Receita. Suflê de Chocolate do chef Henrique Sá Pessoa
A Must teve acesso a uma das 12 receitas do novo livro "Pela Boca", do chef Henrique Sá Pessoa e do jornalista Fernando Alvim.

"Pela Boca" é um convite irrecusável para quem acredita no poder da gastronomia como forma de sedução e partilha. Combinando o talento do chef Henrique Sá Pessoa e do jornalista Fernando Alvim, o livro apresenta 12 menus completos pensados para transformar qualquer refeição num momento memorável. Cada menu inclui três pratos cuidadosamente selecionados, cocktails originais assinados pelo mixologista Fernão Gonçalves e sugestões de harmonização de vinhos pelo sommelier Gonçalo Patraquim. Para elevar a experiência, há ainda uma playlist exclusiva, garantindo que todos os sentidos sejam estimulados. A obra conta com testemunhos de 12 figuras inspiradoras que partilham histórias de amor e comida, comprovando que o caminho para o coração, muitas vezes, passa mesmo pelo paladar.
Serve 2 pessoas
Tempo de preparação: 1h15 minutos
Ingredientes
Base de creme pasteleiro de chocolate
200 ml de leite gordo
125 ml de natas frescas
60 g de açúcar
20 g de farinha
10 g de amido de milho
4 gemas
175 g de chocolate negro
25 g de cacau em pó
Para o merengue
6 claras à temperatura ambiente
40 g açúcar
Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 170 °C.
2. Pincelar um ramequim (taça de suflê) com manteiga amolecida do centro para fora e levar ao congelador 5 minutos. Repetir o processo e peneirar com açúcar e cacau em pó. Retirar o excesso e limpar as bordas exteriores.
3. Para o creme pasteleiro, derreter o chocolate em banho-maria. Retirar do lume e deixar arrefecer.
4. Colocar o leite, as natas e o cacau em pó num tacho e deixar ferver devagar. Numa taça, bater levemente as gemas de ovo com o açúcar até obter uma cor pálida. Juntar a farinha e o amido de milho e mexer até ficar homogéneo. Verter o leite com cacau ainda quente sobre o preparado das gemas e voltar a colocar o tacho em lume médio.
5. Ferver lentamente, mexendo continuamente até engrossar. Retirar do lume e juntar o chocolate derretido. Verter o creme pasteleiro para uma taça e levar ao frigorífico 30 minutos.
6. Para o merengue, bater as claras, juntando o açúcar a meio do processo, até ficar com a textura de um creme de barbear.
7. Juntar as claras batidas ao creme pasteleiro lentamente, envolvendo cuidadosamente para não retirar o ar.
8. Colocar a mistura no ramequim, previamente untado, e levar ao forno. Cozinhar entre 15 a 20 minutos.
9. Servir imediatamente, polvilhado com açúcar em pó.
O Penha Longa, em Sintra, lança quatro bolos para adoçar o Natal e embelezar as mesas
Além do habitual bolo-rei, este ano chegam também um panetone e dois troncos de Natal, pelo chef Francisco Siopa.
As festas no Suba sabem a Trás-os-Montes, mas acima de tudo, sabem a Natal
A gastronomia tradicional é repensada para o fine dining pelo chef Fábio Alves em três refeições exclusivas. Fomos experimentar um menu com algumas das suas propostas.
Receita. Sangria para as festas de dezembro
O novo livro "Pela Boca", do chef Henrique Sá Pessoa e do jornalista Fernando Alvim. é composto por 12 receitas, todas elas com três pratos diferentes. A Must teve acesso a uma, tendo já partilhado o prato principal e a sobremesa, faltando apenas a bebida.
Onde se come bem em Portugal? Guia Repsol regressa em 2025 e os inspetores já estão sentados à mesa
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
Tudo pronto para o Natal no Penha Longa Resort
Lá porque a época natalícia é para ser passada em família, não quer dizer que tenha de ser passada em casa. Este ano, esqueça a compra do peru e do bacalhau e as pilhas de loiça para lavar e vá jantar fora. E quem diz jantar diz almoçar. E nada impede que repita a proeza no réveillon.
Primeira edição dos TheFork Awards em Portugal elege preferidos
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Com sabores intensos e uma atmosfera que convida à descontração, o restaurante em Cascais transforma uma simples refeição num verdadeiro ritual sensorial. Cada prato revela um cuidado meticuloso nos detalhes, transportando o paladar para diferentes recantos da Ásia.
O verão neste cantinho cool e descomplicado já é sinónimo de Summer Break, um favorito do público com figos, queijo de cabra, mel e bacon guanciale. Para comer com as mãos e ficar tarde fora.
O leitão com gnocchi fritos e cogumelos, finalizado com molho de queijo, é um dos destaques do menu, que pode acompanhar com um dos sete cocktails de assinatura disponíveis. Estes foram pensados para homenagear os grandes artistas de vanguarda, de Aurélia de Sousa a Nina Simone e de Alfred Hitchcock a Charles Chaplin.
A primeira vindima do Aeternus foi em 2017, ano da morte de Américo Amorim – e desde então apenas foram lançadas as colheitas de 2019 e, já este ano, de 2022. É um vinho raro, o mais especial da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, e promete continuar a dar prazer por muitos e muitos anos.