Prazeres / Sabores

Um jantar monumental

Quatro chefs, dois portugueses e dois franceses, estão a preparar uma viagem gastronómica para celebrar os 100 anos do grupo hoteleiro Maison Albar Hotels e do histórico edifício portuense onde está localizado o hotel Le Monument Palace. É já no próximo dia 19.

Foto: DR
09 de outubro de 2023 | Madalena Haderer

Se anda há procura de uma desculpa para passar uns dias no Porto, não procure mais. O restaurante Le Monument, do hotel Le Monument Palace, está a preparar uma noite inesquecível para os apreciadores de alta gastronomia. É já no próximo dia 19 que Julien Montbabut, chef do Le Monument, convida os seus colegas e amigos, os chefs portugueses Alexandre Silva e Rui Silvestre, e o chef francês Victor Mercier, para se juntarem a ele num jantar de celebração dos 100 anos do grupo Maison Albar Hotels e do edifício histórico onde está localizado o hotel – uma obra da autoria do arquiteto italiano Michelangelo Soá. A ideia é fazer uma viagem gastronómica pelos produtos e sabores da cozinha tradicional portuguesa, mas com técnicas francesas.

E porque é mesmo de uma viagem que se trata, o menu vai ser inspirado nas memórias e experiências do chef Julien Montbabut, que passou dois anos a visitar Portugal de norte a sul, descobrindo as maravilhas gastronómicas que o país tem para oferecer. Montbabut chegou a Portugal em 2018 para, junto com a sua mulher, a chef de pastelaria Joana Thöny Montbabut, assumir a cozinha e o conceito do recém renovado hotel. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a persistência e o trabalho árduo do casal Montbabut foi reconhecido pelo Guia Michelin, com a atribuição da primeira estrela Michelin ao restaurante Le Monument, no final de 2022.

Interior do restaurante Le Monument
Interior do restaurante Le Monument Foto: DR

Para esta noite especial, o chef anfitrião ocupar-se-á dos sabores fortes, típicos do norte. Já o chef Alexandre Silva (que comanda a cozinha dos restaurantes LOCO e FOGO), terá a seu cargo os sabores da região centro. E o chef Rui Silvestre (do restaurante Vistas) tomará conta da leveza e frescura dos sabores do sul. Aos quatro, soma-se Victor Mercier, finalista do Top Chef França 2018 e personalidade da nova geração da gastronomia francesa, e que está à frente do restaurante parisiente FIEF – acrónimo de Fait Ici En France, ou seja, "feito aqui em França". Mercier vai contribui para esta viagem gastronómica com o seu conhecimento das mais recentes técnicas da cozinha francesa.

Momento de descontração na cozinha do chef Julien Montbabut
Momento de descontração na cozinha do chef Julien Montbabut Foto: DR

O Monumental Dinner terá início às 19h, com um cocktail e apresentação dos chefs convidados, na biblioteca do hotel Le Monumental Palace. O evento prossegue para o restaurante gastronómico Le Monument, às 19h45, e será constituído por oito momentos, dois de cada chef, cuidadosamente harmonizados com os vinhos da Quinta do Noval.

Este jantar terá um custo de 290 euros por pessoa e as reservas podem ser feitas através dos contactos do hotel ou do site The Fork.

Saiba mais Gastronomia, Jantar, Hotel Le Monument Palace, Chef Julien Montbabut, Porto
Relacionadas

Um jantar vínico inspirado nas Rotas de Navegação

O Grand Hotel Açores Atlântico prepara-se para brindar à quinta edição do seu requintado jantar vínico, marcado para o dia 3 de novembro. Neste evento, que se inspira nas antigas rotas marítimas, o foco recai sobre as notáveis travessias que uniram os Açores ao Reino Unido no Oceano Atlântico, recriando um período de prosperidade agrícola nas ilhas: o Ciclo da Laranja.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.