Viver

A receita para ficar milionário segundo os empresários mais ricos do planeta

Pode não existir uma folha de instruções com as respostas, mas estes seis multimilionários dão uma ajuda.

Foto: Unsplash
24 de junho de 2020 | Mariana Dias e Rosário Mello e Castro

Jeff Bezos, 56 anos

Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, tem atualmente um património líquido de 143.9 bilhões de dólares. O multimilionário fundou a empresa em 1994 e ainda hoje detém uma participação de quase 11,2%. Bezos foi considerado, pela revista Forbes, o homem mais rico do mundo por três anos consecutivos

Lição: "Acho que a frugalidade impulsiona a inovação, tal como outras limitações. Uma das únicas maneiras de sair de uma caixa fechada é inventar uma saída", disse Jeff Bezos numa entrevista à revista Bloomberg Businessweek, em abril de 2008.


Bill Gates, 64 anos.

Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft em 1975. No entanto, hoje em dia, o multimilionário é presidente da fundação que ele e a sua mulher criaram, a Bill & Melinda Gates Foundation, que já doou milhões de dólares para várias causas, sobretudo científicas, incluindo a investigação da Covid-19, do tratamento à procura da vacina. A fundação trabalha ainda para a igualdade de oportunidades um pouco por todo mundo. 

Atualmente, o seu património líquido ultrapassa os 104.6 bilhões de dólares. 

Lição: "O sucesso é um péssimo professor. Ele seduz as pessoas inteligentes a pensarem que não podem perder", escreveu Bill Gates no seu segundo livro, Business @ the Speed of Thought, publicado em 1999.

Bernard Arnault, 71 anos.

O multimilionário é proprietário do grupo LVMH, um império que detêm 70 marcas de luxo, como a Louis Vuitton, a Bulgari ou a Tiffany & Co. Por causa da pandemia do novo coronavírus as ações do grupo de Bernard Arnault baixaram, mas o multimilionário continua com um honroso património líquido de 86.7 bilhões de dólares.

Lição: "O dinheiro é apenas uma consequência. Eu digo sempre à minha equipa: 'Não se preocupem muito com o lucro. Se fizerem bem o vosso trabalho, o lucro chegará", disse Bernard Arnault numa entrevista à revista Forbes, em 2017.

 

Mark Zuckerberg, 35 anos.

Amado e odiado em igual proporção, o criador do Facebook tornou-se numa das personalidades mais influentes no mundo da tecnologia e não só. Hoje, o multimilionário conta com um património líquido de 76.3 bilhões de dólares.

Lição: "A pergunta não é 'O que queremos saber sobre as pessoas?' É: 'O que as pessoas querem dizer sobre si mesmas? ", explicou Mark Zuckerberg numa entrevista ao apresentador Charlie Rose, em novembro de 2011.

 

Warren Buffett, 89 anos.

Warren Edward Buffett é um dos investidores mais inteligentes e bem-sucedidos de sempre, diretor executivo da Berkshire Hathaway, que controla mais de 60 empresas. Buffett possui um património líquido de 70 bilhões de dólares, sendo que prometeu doar 99% da sua fortuna para fins solidários. 

Lição: "Leva-se 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para arruiná-la. Se pensar sobre isso, fará as coisas de maneira diferente", aconselhou Warren Buffett, durante uma entrevista à CNBC, em 2017. 

 

Larry Ellison, 75 anos.

O multimilionário é um dos fundadores da Oracle Systems Corporation, uma empresa multinacional ligada à tecnologia e à informática. Ellison abandou o seu cargo como CEO da empresa em 2014, mas continua a ser presidente do conselho e diretor do gabinete de tecnologia. Atualmente, possui um património líquido de mais de 70 bilhões de dólares

Lição: " O aspeto mais importante da minha personalidade, no que diz respeito à determinação do meu sucesso, tem sido o questionar da sabedoria convencional, o duvidar de especialistas e o questionar autoridades. Embora isso possa ser doloroso no relacionamento com pais e professores, é extremamente útil na vida.", disse numa entrevista ao American Academy of Achievement, em maio de 1997.

Saiba mais Lições, empresários, mais ricos, mundo, dicas, atingir, sucesso, dinheiro, multimilionários
Relacionadas
Mais Lidas
Viver O elogio ao homem feio

Num confronto fictício entre Brad Pitt e Javier Bardem, quase todas as mulheres torceriam pelo actor americano em detrimento do espanhol, certo? Errado. Afinal, até pode ser dos menos bonitos que elas gostam mais.