autor? É essa a premissa do Hospital da Roupa – S.O.S. desenvolvido em 2001 e agora relançado pelo designer português. O ressuscitar de peças passadas, em desuso ou obsoletas é o propósito maior desta iniciativa, que no momento se coaduna totalmente com a consciência social e eco-friendly que o planeta nos pede – aliás, implora. A sustentabilidade está na agenda, portanto.

"Oferecer aos clientes os serviços do atelier de um criador, com a sua linguagem estética e com o ADN da sua marca, transformando peças antigas em peças de autor" é a ideia base que motivou Dino Alves, como se pode ler no Facebook da marca, num post de 18 de janeiro.
O atelier não garante é que a peça de roupa saia com a mesma função com que entrou. Umas calças podem passar a ser um top, já que a makeover é total. Sem esquecer pormenores maiores, à etiqueta inicial junta-se a do designer: SOS Dino Alves.
O processo é simples: basta ligar ou enviar um email para o atelier (info@dinoalves.eu), para marcar do "internamento" e preenchimento da ficha de inscrição. Algum tempo depois será informado da conta do Hospital e se aceitar o valor, a equipa do criador começa com os "procedimentos cirúrgicos", que é como quem diz, a renovação. A "alta hospitalar" é dada posteriormente, seguindo-se o levantamento da peça de roupa e o pagamento correspondente.
Serão estes os ténis mais feios da estação, e simultaneamente os mais desejados?
A colaboração entre a Nike e marca de culto Supreme voltou a surpreender os fãs com uma reinterpretação do modelo Air Max Goadome ousada que pode muito bem dividir opiniões.
O novo acessório anti-covid para 2021
Trata-se de um complemento para tornar as máscaras mais confortáveis. Saiba como.
Privado ou público? A Hermès encontrou a sinergia perfeita entre os dois
A maison francesa apresentou, em Paris, a coleção masculina outono-inverno 2021, com uma narrativa visual que oscila entre o confortável e o polido. "Inside-Outside" é a dualidade que se explora num desfile pautado pela busca por um grafismo perfeitamente imperfeito.
Esta é a primavera idealizada por Diogo Miranda
O designer apresentou a coleção primavera 2021 Menswear Essential, com peças pensadas para um dia a dia descomplicado em casa, mas também para enfrentar o frenesim da rua. Uma nota de leveza, sentido prático e aconchego, sem esquecer a qualidade a que já nos habituou.
Peças de design, toalhas ou plantas. Novas marcas portuguesas para descobrir agora
Para “comprar português” não é preciso quebrar as regras de confinamento. Online há todo um mundo de novas marcas nacionais para explorar sem sair de casa.
Neste inverno, ajude a economia nacional e aqueça os pés ao mesmo tempo
A solução para ambos os dilemas parece estar no encontro entre duas marcas portuguesa, a Sanjo e a Burel, que desenharam as sapatilhas ideais para esta estação fria.
Vestir o pijama a todas as horas do dia? Agora é possível!
Esta primavera, o pijama ganhou uma elegância boémia, perfeita para estar em casa ou para um passeio na cidade.
Os homens mais elegantes dos Globos de Ouro
Em 2021, a passadeira vermelha da 78ª edição dos Globos de Ouro foi virtual, o que não impediu que as estrelas de Hollywood se vestissem a rigor para a ocasião. Estas celebridades masculinas esmeraram-se, e por isso, constam do nosso top 10.
Estas são algumas das imagens que ficaram para a história da moda pelo seu conteúdo pouco consensual.
Alguns designers associaram-se a grandes marcas de desporto como a Sacai com a Nike, Junya Watanabe com a New Balance e os designers Craig Green e Wales Bonner com a Adidas. Outros lançaram os seus próprios modelos que nem por isso são menos cool.
Em sets de filmes, na praia, de férias em destinos idílicos, Jane Birkin, Joan Collins, Ava Gardner ou Claudia Cardinale estão entre as mulheres mais emblemáticas e bonitas de sempre, aqui em pleno verão.
Gabriel-Kane Day-Lewis é músico e modelo e vive entre Nova Iorque e Paris. Um ícone de estilo, aos 25 está a perseguir uma carreira em nome próprio, e Hollywood já lhe piscou o olho.