Prazeres / Sabores

Semana dedicada à trufa: um jantar a quatro mãos

O resort Vila Vita Parque, situado ao longo da costa rochosa do Atlântico, no sul de Portugal, recebe no dia 29 de outubro, no restaurante Atlântico, uma noite colaborativa dedicada à trufa.

Foto: DR
19 de outubro de 2023 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

Numa deliciosa diversidade, o universo culinário do Vila Vita Parc assume a forma de uma extraordinária odisseia gastronómica, atraindo apreciadores de todo o mundo. O resort disponibiliza uma ampla gama de restaurantes, sendo o Atlântico o grande destaque deste mês de outubro.

Este restaurante é uma verdadeira homenagem à essência do Oceano Atlântico, com o seu menu profundamente enraizado nos ingredientes tradicionais do Algarve. Esta abordagem reforça e completa a filosofia de sustentabilidade do resort, que se empenha em destacar e apoiar a riqueza do património gastronómico de Portugal.

O chef da casa, João Viegas, receberá, no dia 29 de outubro, num jantar colaborativo, o chef espanhol Vincent Guimerà, portador de uma Estrela Michelin e de uma Estrela Verde Michelan, do restaurante L’Antic Moli. Este jantar será o ponto alto da semana dedicada à trufa, um dos ingredientes mais reverenciados de todos os tempos.

 Chef Vincent Guimerà
Chef Vincent Guimerà Foto: DR

O jantar terá início às 19h, e o menu de degustação composto por 6 momentos tem o custo de €170, com a opção de harmonização de vinhos disponível por €75. O que podemos antecipar? O chef anfitrião irá apresentar uma combinação de pratos exclusivamente criados para o evento, juntamente com seleções do menu regular, como é o caso do Brioche de Gamba e o Polvo marinado, que serão servidos com trufa negra. Por outro lado, o chef convidado ficará encarregue do menu vegano do L’Antic Molì. Este menu inclui o tatin de aipo demi vegetal, com alho negro e trufa, e ainda duas criações especialmente concebidas para este evento: cogumelos salteados, favas e falsa gema de abóbora, e niyoñaki de calçots, ambos realçados com a presença da trufa.

Durante os restantes dias, de 29 de outubro a 1 de novembo, os jantares serão à la carte, com um menu feito pelo chef João Viegas. A reserva antecipada é recomendada, quer para este evento, quer para jantar nos restantes dias da Semana da Trufa, e pode ser feita através do fb@vilavitaparc.com ou +351 282 310 184.

Restaurante Atlântico
Restaurante Atlântico Foto: DR
Saiba mais Restaurante, Interesse gastronómico, Portugal, Michelin, Chef João Viegas, Chef Vincent Guimerà, Trufa, Comida
Relacionadas

Um jantar vínico inspirado nas Rotas de Navegação

O Grand Hotel Açores Atlântico prepara-se para brindar à quinta edição do seu requintado jantar vínico, marcado para o dia 3 de novembro. Neste evento, que se inspira nas antigas rotas marítimas, o foco recai sobre as notáveis travessias que uniram os Açores ao Reino Unido no Oceano Atlântico, recriando um período de prosperidade agrícola nas ilhas: o Ciclo da Laranja.

O segredo de Chez Chouette

Chama-se António L. Xavier, tem 24 anos, e é o novo chef do restaurante no bairro de Alvalade, aberto há um ano. Uma passagem de pasta do chef alentejano Leopoldo Garcia Calhau.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.