Prazeres / Sabores

Receita. Buñuelos, a sobremesa natalícia do México que vai brilhar na consoada portuguesa

O Natal é feito de tradições, todos o sabemos, mas inovar à mesa também é permitido. Deixe-se influenciar pelos sabores do lado de lá do Atlântico e triunfe junto dos seus com uma proposta inusitada.

Foto: D.R.
23 de dezembro de 2021

A sugestão que lhe trazemos para as festividades deste ano vem diretamente do restaurante Salta em Lisboa, de que aliás já lhe falámos aqui. Nesta cozinha de autor, unem-se os sabores da Ásia e da América Central.

Desta última, surgem-nos os buñuelos, uma sobremesa de Natal mexicana que constitui uma das tradições gastronómicas mais antigas daquele país, e que por esta altura também faz parte da carta do restaurante. Se quiser tentar a proeza em casa, aqui fica a receita.

Uma dica. Para este tipo de bolinhos fritos com massa feita à base de farinha, o recheio pode ser literalmente o que quiser. Aqui sugerimos gelado de framboesa, mas sinta-se livre para arriscar.

Ingredientes:

- 360g de farinha
- 5g de fermento em pó
- 5g de sal
- 265g de açúcar
- 125ml de óleo vegetal
- 250ml de água fria
- 7g de canela em pó
- Óleo para fritar

Confeção:

Bata a farinha, o fermento, o sal e 15g de açúcar no processador de alimentos até incorporar. Adicione a gordura vegetal e misture até que o preparado se assemelhe a areia húmida, ou seja, 10 a 15 vezes. Com o processador em funcionamento, adicione água aos poucos até que a massa esteja homogénea.

Coloque a massa numa superfície com farinha e amasse-a até ficar lisa e elástica (cerca de 1 minuto). Cubra e deixe descansar por 30 minutos.

Adicione o óleo vegetal a uma frigideira grande em lume médio e aqueça a 180 graus.

Adicione a canela aos restantes 250g de açúcar numa tigela pequena e reserve.

Molde a massa em 24 bolas (4cm), e cubra-as até à sua utilização. Numa superfície levemente enfarinhada, polvilhe cada bola de massa com farinha e com o rolo da massa torne-as fatias finas (de aproximadamente 12 cm). Repita o processo: duas bolas de massa de cada vez, antes de fritar.

Frite duas rodelas de massa de cada vez, até dourar e ficarem crocantes, 2 a 3 minutos de cada lado. Remova os buñuelos para um prato/tabuleiro forrado com papel de cozinha, e polvilhe os dois lados com a mistura de canela e açúcar, e estão prontos a servir.

Os buñuelos podem ser armazenados num recipiente hermético durante 3 dias. Servir com gelado de framboesa (ou outro, a gosto).

Saiba mais prazeres, sabores, receita, bruñelos, natal, México, restaurante, Salta, mesa, consoada
Relacionadas

Receita: Corações de alface com molho de iogurte

De programa de televisão para livro, Luísa Villar viajou até ao passado para descobrir tradicões gastronómicas portuguesas. Aprenda a fazer esta receita, uma invenção de Luisa, para o livro 'Mesaluisa - Receitas e Mulheres de Todos os Tempos'.

6 vinhos para celebrar o fim de ano

Uma seleção que conta com dois vinhos feitos a partir de uma única casta, mas de regiões bem diferentes. Uns “autênticos” do Dão e do Douro, e um alentejano que desafia o habitual. Ainda um Porto que comemora duas décadas de atividade.

Vinhos para começar com o pé direito

Numa altura em que se fazem promessas e se pensa no futuro, a frase de Benjamim Franklin vem a calhar: “Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água”. Para a primeira parte, as propostas são dois tintos e um branco do Douro e do Alentejo, dois brancos bem díspares e um tinto.

Mais Lidas