Estilo

Este exercício diário dura apenas 5 minutos e pode ser feito sem equipamento

É fã de exercício físico, mas não tem tempo para ir ao ginásio? Esta parece ser a melhor solução, para começar a testar já no próximo treino.

Foto: Pexels
21 de março de 2022

Por norma, gastamos algumas horas por semana no ginásio. Afinal, o desporto regular tem inúmeros benefícios para a saúde. Contudo, sabemos que manter uma rotina estável não está sempre ao nosso alcance. O trabalho e outras coisas da vida arranjam sempre forma de se intrometerem no pouco tempo livre que temos e quando damos conta estamos felizes por ter meia hora para almoçar em paz e sossego.

Se se encontra nesta situação, saiba que há um exercício que pode praticar mesmo durante as horas de expediente, e em qualquer lugar. Tudo o que necessita é uns quantos degraus e cinco minutos. É verdade, subir e descer escadas durante alguns minutos é o suficiente para exercitar o corpo, pôr-nos a transpirar e até perder peso.

Exemplo disto é o que aconteceu a um grupo de indivíduos que participou no estudo, mais tarde publicado no The Korean Journal of Sports Medicine. O treino dos voluntários, que tinham todos excesso de peso, era baseado na subida e descida de escadas duas vezes ao dia, durante três semanas. No final, todos tinham perdido até 2,5kg de gordura.

Um estudo tão simples demonstra como a troca das rampas e dos elevadores por escadas, quando possível, pode fazer uma grande diferença na nossa saúde. E se quiser "apimentar" o treino, pode sempre prolongar os cinco minutos ou até passar a subir dois degraus de cada vez.

Saiba mais exercício físico, ginásio, escadas, treino
Relacionadas

De uma semana a um ano, o que acontece ao seu corpo quando deixa de treinar

Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.

O novo acessório de treino: um espelho virtual

Parece saído de um episódio da série Black Mirror, de tão futurista que é. Mas este espelho já é um dos mais desejados na wishlist dos acessórios de treino dos desportistas. Saiba porquê.

Mais Lidas
Estilo Os homens mais sedutores de sempre

Uns contam e somam as mulheres com quem se deitaram. Outros apenas se ficam pelas paixões platónicas que espoletaram nos corações femininos. A lista poderia ser maior, mas nós não somos de exageros…

Homem do mês O estilo de Héctor Bellerín

O jogador do Arsenal é ativista, empresário e presença regular em galerias de arte e desfiles de moda. Vegan desde 2017, prometeu plantar três mil árvores na Amazónia por cada vitória,