Chef João Rodrigues convida a repasto no Alentejo
Integrada no Projeto Matéria, a iniciativa ‘Um dia no produtor’ junta vários chefs nacionais à volta da gastronomia portuguesa local e autêntica.

Fundador do Projeto Matéria, o chef João Rodrigues pretende expor como os criadores nacionais são essenciais para ajudar a preservar o meio ambiente, à medida que destaca o que de melhor se faz na fabricação nacional alimentar. Para acompanhar o que de melhor estes fazem e onde, o chef apresentou um novo programa dedicado a conhecer e degustar produtos regionais – Um dia no produtor.

"Mais do que gastronomia, este evento é sobre educação", explica o chef à frente do restaurante Feitoria, em Lisboa, em comunicado à imprensa. E foi com esse objetivo que João Rodrigues realizou a primeira edição da iniciativa, que teve lugar no passado dia 1 de maio, em Montemor-o-Novo, na Herdade de S. Luís. O dia começou com uma visita ao produtor Francisco Alves, responsável pela Porcus Natura (empresa que detém gado bovino da raça Angus, ovinos Merina e cabras serpentinas). Depois, foi a vez dos chefs Vasco Coelho Santos, do Euskalduna, Porto, e António Galapito, do Prado, em Lisboa, se juntarem ao anfitrião João Rodrigues, para preparar o almoço. Na ementa figuraram pratos como leitão na brasa, cabrito assado, borrego e estufado de grão e porco, entre outras iguarias, tudo confecionado com produtos locais, claro.

A próxima edição deverá acontecer no verão, com um novo local, produtor e chefs convidados. A experiência e o almoço custam €50 por pessoa, exceto crianças até aos 12 anos que não pagam.
Se ainda não quer ir à esplanada, estes restaurantes têm take-away
Os termos delivery e take away ganharam relevo nos últimos meses. É o novo normal para muitos restaurantes, sobretudo para aqueles que não têm esplanada. Que melhor forma de ajudar a restauração nacional do que encomendar o jantar logo à noite?
Recrie em casa o salmão com molho holandês e toranja rosa de Gordon Ramsay
Ficaria surpreendido ao saber que esta receita demora apenas 30 minutos, como aliás os restantes 99 pratos do livro “Comida Rápida e Delíciosa” do chef britânico. Brilhar nunca deu tão pouco trabalho.
Canalha da boa. Entrevista ao chef João Rodrigues no restaurante do momento
O Canalha é o novo restaurante mais lisboeta de Lisboa, onde brilha a qualidade e frescura dos produtos nacionais e a simples arte de bem receber, e onde apetece prolongar a conversa à mesa. Foi o que fizemos para saber das coisas boas do chef João Rodrigues, que resgata os nossos melhores produtores e o cheiro a Portugal autêntico.
Camarão, maracujá, cenoura, espargos e salicórnia. Uma receita de chef para a primavera
Uma receita do chef Tiago Bonito, do Largo do Paço, na Casa da Calçada Relais & Châteaux para fazer no próximo jantar (ou almoço).
Prémios Mesa Marcada 2023: os vencedores
Já são conhecidos os grandes nomes da 15ª edição dos prémios gastronómicos. Alguns nomes já eram esperados, mas também houve lugar para surpresas, afinal, uma noite de galardões sem suspense é como amêijoas à Bulhão Pato, sem coentros.
No próximo domingo, o hotel de charme organiza um almoço especial para assinalar o Dia da Mãe. Num ambiente de charme e história, famílias poderão desfrutar de uma refeição pensada para assinalar a data de forma tranquila e memorável (sem se preocuparem com tachos).
A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.
Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.
Numa noite marcada por sabores intensos e surpreendentes, descobrimos uma cozinha que se revela na simplicidade dos ingredientes e na ousadia das combinações. Cada prato foi uma experiência sensorial, feita de contrastes e autenticidade genuína.