Viver

Não cometa este erro se tiver uma entrevista de emprego

As horas a que o candidato chega a uma entrevista é crucial para criar de imediato uma boa (ou má) primeira impressão. Eis as recomendações de um especialista.

Foto: Freepik
28 de julho de 2023 | Ana Filipa Damião

Uma entrevista de emprego, por si só, é um evento que pode causar algum stress e nervosismo. E é natural que assim o seja. Afinal, as expectativas estão em alta e queremos causar a melhor impressão possível. 

Como tal, é essencial não cometer este erro comum, relacionado em grande parte dos casos com a falta de preparação do candidato: chegar atrasado. Segundo William Vanderbloemen, diretor executivo da Vanderbloemen Search Group, empresa especializada no recrutamento para cargos executivos, ao canal CNBC.

"Surpreende-me sempre a quantidade de pessoas que chegam dois minutos atrasadas a uma entrevista com um copo de café na mão", explica. E como se o caso não fosse grave o suficiente, pelo menos para criar uma primeira má impressão, tratam-se de indivíduos que não costumam avisar, previamente, que irão chegar atrasados nem o seu motivo para tal, diz. 

A pontualidade é, assim, crucial para a equipa de recrutadores. Uma vez quebrada, "as pessoas começam a questionar a integridade e fiabilidade do candidato", sendo também um sinal de que este não se interessa muito pelo cargo em questão. Porém, chegar demasiado cedo a uma entrevista também pode não ser a melhor opção, pois podemos estar a interromper um compromisso prévio. O ideal será mesmo chegar cerca de cinco minutos antes da hora marcada, diz o especialista, embora a sua recomendação não seja unânime. Um artigo do motor de pesquisa de emprego Indeed aconselha chegar cerca de 15 minutos antes, por exemplo.

No que toca à falta de preparação, há truques simples que podem ajudar a diminuir a azáfama, como escolher e passar a ferro a roupa no dia anterior, meter o despertador mais cedo do que a hora habitual, ou estudar o percurso rodoviário de com antecedência.

Saiba mais Entrevista de emprego, Currículo, Chegar Atrasado, Recrutar
Relacionadas

7 sinais de que deve despedir-se

Cansaço extremo e procrastinação estão entre os sintomas mais comuns de que determinado cargo já não contribui para a felicidade e bem-estar do trabalhador.

Mais Lidas
Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.