Estilo / Moda

A elegância da LVMH em Paris 2024: Um legado de criatividade e sustentabilidade

No dia 2 de julho, a LVMH e o Comité de Organização Paris 2024 revelaram os uniformes e os tabuleiros de medalhas que irão abrilhantar as cerimónias de vitória dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

Foto: @LVMH
03 de julho de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
Cem anos depois de Paris acolher os Jogos Olímpicos pela última vez, a LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton) - uma empresa multinacional francesa especializada em produtos de luxo - presta homenagem ao passado com uniformes inspirados nos anos 20, quando o sportswear começou a ganhar destaque e os estilos unissexo e feministas emergiam. Esta indumentária, destinada aos 515 jovens voluntários selecionados de diversas federações desportivas nacionais, não são apenas um tributo à herança cultural francesa, mas também uma celebração da fluidez e liberdade de movimento.

Os uniformes são inspirados nos anos 20, quando o sportswear começou a ganhar destaque e os estilos unissexo e feministas emergiam.
Os uniformes são inspirados nos anos 20, quando o sportswear começou a ganhar destaque e os estilos unissexo e feministas emergiam. Foto: @LVMH
A indumentária inclui pólos, calças largas e bonés tradicionais de gavroche, refletindo um design intemporal com um toque contemporâneo. Além disso, cada voluntário receberá produtos da Fenty Beauty, sublinhando a importância da individualidade e da expressão pessoal. Para além disso, todas as 600 peças de vestuário são feitas com materiais ecológicos, provenientes do ecossistema de reciclagem de têxteis em circuito fechado LVMH Circularity. Os pólos e bonés são confeccionados em tecido jersey de têxteis reciclados, um processo inovador desenvolvido pela startup francesa Weturn. As calças, por sua vez, são fabricadas com uma mistura de poliéster e lã reciclada, reforçando o compromisso do grupo com a moda sustentável. Grande parte da produção é realizada em França, com os pólos fabricados pela Duval, na região de Vosges, e as calças produzidas pela La Fabrique NOMADE, uma organização que apoia a integração profissional de artesãos refugiados. Este modelo de produção não só assegura qualidade e sustentabilidade, mas também promove a inclusão social e profissional.

Por outro lado, os tabuleiros de medalhas, concebidos pela Louis Vuitton, são uma demonstração da excelência artesanal francesa. Criados na oficina de Beaulieu-sur-Layon, estes tabuleiros combinam a icónica tela Damier com um interior forrado a pele preta mate, projetados para serem leves e práticos. Capazes de conter entre duas a seis medalhas, estes tabuleiros carregam as criações da joalheria Chaumet, realçando o savoir-faire francês num dos momentos mais importantes para os atletas.

Os tabuleiros de medalhas, concebidos pela Louis Vuitton, são uma demonstração da excelência artesanal francesa.
Os tabuleiros de medalhas, concebidos pela Louis Vuitton, são uma demonstração da excelência artesanal francesa. Foto: @LVMH
A colaboração entre a LVMH e Paris 2024 é um testemunho da união entre tradição, inovação e sustentabilidade. Os uniformes e tabuleiros de medalhas não são apenas elementos funcionais, mas verdadeiras obras de arte que refletem a rica herança cultural e o compromisso com o futuro. Assim, a LVMH reforça o seu papel como "o Artesão de Todas as Vitórias", tornando os Jogos de Paris 2024 uma celebração de excelência, elegância e responsabilidade ambiental.
Saiba mais Estilo, Moda, LVMH, Paris, LV, Louis Vuitton, Tabuleiro, Roupa, Jogos Olímpicos, Paralímpicos
Relacionadas

16 ténis para usar agora, do estilo retro ao slip on

A formalidade já não é o que era. Controvérsias à parte, no que diz respeito aos ténis, é unânime. Versáteis e plenos de design, encontram inspiração em todos os estilos e adaptam-se a todas as ocasiões. Bom senso na medida certa é o único requisito obrigatório.

Neutros: a tonalidade que melhor veste o verão

A sobriedade e frescura dos brancos e beges preenchem os requisitos que se procuram na estação quente: versatilidade e elegância. Adaptados à ocasião e personalidade, confirmam que ser neutro compensa em estilo, seguramente.

Mais Lidas
Moda Camisas. A irreverência de um clássico

De manga curta em conformidade com a leveza e frescura que a época estival impõe, as camisas quebram a sobriedade habitual com estampados, materiais e bordados inusitados. A indiferença não se aplica, mas sim atitude. Muita!

Moda 16 ténis para usar agora, do estilo retro ao slip on

A formalidade já não é o que era. Controvérsias à parte, no que diz respeito aos ténis, é unânime. Versáteis e plenos de design, encontram inspiração em todos os estilos e adaptam-se a todas as ocasiões. Bom senso na medida certa é o único requisito obrigatório.