Prazeres / Artes

A última exposição do ano da Galeria Underdogs

"Controversial Affair" convida a uma reflexão visual sobe a famosa disputa rubenistas versus poussinistas. Conta com a participação de mais de nove artistas e estará disponível até ao dia 30 de dezembro.

Foto: Chris Costa
10 de novembro de 2023 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

Fundada há 13 anos, a Galeria Underdogs, mantém-se fiel à promoção dos artistas portugueses e internacionais que estão ligados ao universo da arte contemporânea. Agora, a exposição "Controversial Affair", a última deste ano apresentada pela galeria, apresenta uma coleção de obras composta de artistas como  André Saraiva, FAILE, Felipe Pantone, Jason REVOK, JonOne, Maya Hayuk, Okuda San Miguel, PichiAvo, Sainer ou Swoon.

Esta mostra estabelece uma ponte conceptual entre o período contemporâneo e a arte que marcou o século XVII, revisitando um debate histórico na própria história da arte ocidental. Na década de 1670, a Academia Real de Pintura e Escultura francesa testemunhou uma controvérsia entre os rubenistas, que defendiam a supremacia da cor na pintura, e os poussinistas, que valorizavam a superioridade da linha. Os rubenistas, inspirados por Peter Paul Rubens, enalteciam a cor como mais fiel à natureza, enquanto os poussinistas, influenciados por Nicolas Poussin, argumentavam que a linha era essencial para representar a forma. Eventualmente, a cor prevaleceu, representando a emoção sobre a racionalidade e tornando a arte mais acessível.

Swoom
Swoom Foto: Bruno Lopes

Nesta exposição, os artistas revisitam essa disputa, criando obras que refletem a harmonia e o conflito entre a linha e a cor. É de realçar que muitos deles começaram as suas carreiras nas ruas, com graffiti, e, portanto, compreendem a importância da linha. O uso da cor representa a evolução das suas práticas, levando-as a diferentes formatos e espaços. A exposição também toca na questão da acessibilidade na arte, um tópico ainda controverso nos dias de hoje.

Pichiavo
Pichiavo Foto: Bruno Lopes

Como forma de interagir com o público, estes desempenham um papel fundamental na exposição, uma vez que são convidados a deixar a sua própria marca - escolhendo o lado que mais ressoa consigo. Enquanto a disputa histórica entre linha e cor é revisitada, o desfecho será determinado pela interação dos visitantes, tornando a experiência ainda mais envolvente e participativa.

André Saraiva
André Saraiva Foto: Bruno Lopes

Além disso, no espaço Cápsula, a artista Camila Nogueira apresenta "High Gardens," a sua primeira exposição individual na Underdogs. As obras refletem a procura pela harmonia entre o irreal e o comum, bem como a reconciliação entre o Homem e a Natureza, proporcionando uma experiência artística única e contemplativa. A exposição fica disponível até 30 de dezembro.

Pichiavo
Pichiavo Foto: Bruno Lopes
Saiba mais Arte, Underdogs, Pintura, André Saraiva, FAILE, Felipe Pantone, Jason REVOK, JonOne, Maya Hayuk, Okuda San Miguel, PichiAvo, Sainer e Swoon
Relacionadas

Espetáculo “Quadros Vivos de Caravaggio” regressa ao Porto

Está de volta a encenação que dá vida a 21 obras do pintor italiano Caravaggio. Durante 60 minutos, os espectadores terão a oportunidade as personagens a saltar dos quadros, diante dos seus olhos. Um espetáculo de luz e sombra ao som de Bach, com todo o dramatismo do Barroco.

As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.

Uma exposição de arte que é um recife

A “Art Reef” é a nova exposição do artista plástico Vhils. Está no fundo do mar, foi feita com materiais oriundos de centrais termoelétricas desativadas e vai ser a casa de milhões de peixinhos. Marque já uma visita e não se esqueça das barbatanas.

Mais Lidas
Artes As Bond girls mais sexy de sempre

De Ursula Andress a Denise Richards, passando por Halle Berry e Monica Bellucci, estas são as mulheres mais icónicas que passaram pelos 25 filmes de James Bond desde 1962.