Prazeres / Sabores

Pequeno doce deleite

Chamam-lhe pastel de nata, mas estas duas palavras parecem redutoras para explicar a relação que os portugueses têm com um dos mais afamados bolos portugueses. Agora podemos provar uma versão sublime do mesmo no CASTRO.

Foto: Nuno Correia
06 de abril de 2022 | Rita Silva Avelar
Subir a famosa rua Garrett, no Chiado, exige esforço físico até para os mais valentes. Lá em cima, a vista do largo Camões para o rio, ali para quem espreita da rua do Alecrim, é a recompensa. Ou será que a recompensa passou a estar a meio da subida? É que agora o número 38 tem novos residentes: aquela que foi muitos anos a morada da casa de chás e cafés Pereira (e que antes foi a Perfumaria Primavera) passou a ser a morada do atelier de pastéis de nata CASTRO.
CASTRO, Atelier de pastéis de nata.
CASTRO, Atelier de pastéis de nata. Foto: Francisco Nogueira
CASTRO, Atelier de pastéis de nata.
CASTRO, Atelier de pastéis de nata. Foto: Nuno Correia

Sentarmo-nos aqui a contemplar os trausentes enquanto trincamos um exemplar deste doce português e bebericamos a tão adorada bica, representa, para quem sabe que a vida está nos detalhes, um daqueles prazeres inéditos. Também é nos detalhes que Rui Sanches, CEO da Plateform e mentor desta ideia, acredita. O nome é uma homenagem ao apelido da sua família materna: "O meu avô viveu toda a vida no Bairro Alto e trabalhou na reabilitação de edifícios no centro histórico. Por isso, há aqui uma certa homenagem" diz, em comunicado de imprensa. Além de o CASTRO já existir no Porto, agora também morada fixa no Chiado e até já podemos ver o fabrico dos pastéis ao vivo, através da cozinha de portadas vidradas que há no interior do atelier CASTRO, que mostra a sua linha de montagem e confeção.
CASTRO, Atelier de pastéis de nata.
CASTRO, Atelier de pastéis de nata. Foto: Francisco Nogueira

CASTRO, Atelier de pastéis de nata.
CASTRO, Atelier de pastéis de nata. Foto: Nuno Correia

Aveludado e estaladiço, sem resquícios de manteiga e frituras, este pastel de nata é uma receita do chef pasteleiro Daniel Seixas, que  criou uma versão mais sofisticada da receita tradicional, feito com massa fina e mais cremosidade, já que o recheio é maturado 24h. "Preparada com os melhores ingredientes e uma técnica aprimorada, queríamos um pastel perfeito, pouco doce, e que fosse uma imagem de marca: quando viaja-mos, toda a gente conhece o pastel de nata", diz. Seja  acompanhado com um café, um chá, um copo de vinho do Porto ou até uma ginjinha, não esqueça da "regra": coma-o em três dentadas.

Onde? R. Garrett 38, Lisboa Quando? Todos os dias, das 9h às 21h. @castropasteisdenata
Saiba mais Pasteis de Nata, rua Garrett, Perfumaria Primavera, Camões, rua do Alecrim, CASTRO, Pereira, Atelier
Relacionadas

Vinhos laranja e escolhas de especialistas

A abrir um “orange wine” do Alentejo. A nova edição de um “field blend”, um tinto com uma casta menos habitual, um branco tradicional e um porto clássico, todos do Douro. A terminar, uma seleção de sommeliers no Tejo.

Mais Lidas