Prazeres / Lugares

Esta casa no deserto da Califórnia é quase invisível (e está no mercado por 18 milhões)

Pode passar despercebida a olho nu, mas está apenas camuflada no cenário. O facto de se situar num deserto, a par da piscina interior aquecida e da paisagem, torna a chamada Casa Invisível numa referência arquitetónica.

A carregar o vídeo ...
26 de outubro de 2023 | Ana Filipa Damião

Construída em 2019 pelos produtores de cinema Chris e Roberta Hanley, em colaboração com o arquiteto Tomas Orsinski, a Casa Invisível está atualmente no mercado por 18 milhões de dólares, um valor recorde para a residência. Mas de onde vem a sua fama? Afinal, está situada na terra árida do parque nacional de Joshua Tree, a duas horas de Los Angeles, EUA.

Tal como o nome indica, a Casa Invisível funde-se com a paisagem do deserto.
Tal como o nome indica, a Casa Invisível funde-se com a paisagem do deserto. Foto: Christie's International Real Estate

O facto de estar no meio do nada, rodeada por formações rochosas e plantas típicas do deserto, é o que a torna tão popular. Isso e a configuração arquitetónica fora deste mundo, com o exterior em vidro espelhado e o formato puramente retangular. Uma bonita miragem criada por mãos humanas, inspirada no clássico de ficção científica 2001 - Odisseia no Espaço (1968). A sua localização privilegiada torna-a assim num refúgio natural, longe do stress citadino; uma experiência holística aliada a um design sofisticado, mas também sustentável.

A sua localização privilegiada torna-a num refúgio holístico, longe da azáfama da cidade.
A sua localização privilegiada torna-a num refúgio holístico, longe da azáfama da cidade. Foto: Christie's International Real Estate
A piscina interior aquecida é um dos pontos-chave da casa.
A piscina interior aquecida é um dos pontos-chave da casa. Foto: Airbnb

A piscina interior aquecida, recorrendo a energia solar, é indubitavelmente um dos pontos fortes, a par da alta parede branca junto à mesma, concebida para longos serões cinematográficos, e da cozinha digna de estrelas Michelin. É importante perceber que, embora as paredes exteriores sejam espelhadas (os vidros refletem o calor e filtram também os raios UV) a vista de dentro não tem quaisquer obstáculos. Acordar numa cama macia virada diretamente para o deserto de Joshua Tree deixa de ser um sonho. E para quem desejar sentir os pés na terra, basta sair pelas portas de correr. 

A Casa Invisível tem três suítes no total, algumas com portas altas de correr, de modo a que os hóspedes estejam a um passo da natureza.
A Casa Invisível tem três suítes no total, algumas com portas altas de correr, de modo a que os hóspedes estejam a um passo da natureza. Foto: Christie's International Real Estate

Desde a sua construção que a Casa Invisível já acolheu celebridades e fez parte do programa da Netflix The World's Most Amazing Vacation Rentals

Saiba mais Casa Invisível, Califórnia, Joshua Tree
Relacionadas

As casas de luxo mais pequenas (e charmosas) do mundo

Editado pela TASCHEN, o livro "Small Houses" compila as fotografias, descrições e histórias de mais de 50 casas minúsculas espalhadas por 25 países. As imagens fazem-nos sonhar (e querer espreitar lá para dentro).

Fashion Clinic Home abre pop-up de decoração

A curadoria inclui peças premium das portuguesas Bordallo Pinheiro e Leitão & Irmão, a bestseller Collection Oriente Italiano de Ginori 1735, ou a nova coleção Mama Milano de La DoubleJ.

Casas de Sal: uma vida de luxo na Fuseta

Com o seu toque contemporâneo, inspirado na tradição algarvia e na paisagem envolvente, o projeto oferece 11 casas espaçosas, das quais 7 estão disponíveis para venda. Cada uma destas residências deslumbra com amplas vistas para a Ria Formosa e para o Oceano Atlântico.

Mais Lidas
Parte I Além (do) mar: um guia para descobrir outra Menorca

Há qualquer coisa de indistinto em Menorca, mas que faz dela um lugar sem igual. Sim, são as praias e a natureza, o sossego e a comida, mas também as galerias de arte, as caminhadas, os encontros inesperados. Há uma ilha que palpita fora dos pacotes turísticos e dos guias de verão. Um lugar para onde apetece fugir e não mais voltar.

PARTE II Roteiro. O que visitar, comprar e experimentar em Menorca

Há qualquer coisa de indistinto em Menorca, mas que faz dela um lugar sem igual. Sim, são as praias e a natureza, o sossego e a comida, mas também as galerias de arte, as caminhadas, os encontros inesperados. Há uma ilha que palpita fora dos pacotes turísticos e dos guias de verão. Um lugar para onde apetece fugir e não mais voltar.