Prazeres

Receita: Corações de alface com molho de iogurte

De programa de televisão para livro, Luísa Villar viajou até ao passado para descobrir tradicões gastronómicas portuguesas. Aprenda a fazer esta receita, uma invenção de Luisa, para o livro 'Mesaluisa - Receitas e Mulheres de Todos os Tempos'.

Foto: Bárbara Tomaz
10 de dezembro de 2021 | Rita Silva Avelar
Ingredientes:

- 3 corações de alface
- 1 iogurte grego natural
- 1 lima
- 6 folhas de hortelã
- 50 g de avelã torrada
- Azeite q.b.
- Sal e pimenta q.b.
MesaLuísa - Receitas e mulheres de todos os tempos, Casa das Letras, €23,90
MesaLuísa - Receitas e mulheres de todos os tempos, Casa das Letras, €23,90

Confeção:

Liga-se o forno a 180 °C.

Cortam-se os corações de alface ao meio no sentido do comprimento.

Colocam-se num prato de ir ao forno com a parte interior para cima.

Temperam-se com sal e pimenta em grão e regam-se com um fio de azeite.

Vão ao forno 15 minutos. Entretanto, numa tigela, junta-se o iogurte, as raspas e o sumo de ½ lima, e as folhas de hortelã cortadas em tiras fininhas. Tempera-se com sal e pimenta.

Retiram-se as alfaces do forno, regam-se com o molho de iogurte e salpicam-se com as avelãs torradas e picadas.

Serve-se imediatamente.
Saiba mais Receita, Luisa Villar, Mesaluisa, Mesaluisa - Receitas e Mulheres de Todos os Tempos, Cozinha, Corações de alface com molho de iogurte
Relacionadas

Vinhos para celebrar a vida

Há muito para comemorar esta semana. Na região do Oeste festeja-se 25 anos de marca, perto da Serra de Aire há vinhos com novo grafismo, uma década no Douro e 20 anos de carreira na Bairrada. Há parcelas especiais e vinhos de sempre. Datas para assinalar em várias regiões do país com vinhos, comentários e notas dos enólogos e produtores.

Vinhos para sossegar o espírito

Com as festas à porta, um copo de vinho para descontrair e relaxar. Dois clássicos do Douro, dois conventuais, mas de regiões distintas, uma proposta bem a norte e o lançamento de uma gama que marca a chegada dos novos donos. Para ir saboreando, com quietude.

Descobrir Portugal à mesa

Pensar que os melhores restaurantes se localizam unicamente nas metrópoles é cair num engodo dispensável. A MUST foi conhecer três lugares de exceção, com cozinha de autor. Começando no Ribatejo, passando pela Costa Vicentina e terminando na capital Algarvia, descentralizar é o mote desta peça gastronómica.

Mais Lidas