Prazeres / Artes

Fotografias inéditas de António Variações estão pela primeira vez à venda

Cinco fotografias do célebre cantor António Variações, tiradas pela fotógrafa Teresa Couto Pinto, estão disponíveis para compra.

Foto: Teresa Couto Pinto
14 de novembro de 2023 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

Fotografias de António Variações dos anos 80, tiradas por Teresa Couto Pinto, estão à venda na loja online da Terra Esplêndida. A edição limitada conta com cinco fotos, todas elas numeradas e assinadas por Teresa. As imagens retratam momentos cruciais do início da carreira de Variações, capturados na intimidade da sua casa.

António Variações, Casa do cantor e compositor, 1983
António Variações, Casa do cantor e compositor, 1983 Foto: Teresa Couto Pinto

O famoso cantor possui uma vida repleta de momentos memoráveis, desde os seus humildes começos como um barbeiro excêntrico até ao lançamento do seu primeiro álbum. António Variações deixou a sua marca, não apenas pela sua singularidade artística, mas também pela inovação refrescante e vanguardista da sua música.

António Variações, Casa do cantor e compositor, 1981
António Variações, Casa do cantor e compositor, 1981 Foto: Teresa Couto Pinto

É de destacar que todas as fotografias foram meticulosamente selecionadas por Teresa Pinto, que não só era a fotógrafa de Variações, mas também a sua confidente. Esta relação de cumplicidade entre a fotógrafa e o artista, permitiu sessões permeadas pela liberdade criativa, resultando em imagens icónicas que fazem parte do imaginário coletivo português, como a que Variações segura uma tesoura ao peito. Estas imagens, tiradas entre 1981 e 1983, capturam momentos cruciais no início da carreira do cantor, quando a sua abordagem musical e estética inovadora o posicionavam como uma figura proeminente na cena cultural portuguesa.

António Variações, Casa do cantor e compositor, 1981
António Variações, Casa do cantor e compositor, 1981 Foto: Teresa Couto Pinto

Essas fotografias foram selecionadas a partir do arquivo pessoal de Pinto, que as preserva há mais de 40 anos. Além de reafirmar o inegável legado de António Variações, essas imagens revelam o papel fundamental da fotógrafa na construção da sua imagem.

As edições à venda são reproduções fine art feitas a partir dos negativos originais e mantêm os mais elevados padrões de qualidade na impressão digital de alta resolução, seguindo os padrões da indústria da arte na reprodução de fotografias. Cada imagem possui um tamanho de 21,7 x 30 cm e tem um custo de €120.

Saiba mais Fotografia, António Variações, Teresa Couto Pinto, Edição Limitada
Relacionadas

A última exposição do ano da Galeria Underdogs

"Controversial Affair" convida a uma reflexão visual sobe a famosa disputa rubenistas versus poussinistas. Conta com a participação de mais de nove artistas e estará disponível até ao dia 30 de dezembro.

Uma viagem táctil pela Amazónia

A pensar em pessoas invisuais e com problemas de visão, editora Taschen acaba de lançar uma versão táctil do famoso livro de fotografia de Sebastião Salgado. “Amazônia” transforma-se assim em “Amazônia Touch”.

Espetáculo “Quadros Vivos de Caravaggio” regressa ao Porto

Está de volta a encenação que dá vida a 21 obras do pintor italiano Caravaggio. Durante 60 minutos, os espectadores terão a oportunidade as personagens a saltar dos quadros, diante dos seus olhos. Um espetáculo de luz e sombra ao som de Bach, com todo o dramatismo do Barroco.

"Now and Then": a nova (e última) música dos Beatles

Paul McCartney e Ringo Starr, os dois únicos Beatles ainda vivos, acabam de lançar aquela que será a última canção da banda. Tem música e letra de John Lennon e participações de todos os outros elementos, incluindo George Harrison.

L'OBJET e Oficina Marques criam edição limitada de velas

A L'OBJET, renomada marca de luxo especializada em design de objetos de interiores e fragrâncias, anunciou a colaboração com a Oficina Marques, um estúdio multidisciplinar de Arte e Design de Portugal. Juntos, eles deram vida a uma coleção única de 20 velas, intitulada "Botânica".

Mais Lidas