Prazeres / Sabores

INResonance. O evento que junta as vozes da alta gastronomia

Uma iniciativa da agência Lemon Zest, descreve-se como um catalisador de pensamento na área da gastronomia, mas não só. A primeira edição deste ciclo de jantares deu-se com o chef Pedro Sánches do estrelado Bága, na Andaluzia. Mais datas e nomes sonantes aproximam-se.

Foto: INResonance
28 de abril de 2023

Eco, reflexo, repercussão. A palavra ressonância pode ter todos estes significados. Mas também a qualidade de "efeito duradouro ou intensificador de um som". Para a agência e consultora estratégica Lemon Zest fazia todo o sentido o uso deste termo como mote para a criação do INResonance, um evento composto por ciclos de encontros à mesa, nos quais para além de comida também há espaço para reflexão e debate. Um projeto muito desejado que finalmente se concretiza, dando palco e espaço a importantes vozes do plano gastronómico mundial, ao mesmo tempo que se desenha o futuro da gastronomia, do vinho e da hotelaria. 

O primeiro convidado de uma série de jantares foi o chef Pedro Sánchez do restaurante Bága, em Jaén, na Andaluzia. Com uma estrela Michelin, é aclamado pela crítica como um dos mais estimulantes e criativos chefs espanhóis. O espaço, inaugurado em 2019, serve oito clientes de cada vez, e cada prato não leva mais de dois a três ingredientes. "É um mini-restaurante", graceja Sánchez em conversa com a Must, acrescentando "não é fácil de definir porque não se parece com outra coisa. É um lugar diferente, e a sua cozinha também. Tudo muito simples". Quando questionado sobre a sua visita e o que mais o apraz na cozinha portuguesa, responde com rapidez: "A identidade que Portugal mantém. Não está "contaminada". Tem muita essência, creio que estão a defender muito bem essa essência". 

O chef do restaurante Bága, Pedro Sánchez.
O chef do restaurante Bága, Pedro Sánchez. Foto: Pedro Sánchez

Para o INResonance, o chef espanhol trouxe o menu integral do Bága até ao Varanda do Ritz. Pela primeira vez, houve um takeover numa das salas mais icónicas da capital - uma experiência limitada a 22 comensais, pelo valor de €285, vinho incluído. 

O chef espanhol trouxe o menu integral do Bága até ao Varanda do Ritz.
O chef espanhol trouxe o menu integral do Bága até ao Varanda do Ritz. Foto: Bága

Na segunda passagem de Sánchez por Portugal – a primeira havia sido em 2018, a propósito da gala Michelin – não se limitou ao jantar inaugural do INResonance. No mesmo âmbito, a Lemon Zest promoveu um evento adjacente no dia anterior no Bla Bla Glu Glu, no número 22 do Largo das Olarias, do chef Leopoldo Calhau. Simultaneamente um showcooking e uma talk, aberto à imprensa, contou com a presença de sonantes nomes da gastronomia nacional, como os chefs André Cruz do Feitoria, Filipe Carvalho do Fifty Seconds, ou mesmo Paulo Alves do recém-estrelado Kabuki e claro, o anfitrião do espaço Leopoldo Calhau, à frente também da Taberna do Calhau. A temática central foi um produto, o azeite no caso e produtores e aficionados também foram convidados. A tarde começou assim, com uma prova de alguns dos melhores exemplares das Beiras, Douro e Trás-os-Montes. Mas, mais do que identificar defeitos de pós-embalamento, sabores e notas cítricas, a figo, frutos secos ou mesmo relva; bem como discutir mitos comuns e possíveis usos na culinária (80% da produção mundial de azeite é consumida em casa), pensou-se este produto riquíssimo com seriedade, como parte do ADN e cultura portuguesas e andaluz e gerou-se um interessante debate mais além, que culminou com uma tentativa de aproximação de produtores e chefs. "A Andaluzia iniciou um caminho de valorização deste produto único. Queremos aprender com esse exemplo, levando o azeite, em Portugal, à dimensão que merece. Dos grandes restaurantes, às mesas de nossa casa." Pode ler-se na página de Instagram do INRessonance, já pós-evento. 

Ortiguilla ostra, um dos pratos servidos.
Ortiguilla ostra, um dos pratos servidos. Foto: INResonance

No fundo a iniciativa presta-se a isso mesmo, um elogio às mentes criativas do meio e o desenvolver de uma discussão pertinente em volta de temas e tendências, importantes e ou desconcertantes à mesa, ou seja, a criação de uma ressonância que perdure no tempo e faça mais ecos, não deixando ninguém indiferente.

No futuro, o INResonance pretende alargar-se a visionários de outras áreas, da música à ciência e tecnologia. Para já, conta com seis eventos anuais, pelo que as próximas edições terão a presença de Andrea Leali, chef e proprietário do Casa Leali Ristorante, em Itália e aclamado "chef Emergente D’Italia 2018"; Miguel Caño, chef do Nublo com uma estrela Michelin, em Espanha e Ivan Ralston, chef do antigo Tuju São Paulo com duas estrelas Michelin, no Brasil. A próxima data ainda está por anunciar espera-se que o evento aberto ao público ocorra no final de maio.
Saiba mais Sabores, Gastronomia, Restaurante, INResonance, chef Pedro Sánches
Relacionadas

Um festival gastronómico em Porto Santo

À procura de uma escapada perfeita para o fim de semana prolongado que aí vem? A ilha do Porto Santo junta os prazeres da praia à boa gastronomia e recebe, até ao próximo domingo, o Festival Rota do Atum.

Roteiro e festival. Pelos trilhos do Algarve serrenho

Em pleno coração da serra do Caldeirão, a aldeia do Ameixial recebe este fim de semana a décima edição do Walking Festival Ameixial, uma dos melhores festivais de caminhadas da Europa, que durante três dias, de 28 a 30, vai trazer a esta isolada freguesia mais de mil visitantes, para caminhar, mas também para ouvir música, dançar, comer e especialmente para estar com as pessoas da terra.

Receita. Paleta de borrego do chef Rui Lima Santos

Um dos animais mais antigos na história com os estudiosos a datarem a domesticação a 9000 anos a.C. na região do Iraque, é o borrego, estrela desta receita. Em Portugal, faz parte das tradições e do receituário em várias versões.

Casa Nossa. A casa de Sofia Ulrich e José Avillez não é só deles

Uma casa para alugar junto ao Alqueva, no Alentejo, com 10 suites, uma sala de estar, uma biblioteca, um bar, uma garrafeira com espaço para prova de vinhos, uma divisão de cinema e espetáculos e, ainda, uma sala de jantar onde em cima da mesa vão estar pratos assinados pelo chef.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.