Prazeres / Sabores

Chef João Rodrigues convida a repasto no Alentejo

Integrada no Projeto Matéria, a iniciativa ‘Um dia no produtor’ junta vários chefs nacionais à volta da gastronomia portuguesa local e autêntica.

06 de maio de 2021 | Fabiana Ramos

Fundador do Projeto Matéria, o chef João Rodrigues pretende expor como os criadores nacionais são essenciais para ajudar a preservar o meio ambiente, à medida que destaca o que de melhor se faz na fabricação nacional alimentar. Para acompanhar o que de melhor estes fazem e onde, o chef apresentou um novo programa dedicado a conhecer e degustar produtos regionais – Um dia no produtor.

Projeto Matéria, Porcus Natura
Projeto Matéria, Porcus Natura

 "Mais do que gastronomia, este evento é sobre educação", explica o chef à frente do restaurante Feitoria, em Lisboa, em comunicado à imprensa. E foi com esse objetivo que João Rodrigues realizou a primeira edição da iniciativa, que teve lugar no passado dia 1 de maio, em Montemor-o-Novo, na Herdade de S. Luís. O dia começou com uma visita ao produtor Francisco Alves, responsável pela Porcus Natura (empresa que detém gado bovino da raça Angus, ovinos Merina e cabras serpentinas). Depois, foi a vez dos chefs Vasco Coelho Santos, do Euskalduna, Porto, e António Galapito, do Prado, em Lisboa, se juntarem ao anfitrião João Rodrigues, para preparar o almoço. Na ementa figuraram pratos como leitão na brasa, cabrito assado, borrego e estufado de grão e porco, entre outras iguarias, tudo confecionado com produtos locais, claro.

Projeto Matéria, Porcus Natura
Projeto Matéria, Porcus Natura

 A próxima edição deverá acontecer no verão, com um novo local, produtor e chefs convidados. A experiência e o almoço custam €50 por pessoa, exceto crianças até aos 12 anos que não pagam.

Saiba mais gastronomia, natureza, produção nacional, almoço, produtor
Relacionadas

Canalha da boa. Entrevista ao chef João Rodrigues no restaurante do momento

O Canalha é o novo restaurante mais lisboeta de Lisboa, onde brilha a qualidade e frescura dos produtos nacionais e a simples arte de bem receber, e onde apetece prolongar a conversa à mesa. Foi o que fizemos para saber das coisas boas do chef João Rodrigues, que resgata os nossos melhores produtores e o cheiro a Portugal autêntico.

Prémios Mesa Marcada 2023: os vencedores

Já são conhecidos os grandes nomes da 15ª edição dos prémios gastronómicos. Alguns nomes já eram esperados, mas também houve lugar para surpresas, afinal, uma noite de galardões sem suspense é como amêijoas à Bulhão Pato, sem coentros.

Mais Lidas
Sabores Chef João Rodrigues, do Canalha, regressa ao Sublime Comporta

A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.

Sabores Textura Wines: o sonho comanda a vinha

Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.

Sabores Uma viagem ao coração do México no Mex Factory

Numa noite marcada por sabores intensos e surpreendentes, descobrimos uma cozinha que se revela na simplicidade dos ingredientes e na ousadia das combinações. Cada prato foi uma experiência sensorial, feita de contrastes e autenticidade genuína.