Prazeres / Sabores

Na Ajuda, há um hotel boutique cujo restaurante é um deleite. Eis a Tasca da Memória

O chef italiano com estrela Michelin Vittorio Colleoni estreia-se em Portugal e recebe-nos no restaurante do hotel Wine & Books Lisboa, do qual assumiu não só a nova carta como a reinvenção da típica tasca portuguesa.

Foto: Tasca da Memória
11 de abril de 2023

Na freguesia da Ajuda, em plena capital, encontramos o boutique hotel Wine & Books Lisboa. Inusitado para aquela zona, encaixa-se curiosamente bem no bairro envolvente e seduz-nos desde logo. Inaugurado em 2021, recebe-nos pelo bonito átrio, com janelas rasgadas, tetos altos, candeeiro estilizado e claro, livros – todos provenientes da livraria Sá da Costa, como nos contam mais à frente. O caminho até ao restaurante Tasca da Memória, razão pela qual nos encontramos ali, é direto e curto. Lá dentro, tudo muito aconchegante, com sofás, detalhes em madeira, estantes e mais livros. Distintas zonas sobressaem: ora perto da cozinha aberta, ora em recantos mais privados e mesmo na zona exterior com vista para a imponente Igreja da Memória, que afinal lhe dá nome.

Viemos pela recente carta de primavera-verão, pensada e concretizada pelo novo chef do restaurante, Vittorio Colleoni. Com 38 anos e há seis meses a viver em Portugal, estreia-se na cozinha lusa com um currículo forte muito pautado pela estrela Michelin do San Martino, o restaurante da sua família na região da Lombardia mas também uma completa bagagem com passagens noutras cozinhas estreladas, do País Basco à Catalunha e mesmo Chicago e Nova Iorque. Agora começa uma nova fase como chef executivo dos restaurantes do Grupo de luxo PBH, no qual o Wine and Books Lisboa se insere. 

Destaca-se por ser um fine dining com um compromisso flexível entre o tradicional português e Itália.
Destaca-se por ser um fine dining com um compromisso flexível entre o tradicional português e Itália. Foto: Tasca da Memória

Mostra-se bem-disposto e muito envolvido com a equipa que agora trabalha consigo, como se ali estivesse desde sempre. Mais do que uma nova carta, quis uma renovação da proposta gastronómica pré-existente, com uma reinvenção total do conceito de tasca até porque embora inserido num hotel de cinco estrelas, encontra-se aberto aos transeuntes. "Dediquei-me intensamente ao estudo da gastronomia tradicional portuguesa, investiguei os rituais típicos presentes nas tascas e criei a minha própria interpretação", havíamos lido previamente em comunicado. Em presença percebemos o que quer dizer: pretende-se um fine dining com um compromisso flexível entre o tradicional português e a sua bella Itália. 

O novo chef do restaurante, Vittorio Colleoni.
O novo chef do restaurante, Vittorio Colleoni. Foto: D.R

Nas entradas do novo menu há, pois, camarão à bulhão pato para partilhar, e legumes crocantes com maionese wasabi e molho ponzo para quem não dispensa uma boa tempura, uma invenção afinal muito portuguesa. Ceviche de garoupa e caldo verde, também os encontra. Depois, já nos principais, um favorito que levamos para casa com toda a certeza, o polvo apresentado em caneca sob espuma de batata fumada, croutons crocantes e tomate cherry confitado, um deleite a diferentes texturas e criatividade. Mais tradicional, apresenta-se o bacalhau confitado com legumes cozidos, com ingredientes de época como o aipo, a hortaliça e a beterraba, esta última em pequenas porções recortadas, mas a fazer toda a diferença naquela proposta. O respeito pela matéria-prima é algo que se evoca durante o almoço naquela quinta-feira, mas que vem sobretudo de uma filosofia maior "durante a confeção, valorizo a integridade dos alimentos e procuro extrair o máximo de sabor e expressão"

Um dos requintados pratos que fazem parte da carta de primavera-verão.
Um dos requintados pratos que fazem parte da carta de primavera-verão. Foto: Tasca da Memória

Mais à frente chega-nos um cremoso "Risotto a la Mister Carlos", onde a macia bochecha de porto preto casa inusitadamente com o cremoso risotto de camarão, quiçá o prato mais aconchegante da tarde, que já se avizinha longa. Magret de pato, lombo de novilho, ambos apreciados pelo típico cliente português, dizem-nos, ou mesmo peito de peru recheado com tâmaras e amêndoas torradas com puré de cherovia e bimis, que também se encontram na secção das carnes. Ficamos com a nítida sensação de que em cada prato, mesmo nos que não provámos, há um twist associado, uma surpresa ou brincadeira do chef.

Já no final, um Portamisú diz-nos isso mesmo, juntando o humor de Colleoni e os dois mundos gastronómicos que quer emparelhar, aqui numa variação do tiramisù com a singela bolacha Maria. A tarte de três maças com gelado e crumble de avelã e a textura de ananás com gelado de nata mostram-nos que fruta como sobremesa não tem de ter um cunho aborrecido ou sensaborão e deixam-nos o palato fresquíssimo.

Localizada em Lisboa, a Tasca da Memória pertence ao hotel Wine & Books.
Localizada em Lisboa, a Tasca da Memória pertence ao hotel Wine & Books. Foto: Tasca da Memória
Para quem decidir ficar, o aconchego continua. O bonito hotel boutique da Ajuda dispõe de 24 quartos requintados e dá-se a conhecer com poemas de Eugénio de Andrade no chão, referências a Pessoa, bonitas vistas e "talha" dourada nas paredes, muito à Lisboa barroca, a mostrar-nos constantemente porque amamos tanto a nossa capital. Para o mês que vem, um segundo Wine & Books Hotel e inaugura no Porto, a honrar os segredos de mais uma cidade-tesouro. Aguardamos.
Saiba mais Sabores, Gastronomia, Restaurante, Tasca da Memória, Lisboa, Michelin, Vittorio Colleoni
Relacionadas

INResonance. O evento que junta as vozes da alta gastronomia

Uma iniciativa da agência Lemon Zest, descreve-se como um catalisador de pensamento na área da gastronomia, mas não só. A primeira edição deste ciclo de jantares deu-se com o chef Pedro Sánches do estrelado Bága, na Andaluzia. Mais datas e nomes sonantes aproximam-se.

Casa Nossa. A casa de Sofia Ulrich e José Avillez não é só deles

Uma casa para alugar junto ao Alqueva, no Alentejo, com 10 suites, uma sala de estar, uma biblioteca, um bar, uma garrafeira com espaço para prova de vinhos, uma divisão de cinema e espetáculos e, ainda, uma sala de jantar onde em cima da mesa vão estar pratos assinados pelo chef.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.