O Cowboy da meia-noite, 1969
Neste clássico dos anos 60, a produtora não tinhadinheiropara mandar fechar uma rua deNova Iorque, então planeou filmar a cena emtempo real. Tudo era real, das pessoas aos carros, a entrar e a sair de cena, inclusive a cena em que um táxi quase bate emDustin Hoffman. Nesse momento, o ator grita: "Ei, estou a caminhar aqui! Estou a caminhar aqui!" A fala, que foi improvisada, tornou-se parte do filme e é muitas vezes citada pelos nova-iorquinos.
Taxi Driver, 1976
Nenhum diálogo foi escrito para a cena em queRobert De Niro fica em frente ao espelho e experimenta a arma, emTaxi Driver, o filme que levou o ator a fazer de taxista vários meses, em Nova Iorque, ainda antes de as filmagens começarem. O diretor, Martin Scorsese, sugeriu que DeNiro improvisasse naquela cena, então o ator começou a brincar com a frase, hoje muito citada:"Estás a falar comigo? Estás a falar comigo?”(Are you talking to me? Are you talking to me?) repetindo a frase várias vezes, enquanto olha para o espelho.
Tudo Bons Rapazes, 1990
No início destemítico filme de criminosos, um dos companheiros de Henry (Ray Liotta), Tommy Devito (Joe Pesci), conta uma história, e Henry elogia-o e diz: “Tu és muito engraçado". Pesci sai-se com um discurso improvisado, dizendo: "Eu sou engraçado como?Engraçado como se eu fosse um palhaço?Como se estivesse aqui para te entreter? Diz-me o que é engraçado" A sequência inteira baseou-se naexperiência de vida realde Pesci como um jovem empregado de um restaurante, em que certa vez disse a um cliente, criminoso, que ele era engraçado. Martin Scorsese encorajou Pesci e Liotta a colocar essa história na cena sem dizer aos outros atores para que a câmara pudesse capturar a reação real.
Tubarão, 1975
O famoso monólogo do velhocaçador de tubarões, Quint (Robert Shaw) em Tubarão (Jaws), deSteven Spielberg, é inesquecível. O ator tinha sugerido que todos bebessem um pouco para entrar no espírito, mas ele bebeu tanto quedesmaiou. Mais tarde, nessa noite, chamou o diretor Steven Spielberg e pediu para refazer a cena no dia seguinte. Tinha-o reescrito sozinho e improvisou na perfeição.
Star Wars - O Império Contra-Ataca, 1980
Neste filme dasaga Star Wars, a cumplicidade entre Han Solo (Harrison Ford) e a princesa Leia (Carrie Fisher) cresceu. Num dos diálogos, quando Leia diz a Harrison Ford que o ama, ele responde:“Eu sei”, uma fala que não estava no guião, mas que os realizadores acabaram por achar ser muito mais representativa docarácter arrogantede Han Solo, e, claro, foi motivo de riso. Curiosamente, a fala é repetida emRise of Skywalker, quando ele diz a mesma linha ao seu filho.