O Penha Longa, em Sintra, lança quatro bolos para adoçar o Natal e embelezar as mesas
Além do habitual bolo-rei, este ano chegam também um panetone e dois troncos de Natal, pelo chef Francisco Siopa.

Desde 2020 que o chef pasteleiro do Penha Longa Resort, Francisco Siopa, reinventa o bolo-rei com um novo sabor. Este ano, não é só o bolo-rei que fica disponível para adquirir e brilhar nas festas da época festiva. O chef explorou os sabores natalícios e desenvolveu também um Panettone e dois Troncos de Natal, com assinatura The Chocolate by Penha Longa.

A The Chocolate by Penha Longa é uma marca de chocolate de luxo artesanal do resort criada pelo chef Francisco Siopa. Criam bombons originais de chocolate escuro, e ainda alguns doces sazonais, mas com reviravoltas contemporâneas. O chef equilibra a provocação do contemporâneo com a sensibilidade pelo tradicional e sabores de conforto.

Este Natal conta com o seu clássico bolo-rei, desta vez os elementos de chocolate negro, noz pecã, damascos e tâmaras, são aromatizados com o sabor da laranja nacional e um toque final de malte. A massa é levedada durante 72 horas, conferindo um sabor elegante e leve. Mas o luxo materializa-se na decoração do bolo, de flocos de ouro a framboesas para conferir a cor tradicional, passando por figos secos, alperces, tâmaras, avelãs e pedaços de cacau.

Entre as novas adições, o Panettone artesanal segue a tradição italiana. Uma massa leve, fofa e com ar é recheada generosamente com pedaços de chocolate belga para saciar os mais amantes de chocolate. Além do sabor rico e fofo, o cheiro do panettone – ou a Natal, já que as especiarias conferem esse cheiro – e o seu aspeto completam o aspeto festivo de qualquer mesa.

Também em duas adições desta época, as duas variantes do Tronco de Natal denominam-se Squirrel e Gift. O Squirrel é de bolacha speculoos, creme brullé de baunilha, geleia de tangerina e mouse de chocolate de leite da Callebaut, com notas torradas e de caramelo. O Gift, por outro lado, é um bolo chiffon de chocolate, com mousse de chocolate que exibe toques de caramelo, manteiga, creme e sal, mas ainda praliné de amêndoa e geleia de frutas. Entre o sabor mais aromático e de baunilha do Squirrel e o sabor mais quente do chocolate do Gift, qualquer cliente conseguirá escolher um possível preferido.

Os troncos de Natal e o Bolo-Rei estão apenas disponíveis de 1 de novembro a 15 de janeiro, mas poderá saborear o Panettone do chef Francisco Siopa o ano inteiro.
Onde se come bem em Portugal? Guia Repsol regressa em 2025 e os inspetores já estão sentados à mesa
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
Receita. Suflê de Chocolate do chef Henrique Sá Pessoa
A Must teve acesso a uma das 12 receitas do novo livro "Pela Boca", do chef Henrique Sá Pessoa e do jornalista Fernando Alvim.
A trufa ganha protagonismo no novo menu do 1743 Palácio da Fonte Nova
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
As festas no Suba sabem a Trás-os-Montes, mas acima de tudo, sabem a Natal
A gastronomia tradicional é repensada para o fine dining pelo chef Fábio Alves em três refeições exclusivas. Fomos experimentar um menu com algumas das suas propostas.
Quatro vinhos e as suas histórias: Duas “tourigas” e dois tintos com a marca duriense
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.
Tudo pronto para o Natal no Penha Longa Resort
Lá porque a época natalícia é para ser passada em família, não quer dizer que tenha de ser passada em casa. Este ano, esqueça a compra do peru e do bacalhau e as pilhas de loiça para lavar e vá jantar fora. E quem diz jantar diz almoçar. E nada impede que repita a proeza no réveillon.
Foi uma vida dedicada ao vinho, da qual se reforma com uma trilogia muito especial e um nome algo estranho Quadraginta – em latim, significa 40, representando as outras tantas vindimas em que participou. Domingos Soares Franco faz aqui uma despedida em grande, como sempre sonhou.
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.
The Chocolate by Penha Longa é a nova loja de chocolates, com chocolates artesanais de marca própria, inaugurada, como o nome indica, pelo Penha Longa Resort e localizada nas instalações do hotel.
Um speakeasy que celebra o glamour dos anos 1920 é a mais recente aposta do Le Monumental Palace, um hotel de cinco estrelas na Avenida dos Aliados. Entre cocktails de autor e clássicos revisitados com um toque moderno, há muito para provar.