Estilo / Beleza & Bem-Estar

Correr "ao contrário" é o melhor treino para um coração saudável

Correr ou fazer treinos de intensidade intercalada são atividades que melhoram o funcionamento cardiovascular, mas de acordo com um novo estudo, esta caminhada nórdica pode ser a chave para maximizar os resultados.

Foto: Unsplash
07 de julho de 2022 | Ana Francisca Oliveira

A caminhada nórdica teve origem na Finlândia, e consiste em andar com os pés ao contrário dos braços, ou seja, o pé direito trabalha com o braço esquerdo e vice-versa. Este exercício é benéfico para quem gosta de subir ou descer colinas, já que é um treino de baixa intensidade, mas também se provou essencial para pacientes com doenças coronárias, que causam insuficiência nos vasos sanguíneos encarregues de irrigar o coração.

Enquanto que correr ou andar trabalha 40% dos músculos, este tipo de caminhada ativa até 90% do corpo, de acordo com a Associação Americana de Caminhadas Nórdicas. Jennifer Reed, diretora de fisiologia do exercício e saúde cardiovascular do Instituto do Coração da Universidade de Ottawa, no Canadá, afirma: "a nossa investigação mostra os benefícios superiores da marcha nórdica sobre a capacidade funcional, e destaca uma opção alternativa de exercício que requer custo e equipamento mínimo, para melhorar a saúde mental e física".

Todos os pacientes que participaram no estudo notaram um alívio nos sintomas da depressão e um aumento de qualidade de vida
Todos os pacientes que participaram no estudo notaram um alívio nos sintomas da depressão e um aumento de qualidade de vida Foto: Unsplash

O estudo recente publicado no Canadian Journal of Cardiology mostra uma diferença significativa entre quem participou nas caminhadas, e quem executou treinos intercalados ou contínuos, moderados a rigorosos. Enquanto que todos os pacientes notaram um alívio nos sintomas da depressão e um aumento na qualidade de vida, a capacidade funcional nos caminhantes atingiu os 19%, em comparação aos 13 e 12% nos pacientes com regimes de exercícios. 

Jennifer Reed alertou ainda para a prática de exercício regular, e que para atingir os melhores resultados é necessário fazer a marcha nórdica com vigor, coordenação e equilíbrio.

Saiba mais Estilo, Educação, Bem-estar, Treino, Caminhada
Relacionadas

4 alternativas ao ginásio para experimentar agora

A atividade física é fundamental em qualquer idade, tanto para prevenir doenças cardiovasculares, como para garantir uma boa saúde mental. Conheça quatro alternativas ao desporto que não requerem muito esforço.

Como andar 22 minutos pode ser determinante para a saúde

Um estudo do "British Journal of Sports Medicine" demonstrou que estes minutos diários de atividade física anulam os efeitos nocivos de passar até 12 horas sentado. Ou seja, se todos dias fizer uma caminhada de 2,4 quilómetros em 22 minutos, pode ir para a cama em paz.

Mais Lidas