Viver

O segredo para a felicidade, segundo Bill Gates

Curiosamente ou nem por isso, os conselhos do milionário nada têm a ver com dinheiro.

Foto: Getty Images
16 de fevereiro de 2022 | Ana Filipa Damião

Fundador da Microsoft, Bill Gates é um dos homens mais ricos e inteligentes do mundo. Podemos aprender muito com o multimilionário, desde como sobreviver no mundo dos negócios às possíveis soluções para a crise climática e até como atingir a felicidade. É verdade, leu bem. Um dos maiores conselhos de Gates nada tem a ver com dinheiro, mas com sermos felizes, como vemos na informação abaixo, citada pelo site da GQ espanhola. Todos os anos, Gates participa numa conversa "Ask Me Anything" no Reedit, e, em 2019, um dos fãs perguntou-lhe qual era o seu segredo para atingir a felicidade. Relembramos as respostas. 

Primeiro que tudo, é necessário esquecer o passado e concentramo-nos no nosso futuro. Afinal, ficar a chorar por leite derramado não tem nada de produtivo e é mentalmente desgastante. O conselho de Gates é simples: quando tiver 15 minutos de silêncio, visualize o futuro que quer ter.

Em segundo lugar, devemos sempre manter os compromissos que fazemos, independentemente das dúvidas e dificuldades que tenhamos. Contudo, devemos perguntarmo-nos se estamos a fazer o que queremos e se tal é importante. Se a resposta for não, é sinal de que está no lugar errado. O terceiro e quarto conselhos de Gates estão relacionados com o bem-estar físico e mental e com a necessidade de sermos generosos, porque quando se dá aos outros, recebe-se de volta um pouco mais do que se deu, de acordo com o milionário. Além disso, a generosidade está associada a sentimentos de realização e satisfação.

A lista termina com duas atividades que conhecemos bem – passar tempos com a família e entes queridos e ter uma boa noite de sono. É crucial haver um equilíbrio entre o trabalho e a vida privada, senão a família e os amigos passam para segundo plano, o que não é desejável a longo prazo. Quanto às noites de sono, não há muito a dizer sobre o assunto – 7 a 8 horas de descanso regular deverão ser o suficiente para sentir-se rejuvenescido pela manhã.

Saiba mais Bill Gates, felicidade
Relacionadas
Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.