Da pobreza extrema a ídolo no Brasil. O que revela o novo documentário da Netflix sobre Pelé
Considerado um dos melhores jogadores do mundo, Pelé é a estrela do novo documentário da Netflix que revela a história do homem por detrás do jogador.
Para alguns é o melhor jogador de futebol de sempre, para outros foi e será para sempre um dos ícones brasileiros mais emblemáticos do século passado, tornando-se um ídolo intemporal e símbolo de garra, luta e resiliência.
Em"Pelé",David Tryhorn e Ben Nicholasfocam o extraordinário período de 12 anos em queEdson Arantes do Nascimento (que todos conhecemos por Pelè) passou de jovem superestrela em 1958 para herói nacional em 1970, uma era turbulenta na história do país. Os realizadores do documentário, que estreia a 23 de fevereiro na Netflix, passaram horas na companhia de Pelé entrevistando-o não só sobre este período, mas também acerca da sua infância, marcada pela pobreza, sem esquecer os momentos mais marcantes da vida do único homem a ganhar três títulos da Taça do Mundo.
Ao longo de 108 minutos, os realizadores seguem Pelé desde a sua infância em São Paulo até à final do Campeonato do Mundo de 1970 contra a Itália, que o Brasil venceu, "cortesia de quatro golos da equipa de futebol internacional mais emblemática alguma vez reunida" escreve a GQ britânica. O documentário também explora Pelé enquanto ídolo dos anos 50 no Brasil, mostrando como o país aguardava com ansiedade os seus passos. Em 1958, o Brasil venceu o Campeonato do Mundo contra a equipa da Suécia, tornando-se a primeira equipa não europeia a vencer na Europa. "Pelé foi o mais jovem goleador de sempre numa final, com apenas 17 anos (e ainda é)."
O documentário percorre todos esses momentos até ao seu golo na final, em 1970, que marcou a sua retirada do futebol internacional."Quando ele se sente bem, o Brasil sente-se bem, ou vice-versa", resume Ben Nicholas, "e de alguma forma, para o bem ou para o mal, a história que mostramos é a relação entre os dois, de 1958 a 1970". O documentárioPelé estreia esta quinta, 23, na Netflix.
Estes desportos são doidos
Está desculpado se nunca ouviu falar de bossball, hóquei subaquático ou chess boxing, mas existe toda uma gloriosa lista de desportos “diferentes” (vamos chamar-lhes assim) muito mais divertidos do que os chamados “normais”.
De uma semana a um ano, o que acontece ao seu corpo quando deixa de treinar
Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.
Sair para beber um copo é essencial para manter a amizade entre homens
Um estudo revela que sair com os amigos é essencial para os homens manterem as suas amizades. Robin Dumbar, acompanhou um grupo de 30 pessoas desde a infância até à idade adulta e observou os seus comportamentos sociais.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
A lista das listas, que desvenda as séries de maior sucesso na plataforma de streaming desde sempre. Surpreenda-se (ou não).
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.