Prazeres / Sabores

Whisky Macallan com cunho da irmãs Stella e Mary McCartney

A gigante escocesa convidou as famosas irmãs para colaborar na terceira edição da The Harmony Collection. O resultado? Um whisky exclusivo e uma linha de lifestyle de luxo impossível. Ambos em edição limitada, claro.

A carregar o vídeo ...
25 de janeiro de 2024

A beleza do countryside escocês é sinónimo de conforto, nostalgia, paisagens selvagens e muitos passeios a cavalo para as irmãs Mary e Stella McCartney. Um regresso ao lar (literalmente), que evoca as memórias passadas na casa da família na costa ocidental, onde cresceram e para onde se mudaram quando os Beatles se separaram.

Com o respeito e admiração mútuos pela natureza e um passado em comum na Escócia, a Macallan convidou o duo McCartney para uma curiosa colaboração: o lançamento da terceira edição The Harmony Collection e a co-criação de uma coleção de lifestyle de artigos para a casa, tendo como génese o propósito da sustentabilidade.

The Harmony Collection Amber Meadow
The Harmony Collection Amber Meadow Foto: DR

O recente The Harmony Collection Amber Meadow apresenta-se como um whisky que lembra prados quentes e campos de cevada tanto na cor, de um por do sol de verão, como no aroma cítrico a laranja e limão, mas também madressilva, baunilha e coco. No palato, a presença do carvalho e notas leves a melão.

As irmãs, que não interferiram diretamente no processo de teste e prova, foram convidadas a passar algum tempo na The Macallan Estate e a inspirar-se nas florestas, no mar e na beleza da força do rio Spey. Mary fotografou toda a campanha e ficou responsável pelas caixas de transporte e rótulos das garrafas desta edição limitada (compostos a partir de materiais naturais): as suas fotografias da propriedade Macallan encontram-se nas laterais.

As irmãs, filhas do ex-Beatle Paul McCartney e da fotógrafa norte-americana Linda Eastman, encontraram paralelismos na forma de trabalhar pela primeira vez em 1991, na colaboração para o packaging da linha de comida vegetariana e vegan criada pela mãe. Interseções entre fotografia e moda, as suas áreas profissionais de referência, seguiram-se em anos posteriores, até aqui.

Mary fotografou toda a campanha e ficou responsável pelas caixas de transporte e rótulos das garrafas desta edição limitada (compostos a partir de materiais naturais): as suas fotografias da propriedade Macallan encontram-se nas laterais.
Mary fotografou toda a campanha e ficou responsável pelas caixas de transporte e rótulos das garrafas desta edição limitada (compostos a partir de materiais naturais): as suas fotografias da propriedade Macallan encontram-se nas laterais. Foto: DR

Assim, surge a coleção de lifestyle intitulada TOGETHER: a Collection for The Macallan by Stella and Mary McCartney que se inicialmente para home bar e rápido se alastrou à casa também. Esta edição limitada é composta por 11 peças idealizadas pelas irmãs e concretizadas por mestres artesãos. Precisão, arte, testemunho e artesanato são alguns dos termos de referência. Forma e texturas são importantes, muito como a cor. Os tons vibrantes de verde, âmbar e vermelho aspiram à mãe natureza com referências aos prados The Macallan Estate, à cor natural do whisky e à própria Maccallan, respetivamente. Primeiro surgiram os clássicos balde de gelo e a bandeja, depois copos feitos à mão, bases para os mesmos e tijelas, em vidro ou cerâmica. Um bonito frasco envolto numa capa de couro de maça e uma manta 100% lã de cordeiro também fazem parte da gama de luxo. Há 300 conjuntos que podem ser adquiridos numa caixa especial de 10 mil libras (11 669 euros aproximadamente)

" (…) Queríamos criar uma coleção que celebrasse materiais de alta qualidade e o incrível trabalho artesanal inspirado nos valores partilhados entre todos", desvendou a designer de 52 anos, acrescentando "pensámos em peças que fossem limitadas, mas que funcionassem em conjunto como uma família"

 TOGHETER: a Collection for The Macallan by Stella and Mary McCartney que se inicialmente para home bar e rápido se alastrou à casa também.
TOGHETER: a Collection for The Macallan by Stella and Mary McCartney que se inicialmente para home bar e rápido se alastrou à casa também. Foto: DR

Já Mary, que havia trabalhado anteriormente com a casa Macallan, salienta o privilégio deste convite. Em entrevista ao Financial Times, destaca como foi uma oportunidade para ambas (mulheres, irmãs, filhas) de poder imergir num mundo (ainda) marcadamente masculino, o do whisky, como parte da narrativa.

Esta é a terceira edição da Harmony Collection da Maccallan, uma série anual limitada de whiskies, inspirada na conexão com a natureza e focada num packaging diferenciador de reutilização de subprodutos orgânicos. Se em estreia se celebrava o universo do cacau e em 2022 se viajou sensorialmente pela peculiaridade do café – leia toda a jornada aqui –, no final do ano passado prestou-se uma ode à natureza e à terra fértil da Escócia. A questão que se impõe naturalmente, é: o que nos reserva 2024?

O exclusivo The Macallan Harmony Collection Amber Meadow tem um valor recomendado de 199,99 euros, estando atualmente disponível em garrafeiras selecionadas e restaurantes de alta gastronomia. Para Portugal, estima-se que tenham chegado cerca de mil exemplares. Imaginando que metade tenham sido abertos durante as festas, que não se perca mais tempo.

Saiba mais Sabores, Whisky, Bebida, Escócia, Stella e Mary McCartney, The Harmony Collection, Macallan, The Beatles
Relacionadas

Prémios Mesa Marcada 2023: os vencedores

Já são conhecidos os grandes nomes da 15ª edição dos prémios gastronómicos. Alguns nomes já eram esperados, mas também houve lugar para surpresas, afinal, uma noite de galardões sem suspense é como amêijoas à Bulhão Pato, sem coentros.

JNcQUOI: cinco "Big Bottles" para uma celebração especial

No próximo dia 2 de fevereiro faz cinco anos que o JNcQUOI Avenida lançou a iniciativa "It's Friday, It's Big Bottle Day", com vinhos especiais a serem servidos a copo. Para comemorar a efeméride, vão ser aberta cinco grandes garrafas às quais Robert Parker, o grande crítico de vinhos, deu a pontuação máxima.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.