Receita. Suflê de Chocolate do chef Henrique Sá Pessoa
A Must teve acesso a uma das 12 receitas do novo livro "Pela Boca", do chef Henrique Sá Pessoa e do jornalista Fernando Alvim.

"Pela Boca" é um convite irrecusável para quem acredita no poder da gastronomia como forma de sedução e partilha. Combinando o talento do chef Henrique Sá Pessoa e do jornalista Fernando Alvim, o livro apresenta 12 menus completos pensados para transformar qualquer refeição num momento memorável. Cada menu inclui três pratos cuidadosamente selecionados, cocktails originais assinados pelo mixologista Fernão Gonçalves e sugestões de harmonização de vinhos pelo sommelier Gonçalo Patraquim. Para elevar a experiência, há ainda uma playlist exclusiva, garantindo que todos os sentidos sejam estimulados. A obra conta com testemunhos de 12 figuras inspiradoras que partilham histórias de amor e comida, comprovando que o caminho para o coração, muitas vezes, passa mesmo pelo paladar.
Serve 2 pessoas
Tempo de preparação: 1h15 minutos
Ingredientes
Base de creme pasteleiro de chocolate
200 ml de leite gordo
125 ml de natas frescas
60 g de açúcar
20 g de farinha
10 g de amido de milho
4 gemas
175 g de chocolate negro
25 g de cacau em pó
Para o merengue
6 claras à temperatura ambiente
40 g açúcar
Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 170 °C.
2. Pincelar um ramequim (taça de suflê) com manteiga amolecida do centro para fora e levar ao congelador 5 minutos. Repetir o processo e peneirar com açúcar e cacau em pó. Retirar o excesso e limpar as bordas exteriores.
3. Para o creme pasteleiro, derreter o chocolate em banho-maria. Retirar do lume e deixar arrefecer.
4. Colocar o leite, as natas e o cacau em pó num tacho e deixar ferver devagar. Numa taça, bater levemente as gemas de ovo com o açúcar até obter uma cor pálida. Juntar a farinha e o amido de milho e mexer até ficar homogéneo. Verter o leite com cacau ainda quente sobre o preparado das gemas e voltar a colocar o tacho em lume médio.
5. Ferver lentamente, mexendo continuamente até engrossar. Retirar do lume e juntar o chocolate derretido. Verter o creme pasteleiro para uma taça e levar ao frigorífico 30 minutos.
6. Para o merengue, bater as claras, juntando o açúcar a meio do processo, até ficar com a textura de um creme de barbear.
7. Juntar as claras batidas ao creme pasteleiro lentamente, envolvendo cuidadosamente para não retirar o ar.
8. Colocar a mistura no ramequim, previamente untado, e levar ao forno. Cozinhar entre 15 a 20 minutos.
9. Servir imediatamente, polvilhado com açúcar em pó.
O Penha Longa, em Sintra, lança quatro bolos para adoçar o Natal e embelezar as mesas
Além do habitual bolo-rei, este ano chegam também um panetone e dois troncos de Natal, pelo chef Francisco Siopa.
As festas no Suba sabem a Trás-os-Montes, mas acima de tudo, sabem a Natal
A gastronomia tradicional é repensada para o fine dining pelo chef Fábio Alves em três refeições exclusivas. Fomos experimentar um menu com algumas das suas propostas.
Receita. Sangria para as festas de dezembro
O novo livro "Pela Boca", do chef Henrique Sá Pessoa e do jornalista Fernando Alvim. é composto por 12 receitas, todas elas com três pratos diferentes. A Must teve acesso a uma, tendo já partilhado o prato principal e a sobremesa, faltando apenas a bebida.
Onde se come bem em Portugal? Guia Repsol regressa em 2025 e os inspetores já estão sentados à mesa
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
Tudo pronto para o Natal no Penha Longa Resort
Lá porque a época natalícia é para ser passada em família, não quer dizer que tenha de ser passada em casa. Este ano, esqueça a compra do peru e do bacalhau e as pilhas de loiça para lavar e vá jantar fora. E quem diz jantar diz almoçar. E nada impede que repita a proeza no réveillon.
Primeira edição dos TheFork Awards em Portugal elege preferidos
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Foi uma vida dedicada ao vinho, da qual se reforma com uma trilogia muito especial e um nome algo estranho Quadraginta – em latim, significa 40, representando as outras tantas vindimas em que participou. Domingos Soares Franco faz aqui uma despedida em grande, como sempre sonhou.
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.
Um speakeasy que celebra o glamour dos anos 1920 é a mais recente aposta do Le Monumental Palace, um hotel de cinco estrelas na Avenida dos Aliados. Entre cocktails de autor e clássicos revisitados com um toque moderno, há muito para provar.
The Chocolate by Penha Longa é a nova loja de chocolates, com chocolates artesanais de marca própria, inaugurada, como o nome indica, pelo Penha Longa Resort e localizada nas instalações do hotel.