Prazeres / Sabores

7 jantares para celebrar 7 anos do restaurante Loco (a começar já esta semana)

O restaurante de autor do chef Alexandre Silva comemora o sétimo aniversário "à grande e à portuguesa, com jantares a quatro mãos e menus incógnitos ao longo de vários meses. O ciclo de surpresas arranca já a 16 de dezembro.

Foto: Loco
15 de dezembro de 2022 | Ana Filipa Damião

No restaurante Loco, do chef Alexandre Silva, nada é banal ou previsível, e a celebração do sétimo aniversário do estabelecimento não é exceção à regra. Loco significa no lugar, que por sua vez, para o chef e sua equipa, significa na cozinha, o lugar onde a magia acontece. Onde o conceito de fine dining de Alexandre Silva ganha vida numa versão muito própria e disruptiva; numa corrente criativa constante que se inova a cada estação, respeitando os ciclos da natureza e os seus produtos, sempre nacionais e biológicos, com uma ligação direta aos pequenos produtores.

Restaurante Loco
Restaurante Loco Foto: Loco
Restaurante Loco
Restaurante Loco Foto: Loco

Serão sete jantar únicos repartidos ao longo de sete meses para comemorar sete anos de existência de Loco, premiado com uma estrela Michelin pelo sétimo ano consecutivo. "O número 7 tem um significado muito especial para mim" e este aniversário "representa não só um ciclo de vida e de maturidade do restaurante, como também a celebração de um estilo muito próprio que quis introduzir com o Loco desde o primeiro dia, e que visa romper com as regras, surpreender e fugir do que é confortável", explica o responsável em comunicado. A ideia é que sintamos que fazemos parte de um espetáculo sem fim, com coisas a acontecer em todas as frentes, numa experiência gastronómica sublime e única para todos os sentidos. 

Serão sete jantar únicos repartidos ao longo de sete meses para comemorar sete anos de vida de Loco.
Serão sete jantar únicos repartidos ao longo de sete meses para comemorar sete anos de vida de Loco. Foto: Loco

O ciclo de comemorações arranca a 16 de dezembro, sexta-feira, às mãos de Alexandre Silva e do chef João Rodrigues, do Projeto Matéria, uma iniciativa sem fins lucrativos que pretende promover os produtores nacionais com boas práticas agrícolas e produção animal que respeita o meio ambiente. Uma reunião de cozinhas autênticas, sabores imprevisíveis e emoções à flor da pele. Os restantes jantares irão decorrer até junho, um por mês, com base no desconhecido e em que nada se sabe sobre o menu de degustação, apenas alguns nomes de peso, como os chefs Alex Atala e Nuno Mendes. 

O ciclo de comemorações arranca a 16 de dezembro, sexta-feira, às mãos de Alexandre Silva e do chef João Rodrigues, do Projeto Matéria.
O ciclo de comemorações arranca a 16 de dezembro, sexta-feira, às mãos de Alexandre Silva e do chef João Rodrigues, do Projeto Matéria. Foto: Loco

Quando? 16 de dezembro. Onde? Rua dos Navegantes, nº53-B, 1200-731 Lisboa. Reservas e mais informações aqui.

Saiba mais Loco, Chef Alexandre Silva, Aniversário, Estrela Michelin, Chef João Rodrigues
Relacionadas

Vinhos para saudar e celebrar a época das festas

Depois da consoada, vinhos para brindar e deixar memórias entre a família e os amigos nos jantares que se seguem. Um Porto luso-francês, dois tintos do Tejo e três brancos: um lisboeta e dois durienses.

Mais Lidas