5 conselhos para gerir melhor o seu tempo
Bernard Marr, especialista em tecnologia, empresas e tendências, explica como tirar melhor partido de um dia de trabalho. Uma pista: tem tudo a ver com listas.

Produtividade e eficiência profissional não estão relacionadas com as horas passadas no escritório. Trata-se antes do modo como essas horas, e tarefas, são geridas ao longo do dia. Além disso, os benefícios para a saúde são claros – reduzidos níveis de stress, menos procrastinação, cumprimento dos prazos de entrega e mais tempo livre para família, amigos e hobbies. Eis cinco conselhos para uma melhor gestão do tempo, de acordo com Bernard Marr, autor do livro Future Skills: The 20 Skills and Competencies Everyone Needs to Succeed in a Digital World:
Fazer o trabalho mais importante primeiro
Embora algumas pessoas prefiram começar o dia com tarefas simples e rápidas, riscar a mais árdua ou demorada da lista é a escolha mais eficiente.
Priorizar o tempo
O autor recomenda a criação de uma lista matinal de tudo o que se tem para fazer ao longo do dia, utilizando o método ABC, a fim de estabelecer prioridades. Assim, a tarefa com mais peso será a A, e por aí adiante. Quem preferir dividir cada ponto em vários passos, poderá fazê-lo da seguinte forma: A1, A2, A3... O mais importante aqui, alerta Marr, é nunca passar à letra seguinte enquanto houver tarefas da letra anterior.
Estabelecer um limite de tempo para cada tarefa
Ter limites de tempo para cada marco da lista faz com que o indivíduo não perca preciosos minutos em algo irrelevante.
Trabalhar nas horas mais produtivas
Nem todas as pessoas são iguais no que toca a horários de trabalho. Há quem seja mais ativo durante a manhã, e quem opte por trabalhar à noite, quando metade do mundo está a dormir. É essencial sabermos as horas em que somos mais produtivos e evitar agendar tarefas secundárias ou não essenciais nesse período de tempo.
Evitar o multitasking
Fazer várias tarefas ao mesmo tempo, ainda para mais se forem complexas, costuma ter apenas um resultado: nenhuma delas acaba bem feita. O multitasking é o pior inimigo da produtividade e da eficiência. Invés, deve-se optar por realizar uma tarefa de cada vez, antes de passarmos à seguinte.
Quer ser mais produtivo? Faça estas 11 coisas
Não interessa o que faz ou onde trabalha, todos nós estamos à procura de formas de ser mais produtivos no nosso dia-a-dia, por isso reunimos 11 formas de o fazer (mas esqueça desde já os litros de café e as pilhas de listas).
5 sinais de que devia trabalhar por conta própria
Se discorda frequentemente com os métodos exigidos pelo seu superior ou dá por si a idealizar um negócio seu, está na altura de pensar seriamente em ser o seu próprio chefe.
“Quiet quitting”: tão simples quanto fazer-se (só) aquilo para o qual se está a ser pago
São muitos os que estão em modo “quiet quitting” há já algum tempo e o mesmo se passa com o subsequente “quiet firing”. Verdade seja dita, não há nada de novo neste panorama.
Quantas horas dormem as pessoas mais determinadas do mundo?
Para Bill Gates ou Jeff Bezos descansar é um dos ingredientes essenciais para uma carreira de sucesso.
Pequenas mudanças, grandes resultados: 5 truques para ser mais produtivo e saudável
Quanto mais esforçados, mais saudáveis e produtivos seremos. Mas será que é mesmo assim? E se, através de pequenas mudanças na rotina, conseguisse os mesmos resultados?
Como otimizar o tempo já!
A headhunter Maria da Glória Ribeiro deixa alguns conselhos para otimizar a gestão do tempo e corrigir alguns aspetos menos conseguidos.
Esta técnica promete seis horas de descanso em apenas 8 minutos. Será assim?
Simples e rápida, a tática em questão precisa de apenas dois ingredientes para funcionar - uma superfície lisa onde se deitar e um objeto onde apoiar os pés.
Eis o número de passos que devia dar por dia
Este hábito diário pode reduzir a ansiedade, ajudar a controlar o peso e diminuir a pressão arterial.
Teletrabalho e a pressão para se ser produtivo. A paranóia da produtividade é real?
A expressão popularizada há cerca de dois anos, altura em que muitas empresas estavam em regime remoto, volta a ser destaque em 2023. A pandemia passou, mas continuam os medos relacionados com a eficiência de cada trabalhador.
Quem faz exercício moderado ou intenso tem um melhor desempenho cognitivo
Um estudo publicado na revista Scientific Reports vem estabelecer uma relação entre atividade física e o cérebro.
A marca britânica acaba de transportar o seu inconfundível padrão de excelência para o universo do xadrez. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência de jogo tão exclusiva quanto os carros que saem de Goodwood — pensada para conquistar, na mesma medida, entusiastas do xadrez e amantes do luxo.
De um baralho de cartas da Bottega Veneta a um par de esquis da Hermès, estas são algumas das criações mais inesperadas que estas marcas de luxo têm para vender.
As vinhas de Barolo, na região de Piemonte, Itália, chegaram ao primeiro lugar em valor por hectare, deixando França e Estados Unidos para trás. A conclusão é do recente estudo sobre riqueza global da consultora imobiliária inglesa Knight Frank.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.