JNcQUOI: cinco "Big Bottles" para uma celebração especial
No próximo dia 2 de fevereiro faz cinco anos que o JNcQUOI Avenida lançou a iniciativa "It's Friday, It's Big Bottle Day", com vinhos especiais a serem servidos a copo. Para comemorar a efeméride, vão ser aberta cinco grandes garrafas às quais Robert Parker, o grande crítico de vinhos, deu a pontuação máxima.

Há sextas-feiras que valem mesmo a pena e a próxima, dia 2 de fevereiro, é uma delas. O melhor mesmo é meter um dia de férias ou arranjar uma desculpa para não trabalhar à tarde. Em 2019, o JNcQUOI Avenida transformou a sexta-feira num dia ainda mais especial do que já é com a iniciativa It’s Friday, It’s Big Bottle Day, em que os clientes podem degustar alguns dos mais exclusivos vinhos do mundo servidos a copo. Agora é altura de celebrar o 5º aniversário e, portanto, desta vez, o Big Bottle Day vai ser mesmo em grande, tão grande que inclui cinco big bottles – uma por cada ano –, big em tamanho e big em exclusividade. Quer isto dizer que o JNcQUOI Avenida vai servir cinco vinhos avaliados com a pontuação máxima (100 pontos) por Robert Parker, o famoso crítico de vinhos.
Assim, nesta ocasião especial, vai ter oportunidade de experimentar cinco garrafas de seis litros cada dos seguintes vinhos: Château Cos d'Estournel 2016, Château Pichon Longueville Comtesse de Lalande 2016, Château Cànon 2020, Château de Beaucastel Hommage Jacques Perrin 2019 e Château Pavie 2016. Os vinhos, oriundos de França, serão servidos a copo: cinco châteaux com preços entre os 70 e os 110 euros o copo.
Se nunca foi ao It’s Friday, It’s Big Bottle Day, nem sabe o que tem perdido. Mas, como, por aqui, gostamos de ser mauzinhos, vamos dizer-lhe: ao longo destes cinco anos foram abertas mais de 300 garrafas, entre as quais se destacam Barca Velha 2000 de seis litros, Legado 2015 de 18 litros (engarrafada exclusivamente para o JNcQUOI Avenida – Oh là là!), Château Margaux 1998 de seis litros, Châteaux Moutin Rothschild Tinto 2002 de cinco litros ou Château Haut Brion 2004 de seis litros.
Se não quer faltar desta vez, o melhor é fazer uma reserva.
Onde? Tivoli Forum, Avenida da Liberdade, nº 182/184, 1250-146 Lisboa. Quando? Sexta-feira, dia 2 de fevereiro, a partir das 12 horas. Reserva? Através do endereço de e-mail bookatable@jncquoiavenida.com ou do telefone 219 369 900.
4 vinhos e as suas histórias: três tintos e um vinho colhido tardiamente no Oeste
Neste mês podam-se as videiras, de todas as operações vitícolas, a que exige maior cuidado, transfegam-se os vinhos e começa a enxertia. Ainda nos tintos e um colheita tardia que aquece a alma.
Ritz lança cabaz romântico para o Dia dos Namorados
O hotel criou uma espécie de guia para um final feliz com uma seleção de produtos premium alusivos ao 14 de fevereiro.
Whisky Macallan com cunho da irmãs Stella e Mary McCartney
A gigante escocesa convidou as famosas irmãs para colaborar na terceira edição da The Harmony Collection. O resultado? Um whisky exclusivo e uma linha de lifestyle de luxo impossível. Ambos em edição limitada, claro.
Peg Leg Porker: O melhor bourbon do mundo?
O Campeonato Mundial da Aliança de Prova de 2023 elegeu a criação de Carey Bringle com o primeiro lugar, superando nomes como 15 Stars Sherry Cask e o Buckner's 13 Year.
Dom Pérignon Rosé: o lado mais sério do champanhe cor-de-rosa
A chegada de uma nova colheita de Dom Pérignon Rosé é sempre um momento especial, que este ano se comemorou com uma série de jantares únicos por esse mundo fora. Portugal incluído, no 100 Maneiras. Vamos brindar a 2024?
4 vinhos que são autênticas experiências
Final do ano com algumas podas a decorrer numa altura em que o frio dita as horas de trabalho. Dois tintos que ditam uma experiência, um que tem dado que falar e um porto duriense declarado vintage.
A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.
No próximo domingo, o hotel de charme organiza um almoço especial para assinalar o Dia da Mãe. Num ambiente de charme e história, famílias poderão desfrutar de uma refeição pensada para assinalar a data de forma tranquila e memorável (sem se preocuparem com tachos).
Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.