Prazeres / Lugares

Fogo. O restaurante que resgata algumas das mais quentes técnicas portuguesas

História, origem e tradição. Tudo o que fazemos, é feito no fogo – assim se caracteriza uma das cozinhas do chef Alexandre Silva. Agora com borrego no forno a lenha para celebrar a Páscoa da melhor maneira possível.

Foto: Fogo
11 de abril de 2022 | Ana Filipa Damião

Com anos preciosos de experiência, o chef Alexandre Silva, a mente por trás do original LOCO - que lhe valeu uma estrela Michelin, entre outros prémios - assumiu há cerca de três anos um novo desafio: ter um restaurante dedicado à arte do fogo, uma ideia que há muito desejava materializar. Segundo o chef, este elemento é uma das bases do receituário português e merece o seu próprio destaque. "O fogo todos os dias tem um comportamento diferente. Tem de ser dominado, embora dificilmente o consigamos controlar por completo. Por isso, não há um limite para trabalhar com o fogo. Tens de trabalhar diariamente com ele para saber lidar", declarou no comunicado de imprensa. A inquietude de Silva é facilmente encontrada nas suas cozinhas, um território fértil de criatividade e de pouca monotonia.

Chef Alexandre Silva
Chef Alexandre Silva Foto: Fogo

Abriu portas em dezembro de 2019, que foi obrigadas a fechar devido à pandemia, mas agora está de volta ao ataque. Uma vez no interior do longo restaurante, é-se rapidamente engolido por uma atmosfera acolhedora e intimista, onde o tema da decoração não poderia ser outro além do quente elemento. A cor preta predomina, tanto nas paredes como nos detalhes, um excelente contraste com as ondas de vermelho do lume acesso. Como acessório, há pequenos troncos de madeira nas estantes, como se de inverno se tratasse, e candeeiros de teto.

Restaurante Fogo
Restaurante Fogo Foto: Fogo

Na cozinha aberta os chefs mostram os seus dotes de culinária em cinco secções diferentes: forno a lenha, potes de ferro, robata (grelhador), padaria e pastelaria e frios/fumeiro. Além de honrar a gastronomia tradicional portuguesa, tem ainda uma vertente de destaque na sustentabilidade, cuja prática se centra na escolha de produtos frescos (o peixe e o marisco são da Lota de Peniche) e 100% portugueses.

Uma das cinco secções da cozinha
Uma das cinco secções da cozinha Foto: Fogo

Caso seja fã de pratos de peixe, aconselhamo-lo a experimentar a raia grelhada com courgette e molho de manteiga e alho ou o polvo com batatas assadas e chourição. Contudo, se preferir carne e estiver à procura de um local para desfrutar da Páscoa em família, aconselhamos o delicioso borrego no forno a lenha, acompanhado de arroz, também cozinhado no forno.

Prato do menu
Prato do menu Foto: Fogo
Prato do menu
Prato do menu Foto: Fogo

Onde? Av. Elias Garcia 57, 1000-114 Lisboa.
Horário: Terça a sábado das 12:30 às 16:00 e das 19:00 às 00:30 horas.

Saiba mais gastronomia tradicional, Lisboa, cozinha a fogo, chef Alexandre Silva, Páscoa
Relacionadas

Chef João Rodrigues anuncia retirada do Feitoria

O chef, que nos últimos anos se tem dedicado a projetos ligados a produtores nacionais, anunciou o fim da sua relação com o Feitoria e, assim, com o Altis Hotels. "Chega sempre a altura em que precisamos de fechar ciclos para que outros se abram."

Desconfinar em modo luxo no Douro

Viajar tornou-se uma experiência demasiado regozijante para se desperdiçar à toa. Fomos conhecer as novidades do Six Senses Douro Valley, em Lamengo, agora renovado e com descontos para marcações feitas nos próximos três anos.

Mais Lidas
Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.