Viver

Depois do “silent quitting”, vem aí a “quiet ambition”

A nova tendência refere-se ao crescente número de pessoas – das gerações mais novas, mas não só – que não estão particularmente interessadas na ascensão da carreira. Tempos desafiantes para quem quer manter os colaboradores satisfeitos.

Foto: Pexels
27 de março de 2024 | Madalena Haderer

Desde a pandemia que se ouve falar no silent quitting, nome que se refere às situações em que um colaborador trabalha o mínimo essencial para manter o seu trabalho. Sem horas extra, sem levar trabalho para casa, sem passar o fim-de-semana a preparar mentalmente a semana que se avizinha. Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque. E o que interessa, nesta vida, é o conhaque – figurativo, claro. Família, amigos, hobbies, saúde mental, bem-estar, vem tudo à frente do trabalho. Na prática, são pessoas que trabalham para viver, por oposição a viver para trabalhar. Enfim, pode não agradar aos empregadores, mas é uma tendência que veio para ficar. E não só isso como parece ter potencial para abrir caminho a novas tendências semelhantes, como é o caso da quiet ambition, ou ambição silenciosa, em português.

Num artigo recente, a Folha de São Paulo explica que os trabalhadores – em particular os mais jovens, mas não apenas eles – que aderem à ambição silenciosa evitam, a todo o custo, cargos de chefia e gestão. Acaba por ser, na prática, uma forma de garantir que se mantêm firmemente na faixa do silent quitting, afinal, se tiverem de gerir equipas, fica mais difícil passarem o dia a fazerem-se cor de papel de parede.

Estas tendências parecem ser uma resposta às décadas de exigências de trabalho pouco razoáveis, que punham o equilíbrio da vida familiar e laboral em risco, juntamente com a saúde mental dos trabalhadores. Que é como quem diz: tudo se paga.

Quer isto dizer que estas pessoas são desprovidas de ambição? Também não parece ser esse o caso. De acordo com o jornal brasileiro, o que motiva estes trabalhadores é o reconhecimento das suas competências e contribuições. Ou seja, o seu ideal de sucesso está menos ligado à ascensão na carreira, e mais à satisfação profissional.

Saiba mais Viver, Trabalho, Recursos Humanos, Bem-Estar, Silent Quitting, Quiet Ambition, Ambição Silenciosa
Relacionadas

7 sinais de que deve despedir-se

Cansaço extremo e procrastinação estão entre os sintomas mais comuns de que determinado cargo já não contribui para a felicidade e bem-estar do trabalhador.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.