12 meses, 12 regiões. Chef João Rodrigues vai ter restaurante itinerante
Chama-se Residência e a primeira paragem é já em Trás-os-Montes, onde estará a cozinhar numa casa familiar. Mas castelos, faróis ou barracões são outros dos sítios inusitados por onde o chef português irá passar, sempre a cozinhar com produtos sazonais e locais.

Para amargor de muitos, João Rodrigues deixou o Feitoria em maio de 2022. Mas o chef português premiado com estrelas Michelin não parou, pôs mãos à obra e acaba de lançar o seu mais recente projeto: um restaurante itinerante que o levará a percorrer 12 regiões do nosso país, uma por mês, em 2023, a que chamou Residência.
O grande fator diferenciador? O chef vai ocupar locais sui generis, cozinhando menus focados na região e nos seus produtores, em sítios tão improváveis como fortes, faróis, castelos, usando fornos comunitários, casas ou tabernas. Tudo está a valer nesta aventura gastronómica. "Mais do que jantares ou almoços, o Residência quer respeitar a natureza, não só à mesa, mas nos percursos dos visitantes, que num mês em Trás-os-Montes terão neve, e mais tarde, no Minho, terão colinas verdejantes", lê-se no comunicado à imprensa enviado pela agência Apartamento. O chef "quer dar a conhecer a diversidade natural e cultural do nosso país, recorrendo a práticas e tradições por vezes esquecidas. A cada paragem, a intenção é envolver as freguesias, as suas festas e rituais, miradouros e parques naturais, as receitas tradicionais, residenciais e hotéis."

Para já, sabemos que a primeira paragem será nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, em Boticas, Trás-os-Montes, e o chef vai ocupar a Casa do Pedro, uma casa familiar de produtores de hortaliças, porco bísaro e carne Barrosã. Nos dias 20 e 21, João Rodrigues irá cozinhar um menu degustação de 7 pratos com recurso a ingredientes como trutas, porco bísaro, carne barrosã, batata, couves, fumeiro, mel (custa €80, pairing incluído), e a 22 a estadia termina com um almoço, um cozido típico da zona, com Vítor Adão como chef convidado (€45). Tudo sobre a iniciativa, aqui.
Dois andares e 17 quartos. Assim é a suíte de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita
O futebolista e a família estão hospedados num dos hotéis mais prestigiados de sempre, mundialmente, o Four Seasons Hotel, enquanto não encontram uma residência mais definitiva no país.
Do mar para a cidade. Restaurante Gigi no JNcQUOI Avenida
Carabineiro com morrones ou cherne com molho siciliano: o dilema estará em escolher um destes - e mais - pratos que o JNcQUOI Avenida recebe diretamente do Algarve.
Dos negócios ao romance, restaurantes para todos os momentos e companhias
Em 2023, a MUST sugere cinco restaurantes para visitar ora com a família e até animais de estimação, ora com parceiros de negócio e amigos de sempre, sem esquecer, claro, os encontros românticos. Afinal, a companhia é o mais importante (ou quase).
Jantares de norte a sul com o masterchef brasileiro Henrique Fogaça
Os cinco jantares acontecem no âmbito do lançamento de 'O Mundo do Sal', com receitas inéditas do chef e colaboração do jornalista Rogério Ruschel. O primeiro é já no próximo mês, em Aveiro, com Rui Rodrigues.
O Oitto é um português com pinta
Não é só o charme do chef Carlos Afonso que enche este novo Oitto, é a sua cozinha de conforto e bem feita num ambiente cuidado e muito descontraído. Este é o restaurante orgulhosamente made in Portugal no coração do Chiado onde vale a pena ficar.
“Era um café e um whisky, por favor!” A frase, tantas vezes repetida, ganhou um novo significado graças à Macallan, que apresentou um whisky Intense Arabica, inspirado no café.
Foi uma imposição do imperador romano César Augusto que um dos dias de fevereiro passasse para agosto porque antes o mês tinha 29 dias (30 nos anos bissextos). Enfim, é empo suficiente para provar três tintos do Douro, Dão e Alentejo, um champanhe clássico, um Porto de Favaios e um branco de Monção e Melgaço.
A 14ª edição dos prémios Mesa Marcada destacou, como grandes prediletos, o restaurante Ocean, do Vila Vita Parc, em Porches (Algarve) e Vasco Coelho Santos (1º lugar na categoria Chefs).
Os Graham fundaram a casa de vinho do Porto com o mesmo nome, mas os descendentes gerem os vinhos Churchill’s. Histórias com séculos, passadas entre Portugal e o Reino Unido. Uma aliança das antigas contada por quem sabe: Johnny Graham.