Prazeres / Artes

"Beckham": a mini série documental já se estreou na Netflix - e não há muitos elogios

Dizer que a vida de David Beckham dava um filme não traria novidade para ninguém. Já Fisher Stevens preferiu fazer, em torno da superestrela uma mini série documental e o resultado parece ter sido um bocadinho diferente do que se esperava: afinal, dizem que é uma telenovela. “You have no idea”, advertem logo na apresentação da obra.

A carregar o vídeo ...
06 de outubro de 2023 | Diogo Xavier

Se aconteceu com David Beckham, então será notícia. Há praticamente três décadas que é assim, desde que o mítico ala direito inglês ainda vestia a lendária camisola 7 do Manchester United. Logo que surgiu naquela que ficou para a história como a Class of 92 - uma geração de jogadores que levaram o Manchester United de volta ao topo do futebol europeu, sendo que todos esses futebolistas (além de Beckham: Ryan Giggs, Paul Scholes, Nicky Butt e os irmãos Gary e Phill Neville) tiveram carreiras notáveis - que o mais célebre louro do futebol inglês dava sinais de ter aquele extra em relação a todos os outros. Se a tal geração de 92 foi proeminente o suficiente para que, por exemplo, se tivesse feito um filme - The Class of 92 (Ben Turner, Gabe Turner, 2013) - em que se conta a extraordinária ascensão dos promissores futebolistas de 1992 até à apoteose, quando se tornaram campeões europeus, todos juntos, pelo Manchester United, na final disputada em Camp Nou, contra o Bayern Munique, em 1999, então David Beckham estava ainda num patamar mais acima, distinguindo-se desde cedo de todos os outros por possuir uma óbvia e inegável dimensão extra-futebolística.

O documentário.
O documentário. Foto: Netflix

Foi precisamente em 1999 que David se casou com Victoria, que hoje o mundo conhece principalmente como sendo a senhora Beckham, mas que nesse tempo era Victoria Adams e, acima de tudo, a Posh Spice: uma das Spice Girls e possivelmente a mais admirada e cobiçada de todas as Girls que compunham aquela que foi a mais importante girl band da viragem do século - quiçá, a mais importante girl band de sempre. E foi o casamento mais posh que a imprensa cor-de-rosa britânica podia ambicionar. De repente, juntavam-se a figura mais mediática do futebol inglês com a mais spicy (esta conclusão é discutível) das girls que, à época, encantavam o universo pop fazendo furor no mundo inteiro.

Sobre Beckham, já muito se escreveu, claro, e também já muito se filmou, tanto em filmes que o evocam (Bend it Like Beckham, Gurinder Chedha, 2002), como em obras que o retratam de uma perspetiva quase exclusivamente futebolística (David Beckham: Infamous, Ben Sempey, 2022), além de Becks registar aparições breves e cameos em filmes como Goal! The Dream Bengins (Danny Cannon, Michael Winterbottom, 2005) ou Deadpool 2 (David Leitch, 2018), entre outros. Em suma, David Beckham é uma superestrela de alcance mundial, com uma figura que excede amplamente os relvados onde se tornou conhecido e que pisou ao serviço de Real Madrid, LA Galaxy, AC Milan e Paris Saint-Germain, além do já mencionado Manchester United. E, convenhamos, um currículo e tanto. 

Depois da carreira como futebolista, Beckham tornou-se homem de negócios, além de embaixador de marcas de prestígio, que vão da alta relojoaria aos cuidados com a aparência masculina - o que é uma escolha óbvia para esta marca, pois foi precisamente Beckham o homem que cristalizou uma definição possível para o protótipo do homem pós-moderno, e estávamos nós em finais dos anos 90: metrossexual, um homem que se cuida, que gosta de ser bonito, ou seja, que se comporta em relação à sua figura usando características habitualmente atribuídas ao lado feminino da humanidade (isto numa altura em que não se falava muito em binário e não-binário), mas sem que isso afetasse a sua masculinidade.

Em relação aos negócios, David Beckham também nunca se afastou demasiado do futebol. Aliás, o seu mais notável e ambicioso projeto é mesmo um clube de futebol, o Inter de Miami, da MLS - Major League Soccer, a principal divisão do futebol dos Estados Unidos da América. Fundado em 2018 com o nome Club Internacional de Fútbol, o Inter de Miami mostrou desde logo ao que vinha: ser um clube que unisse em seu redor a numerosa e fortíssima comunidade hispânica da Florida. Desportivamente, o projeto não tem tido grande sucesso, apesar dos recentes progressos registados após a chegada à equipa do super astro do futebol Lionel Messi. Mas ao nível da imagem e da popularidade, o Inter de Miami é um caso de sucesso - ou não se tratasse de um projeto com a assinatura de David Beckham.

E é com todos estes ingredientes que chegamos ao assunto do momento, a mini série documental da Netflix, Beckham, que retrata a vida e a carreira da super estrela. O premiado realizador Fisher Stevens dirige a série, que se divide em quatro capítulos. "You think you know Beckham, but you have no idea"  ("Vocês pensam que conhecem Beckham, mas não fazem a menor ideia"), atira a frase que apresenta o documentário, desafiando definitivamente os espectadores. Será que conhecemos? Será possível conhecer além da superfície alguém com esta dimensão? Parece ser essa a proposta de Fisher Stevens e da Netflix.

Quem já viu e escreveu sobre o assunto, parece concordar num ponto: a pretexto de se explorar a carreira e a vida privada de Beckham, quase em simultâneo, acaba-se numa espécie de voyeurismo privilegiado com uma vista rara para o interior e a intimidade não só de David mas de toda a família Beckham. Corey Seymour escreve, na Vogue, "come for the football, stay for the soap-opera-level drama", o que é revelador do que se pode esperar da produção. Marlow Stern (Rolling Stone) sublinha a falta de contexto acerca de Beckham para-lá-dos-relvados (os tais ingredientes extra de que falávamos atrás) e compara a série documental a The Last Dance (Jason Hehir, 2020), uma outra mini série documental, também com carimbo Netflix, que retrata uma época específica na carreira do basquetebolista Michael Jordan e que, desse ponto de partida, constrói uma narrativa para além da NBA. Só que Marlow Stern acrescenta, com sublinhado, "with a lot less tea", o que nos devolve assustadoramente ao universo proposto por Seymour: o das novelas, explorando, por exemplo, as crises matrimoniais do casal posh, os rumores das infidelidades e os conflitos de personalidade que, por vezes, se manifestam nas pequenas coisas. Como em todas as telenovelas. Mas o melhor mesmo é ver. Se contém Beckham, de certeza que vale a pena.

Saiba mais Celebridades, David Beckham, Série Documental, Cinema, Hollywood, Manchester United, Futebol, Netflix
Relacionadas

L'OBJET e Oficina Marques criam edição limitada de velas

A L'OBJET, renomada marca de luxo especializada em design de objetos de interiores e fragrâncias, anunciou a colaboração com a Oficina Marques, um estúdio multidisciplinar de Arte e Design de Portugal. Juntos, eles deram vida a uma coleção única de 20 velas, intitulada "Botânica".

Série documental sobre Pinto da Costa já tem trailer

Chama-se "Senhor Presidente – O Campeonato de Uma Vida" e é a nova série em três episódios que conta, na primeira pessoa e com relatos de família, amigos e figuras do futebol, a vida dessa figura incontornável do Futebol Clube do Porto.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.