Prazeres / Sabores

The Green Affair, um vegan tudo menos aborrecido

Este restaurante aborda os pratos tradicionais portugueses sem os desvirtuar, mas também traz influências das cozinhas asiática e mexicana.

Foto: The Green Affair
12 de julho de 2023 | Ângela Mata

O The Green Affair é um restaurante vegan com moradas em três zonas diferentes da cidade de Lisboa (Saldanha, Chiado e Parque das Nações) e também em Cascais. A cada estação, o menu transforma-se e, por isso mesmo fomos conhecer as propostas mais leves e frescas, neste caso do restaurante do Chiado, para a temporada de verão. 

Crispy Spring Rolls, uma das entradas.
Crispy Spring Rolls, uma das entradas. Foto: The Green Affair

Alguns dos pratos favoritos dos clientes mantêm-se, mas a maioria surge agora com novidades primaveris e com um toque de verão. Os legumes, grãos e frutas da época apresentam-se agora com novas combinações. Nas entradas, por exemplo, além das clássicas gyozas de legumes e das coxas de couve-flor surgem agora um novo "Haja o Couvert" (tostinhas caseiras, vegan cream cheese com alho e ervas e tremoços marinados), os tacos de cogumelo ostra (tacos com cogumelos ostra marinados, pico de gallo, lima e coentros), os crispy spring rolls (com molho sweet chilli e alga nori) e uma versão atualizada da salada da época (mistura de alfaces, tomate cherry, pepino, azeitonas, pimento assado, vegan feta e orégãos).

O Risotto é um dos pratos principais.
O Risotto é um dos pratos principais. Foto: The Green Affair

Os pratos principais passaram a ser nove, em vez de sete. Neste patamar, as estrelas da casa são o linguine al pesto, o caril Katsu, o sem espinhas à lagareiro e o bife de seitan. Acresce agora o risotto (risotto de cogumelos com miso e pak choi), a summer bowl (quinoa, edamame, beterraba, "atum", abacate, cebolinho, sementes de sésamo e molho poke), a burrito Bowl (arroz integral, feijão, mix de alfaces, tortillas, guacamole, pico de gallo e mix de cogumelos), a cauliflower (couve-flor assada com especiarias, hummus de beterraba, legumes assados e sementes tostadas) e as seitan ribs (seitan, coleslaw, batata frita e molho barbecue).

A refrescante Summer Bowl.
A refrescante Summer Bowl. Foto: The Green Affair

Ainda existem variadíssimas opções de hambúrgueres, sendo que aqui os pratos não se alteraram, embora seja dado um maior destaque à marca NOSH, uma sub-marca de Vegan Burgers igualmente criada pelas mãos do The Green Affair (e vendida exclusivamente online, através dos serviços de delivery). Existe o Burger de Grão & Quinoa al pesto (com molho pesto, cogumelos salteados, maionese de alho, alface e tomate), o Burger Chiado (com vegan cream cheese de manjericão, alface, tomate, maionese e cebola roxa confitada) e o Burger Cascais (com maionese de alho, alface, tomate, cornichons e cheddar vegetal).

A Piña Cotta faz parte da lista de sobremesas.
A Piña Cotta faz parte da lista de sobremesas. Foto: The Green Affair


Quanto às sobremesas, existem quatro à escolha e todas elas com um toque bem fresco. São elas: a piñacotta (panna cotta de coco com abacaxi caramelizado, crumble e hortelã), o parfait de morango e chia (pudim de chia, puré de morango e morangos frescos), o bolo cremoso de chocolate (com chantilly de coco, coulis de frutos vermelhos e pistachio) e cheesecake de manga (com tâmaras e caju, molho de manga e nozes caramelizadas). 

Onde? Rua Serpa Pinto 15 A (Chiado). Quando? Todos os dias, do 12h00 às 23h00.

Saiba mais Sabores, Restaurantes, Lifestyle, The Green Affair, Menu de verão
Relacionadas

SUD Lisboa: Vida boa com vista de rio

Inaugurado em julho de 2017, o SUD Lisboa acaba de fazer seis anos e esta é a altura do ano em que somos mais felizes na sua piscina sobre o Tejo, ou a saborear sem tempo uma bela refeição com muito horizonte.

Receita. Paleta de borrego do chef Rui Lima Santos

Um dos animais mais antigos na história com os estudiosos a datarem a domesticação a 9000 anos a.C. na região do Iraque, é o borrego, estrela desta receita. Em Portugal, faz parte das tradições e do receituário em várias versões.

Terramay, comida para alimentar a alma

Na freguesia do Rosário, no Alandroal, mesmo em frente ao Guadiana, este projeto de agricultura regenerativa é a prova de que é possível aliar sustentabilidade e ativismo social com economia e empreendedorismo. Um conceito materializado no restaurante Raya, situado na praia fluvial das Azenhas d’El Rei, que no dia 5 de maio será também apresentado em Lisboa, no evento Soil to Soul.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.