Prazeres

O gadget que vai mudar a forma como bebe vinho

Chama-se QelviQ e é um refrigerador elétrico que redefine o ritual de beber vinho.

Foto: QelviQ
23 de abril de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
É um pequeno gadget capaz de transformar a forma como se aprecia vinho à mesa. Desenvolvido pelos irmãos belgas Helena e Xavier Verellen, ao longo de oito anos, este aparelho vai muito além das simples funcionalidades de manter a temperatura ideal.

Ao contrário dos convencionais refrigeradores isolantes, o QelviQ mantém o frio durante o tempo desejado, mas também é capaz de arrefecer a garrafa duas vezes e meia mais rápido do que um frigorífico comum. Com um preço de €495, o dispositivo, disponível para compra online, utiliza um módulo de arrefecimento termoelétrico Peltier, ajustando a temperatura da garrafa com precisão.

Acompanhado por uma aplicação própria, disponível em sete idiomas, o QelviQ oferece uma experiência completa para os amantes de vinho. Ao tirar uma fotografia do rótulo da garrafa, a aplicação consulta uma base de dados de mais de 350 mil vinhos, determinando a temperatura ideal com base na casta, região e o produtor.

Além disso, oferece conselhos especializados sobre combinações de vinho e comida, e proporciona acesso direto a sommeliers reais, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Tudo isso num só dispositivo que se destaca não só pela funcionalidade, mas também pelo design, resultado de testes com 315 protótipos.

A ideia é tornar cada vinho numa experiência única e aprimorada, indo além da mera manutenção da temperatura e elevando a degustação de vinho a um patamar superior.

Saiba mais Tecnologia, Vinho, QelviQ, Refrigerdaor, App
Relacionadas

Preço dos chalets de luxo continua a subir

A edição anual do Ski Property Report mostra que o preço dos chalets de luxo aumentou 4,4% nos últimos 12 meses até junho deste ano: a maior taxa de crescimento desde 2014.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.