Viver

Chef João Rodrigues anuncia retirada do Feitoria

O chef, que nos últimos anos se tem dedicado a projetos ligados a produtores nacionais, anunciou o fim da sua relação com o Feitoria e, assim, com o Altis Hotels. "Chega sempre a altura em que precisamos de fechar ciclos para que outros se abram."

Foto: DR
22 de abril de 2022 | Rita Silva Avelar
É com uma nostálgica fotografia, num barco e num dia cinzento, que o chef João Rodrigues anuncia o fecho de um ciclo no Feitoria, restaurante premiado com Michelin, e o fim da sua ligação ao Altis Hotels.

"O caminho foi duro, construído com altos e baixos, mas com um saldo francamente positivo, e com muitas conquistas a vários níveis que me orgulham. Mas, chega sempre a altura em que precisamos de fechar ciclos para que outros se abram. Por isso, este passo que dou não é o fim de algo, mas sim o começo de uma nova etapa" escreve, nas suas redes sociais. "Sinto-me muito agradecido por tantas pessoas e memórias que levo comigo no pensamento e que me ajudaram a ser melhor. Desejo o maior sucesso ao Restaurante Feitoria, que terá sempre um lugar especial no meu coração. Agora, olhos já no futuro e com muita vontade do que aí vem... Vamos com tudo!"

João Rodrigues chegou ao Altis Belém em 2009, como subchefe, e em 2013 tornou-se Chefe Executivo, mantendo a estrela Michelin do restaurante Feitoria nos últimos 11 anos. Em 2015 foi distinguido como Chef d' Avenir 2015 pela Internacional Academy of Gastronomy. João Rodrigues é também o Chef Preferido no TOP 10 dos Prémios Mesa Marcada por seis anos consecutivos entre 2017 e 2022.

Em 2016 iniciou aquela que seria a missão da sua carreira, a relação com produtores nacionais, a sua divulgação e mapeamento, lê-se, no comunicado de imprensa. Assim nascia o Projecto Matéria, uma iniciativa sem fins lucrativos que mudou radicalmente a forma como o país, os restaurantes e os cozinheiros encaram os pequenos produtores. Para já, o chef ainda não confirma o que advirá, mais, da sua decisão, deixando em aberto as razões que justificam a mesma.
Saiba mais Chef João Rodrigues, Feitoria, Michelin, Altis Hotels, gastronomia
Relacionadas

Vinhos que abrem um mundo de rosas

Uma seleção de rosés que têm vindo a conquistar o mercado. Os rosados eram anteriormente referidos como “vinhos de beira de piscina”, mas tudo mudou. Hoje são vinhos estruturados, gastronómicos e até prontos para envelhecer. Três do Douro, dois do Alentejo e um francês.

Mais Lidas