Prazeres / Sabores

Semana dedicada à trufa: um jantar a quatro mãos

O resort Vila Vita Parque, situado ao longo da costa rochosa do Atlântico, no sul de Portugal, recebe no dia 29 de outubro, no restaurante Atlântico, uma noite colaborativa dedicada à trufa.

Foto: DR
19 de outubro de 2023 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

Numa deliciosa diversidade, o universo culinário do Vila Vita Parc assume a forma de uma extraordinária odisseia gastronómica, atraindo apreciadores de todo o mundo. O resort disponibiliza uma ampla gama de restaurantes, sendo o Atlântico o grande destaque deste mês de outubro.

Este restaurante é uma verdadeira homenagem à essência do Oceano Atlântico, com o seu menu profundamente enraizado nos ingredientes tradicionais do Algarve. Esta abordagem reforça e completa a filosofia de sustentabilidade do resort, que se empenha em destacar e apoiar a riqueza do património gastronómico de Portugal.

O chef da casa, João Viegas, receberá, no dia 29 de outubro, num jantar colaborativo, o chef espanhol Vincent Guimerà, portador de uma Estrela Michelin e de uma Estrela Verde Michelan, do restaurante L’Antic Moli. Este jantar será o ponto alto da semana dedicada à trufa, um dos ingredientes mais reverenciados de todos os tempos.

 Chef Vincent Guimerà
Chef Vincent Guimerà Foto: DR

O jantar terá início às 19h, e o menu de degustação composto por 6 momentos tem o custo de €170, com a opção de harmonização de vinhos disponível por €75. O que podemos antecipar? O chef anfitrião irá apresentar uma combinação de pratos exclusivamente criados para o evento, juntamente com seleções do menu regular, como é o caso do Brioche de Gamba e o Polvo marinado, que serão servidos com trufa negra. Por outro lado, o chef convidado ficará encarregue do menu vegano do L’Antic Molì. Este menu inclui o tatin de aipo demi vegetal, com alho negro e trufa, e ainda duas criações especialmente concebidas para este evento: cogumelos salteados, favas e falsa gema de abóbora, e niyoñaki de calçots, ambos realçados com a presença da trufa.

Durante os restantes dias, de 29 de outubro a 1 de novembo, os jantares serão à la carte, com um menu feito pelo chef João Viegas. A reserva antecipada é recomendada, quer para este evento, quer para jantar nos restantes dias da Semana da Trufa, e pode ser feita através do fb@vilavitaparc.com ou +351 282 310 184.

Restaurante Atlântico
Restaurante Atlântico Foto: DR
Saiba mais Restaurante, Interesse gastronómico, Portugal, Michelin, Chef João Viegas, Chef Vincent Guimerà, Trufa, Comida
Relacionadas

Um jantar vínico inspirado nas Rotas de Navegação

O Grand Hotel Açores Atlântico prepara-se para brindar à quinta edição do seu requintado jantar vínico, marcado para o dia 3 de novembro. Neste evento, que se inspira nas antigas rotas marítimas, o foco recai sobre as notáveis travessias que uniram os Açores ao Reino Unido no Oceano Atlântico, recriando um período de prosperidade agrícola nas ilhas: o Ciclo da Laranja.

O segredo de Chez Chouette

Chama-se António L. Xavier, tem 24 anos, e é o novo chef do restaurante no bairro de Alvalade, aberto há um ano. Uma passagem de pasta do chef alentejano Leopoldo Garcia Calhau.

Mais Lidas
Sabores Chef João Rodrigues, do Canalha, regressa ao Sublime Comporta

A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.

Sabores Textura Wines: o sonho comanda a vinha

Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.

Sabores Uma viagem ao coração do México no Mex Factory

Numa noite marcada por sabores intensos e surpreendentes, descobrimos uma cozinha que se revela na simplicidade dos ingredientes e na ousadia das combinações. Cada prato foi uma experiência sensorial, feita de contrastes e autenticidade genuína.