Assados de Domingo no Gunpowder, em Lisboa, aquecem os dias frios
É já nos dias 10 e 24 de novembro que o restaurante indiano convida o Tua Madre e o Kau para dois almoços que cruzam culturas e gastronomias.

O Gunpowder é um restaurante indiano moderno fundado por Harneet Baweja, em Londres, em 2015, mas que chegou a Lisboa em novembro de 2022 para apresentar pratos focados na costa oeste da Índia, repensados com produtos locais. Dois anos depois, a equipa lança agora os Assados de Domingo, espécie de homenagem às refeições em comunidade e à comida de conforto, com o cheiro (e sabor) do assado e com a chuva e frio a marcarem o ambiente do lado de fora do restaurante.
No dia 10 de novembro, o bistrô indiano recebe os chefes e sócios do italiano Tua Madre, Francesco Ogliari e Marisa Tiago, que abriram o seu restaurante no centro histórico de Évora, em 2020. O casal descreve a cozinha do seu restaurante como sendo "Alentaliana", inspirando-se em pratos e produtos locais, mas reinterpretados com técnicas italianas, já que Francesco é da Lombardia. No Assado de Domingo irão cozinhar Cappello del Prete, ou Chapéu do Padre, em português, uma receita de salume típica da Lombardia. Os acompanhamentos e entradas são surpresa, mas adiantam a harmonização de um Limontejo Sour e um tiramissú para a sobremesa.

Já no dia 24 de novembro, o Gunpowder recebe Rui Matias, do Kau, restaurante aberto desde maio deste ano e que tem como especialidade o barbecue texano. Desde 2022 que Rui e a mulher procuram o barbecue perfeito, tendo feito uma viagem aos Estados Unidos da América onde provaram e aprenderam com os melhores, apaixonando-se especialmente pelos de Dallas e Austin, no Texas. A partir da sua especialidade, Rui Matias irá preparar no seu Assado de Domingo uma costela de vaca assada lentamente e fumada. Para acompanhar, Rui apresenta batatas crocantes com alho e kale grelhada. Por fim, remata a refeição com um cheesecake com crosta de tarte de noz pecan.

Além dos convidados, o restaurante anfitrião irá preparar entradas, pratos e sobremesas inspiradas no tema, como por exemplo, no dia 10, um leitão assado à moda de Goa, pelo chef Nirmal Save.

Os almoços decorrem entre as 12h e as 15h e são pedidos à carta. A reserva é aconselhada.
Quando? Dia 10 e 24 de novembro, entre as 12h00 e as 15h00 Onde? No restaurante Gunpowder, no Chiado Reserva aconselhada
Cervejas artesanais portuguesas chegam à Oktober Festa
Com um "a" no fim, porque de alemão só tem a inspiração, no dia 12 de outubro, entre Marvila e o Cabo Ruivo brinda-se à cerveja numa festa que se espalha por quatro localizações.
Além da visão: e se não víssemos o que comemos?
O primeiro jantar às cegas Beyond Vision chega ao Blind, no Porto, já no dia 23 de novembro.
“Mãos à Horta”. Dois almoços que celebram a riqueza natural do Alentejo
A Herdade do Esporão acolhe a 6ª edição “Mãos à Horta”, nos dias 26 de outubro e 20 de novembro, com duas refeições surpresa que prometem o melhor que há na região.
Francisco Quintas e Emiliano Savio preparam um jantar a 4 mãos no Porto
No dia 29 de novembro, no restaurante Real by Casa da Calçada, a dupla volta a juntar-se numa amostra do que há de chegar à Casa da Calçada, em Amarante.
Vinho, gastronomia e música. Uma celebração do Algarve no Morgado do Quintão
O evento "Open House - Harvest Party", a realizar-se no dia 5 de outubro, a partir das 17h30, une tradição, cultura e irreverência numa festa que celebra o final da vindima.
A marca britânica acaba de transportar o seu inconfundível padrão de excelência para o universo do xadrez. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência de jogo tão exclusiva quanto os carros que saem de Goodwood — pensada para conquistar, na mesma medida, entusiastas do xadrez e amantes do luxo.
De um baralho de cartas da Bottega Veneta a um par de esquis da Hermès, estas são algumas das criações mais inesperadas que estas marcas de luxo têm para vender.
As vinhas de Barolo, na região de Piemonte, Itália, chegaram ao primeiro lugar em valor por hectare, deixando França e Estados Unidos para trás. A conclusão é do recente estudo sobre riqueza global da consultora imobiliária inglesa Knight Frank.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.