Viver

Francisco Quintas e Emiliano Savio preparam um jantar a 4 mãos no Porto

No dia 29 de novembro, no restaurante Real by Casa da Calçada, a dupla volta a juntar-se numa amostra do que há de chegar à Casa da Calçada, em Amarante.

Foto: DR
27 de novembro de 2024 | Lara Duarte / Com Rita Silva Avelar

Francisco Quintas, que trabalhava no 2Monkeys quando o restaurante ganhou uma estrela Michelin, será o chef do restaurante Largo do Paço, a secção de fine dining da Casa da Calçada, em Amarante. O chef italo-argentino Emiliano Savio, que tem estado à frente do Real by Casa da Calçada, não estará longe do colega, já que passará a estar à frente do Canto Redondo, no mesmo hotel. Ambos já lá terão trabalhado juntos, no Largo do Paço, quando Francisco era ainda um estagiário, e agora voltam onde a cozinha os reuniu. Enquanto se espera a estreia dos chefs, é possível provar uma antevisão do que estará por vir, num jantar limitado a 30 pessoas, no Porto, no restaurante Real by Casa da Calçada.

Por enquanto, enquanto se espera a estreia dos chefs, é possível provar uma antevisão do que estará por vir, num jantar limitado a 30 pessoas, no Porto, no restaurante Real by Casa da Calçada.
Por enquanto, enquanto se espera a estreia dos chefs, é possível provar uma antevisão do que estará por vir, num jantar limitado a 30 pessoas, no Porto, no restaurante Real by Casa da Calçada. Foto: DR

O jantar é focado nos ingredientes nacionais e sazonais de alta qualidade, num menu criativo pensado com duas cabeças e feito a quatro mãos. O menu conta com clássicos da gastronomia portuguesa, como croquetes, sapateira e polvo para chegar aos pratos principais que passam por pescada, mexilhão e cordeiro de leite. O jantar é rematado com Fondant de Caramelo Salgado para sobremesa e um pastel de nata para acompanhar um café. Toda a refeição será acompanhada por vinhos adequados a cada dentada, não só com vinhos da Casa da Calçada, mas também de outros produtores: todos nacionais. 

O jantar é focado nos ingredientes nacionais e sazonais de alta qualidade, num menu criativo pensado com duas cabeças e feito a quatro mãos.
O jantar é focado nos ingredientes nacionais e sazonais de alta qualidade, num menu criativo pensado com duas cabeças e feito a quatro mãos. Foto: DR

O chef Francisco Quintas enaltece a qualidade dos produtos, mas destaca a ervilha lágrima, que, conta, ser conhecida como o "caviar vegetal" e que trará uma "um toque característico e singular ao prato de peixe". O chef Emiliano Savio, por outro lado, realça o prato de cordeiro do menu que se compromete a incluir na nova carta do Real by Casa da Calçada.

O chef Francisco Quintas enaltece a qualidade dos produtos, mas destaca a ervilha lágrima. O chef Emiliano Savio, por outro lado, realça o prato de cordeiro do menu.
O chef Francisco Quintas enaltece a qualidade dos produtos, mas destaca a ervilha lágrima. O chef Emiliano Savio, por outro lado, realça o prato de cordeiro do menu. Foto: DR

Os dois chefs focam, acima de tudo, a sua atenção na qualidade dos produtos e na produção nacional e de época. O chef Emiliano conta que até os cuscos da ementa são de produção familiar e de perto do restaurante onde será o jantar. Explica que "são artesanais, feitos da farinha de trigo de Trás-os-Montes. Vou buscar os melhores produtos à origem". Toda a ementa explora o produto nacional influenciado pelo mundo.

Quando? 29 de novembro, às 19h Onde? Real by Casa na Calçada, Rua de Rodrigues Sampaio 105, Porto Quanto? €95 Reservas 220 144 470, 912 551 909 ou pelo email reservas@restaurantereal.pt.

Saiba mais Viver, Prazeres, Gastronomia, Jantar, Real by Casa da Calçada, Porto, Cozinha, Francisco Quintas, Emiliano Savio
Relacionadas

Essência do Vinho – Madeira: Celebração de sabores e tradição no Funchal

De 5 a 7 de dezembro, o Funchal transforma-se no epicentro do vinho português com a 12ª edição deste evento. Durante três dias, o Fórum Pestana do Casino da Madeira acolherá dezenas de produtores, provas comentadas, show cooking e animação musical, numa celebração que une tradição, inovação e excelência vinícola.

Mais Lidas
Viver E se Lisboa fosse uma cadeira?

O designer japonês Keiji Takeuchi criou uma cadeira reclinada, pensada para aproveitar o verão da melhor forma, e decidiu chamar-lhe Lisboa. E embora o sossego, por estes lados, não seja muito, varandas soalheiras, mesmo a pedir uma "lounge chair", é o que não falta.