Prazeres / Sabores

A trufa ganha protagonismo no novo menu do 1743 Palácio da Fonte Nova

Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.

Foto: DR
18 de novembro de 2024 | Lara Duarte / Com Rosário Mello e Castro

O restaurante 1743 Palácio da Fonte Nova é desde julho liderado por Cíntia e Joachim Koerper. É num palácio do século XVIII que se instalam e de onde retiram inspiração para uma cozinha italiana romântica e tradicional com um olhar moderno e de alta gastronomia. Agora, a trufa invade todas as secções da refeição no Menu Trufa Branca d’Alba, disponível durante o mês de novembro e até meados de dezembro – ou até deixarem de encontrar a rara iguaria.

O restaurante 1743 Palácio da Fonte Nova é desde julho liderado por Cíntia e Joachim Koerper.
O restaurante 1743 Palácio da Fonte Nova é desde julho liderado por Cíntia e Joachim Koerper. Foto: DR

A Trufa Branca d’ Alba é dos ingredientes mais exclusivos na gastronomia mundial, diferenciando-se das outras categorias de trufa pelo seu aroma mais intenso e complexo, que combina notas de terra com alho e até mel. É encontrada na região de Piemonte, em Itália, no canto do país que faz fronteira com França e Suíça.

A Trufa Branca d’ Alba é dos ingredientes mais exclusivos na gastronomia mundial, diferenciando-se das outras categorias de trufa pelo seu aroma mais intenso e complexo, que combina notas de terra com alho e até mel.
A Trufa Branca d’ Alba é dos ingredientes mais exclusivos na gastronomia mundial, diferenciando-se das outras categorias de trufa pelo seu aroma mais intenso e complexo, que combina notas de terra com alho e até mel. Foto: DR

O menu dedicado à Trufa Branca d’Alba foi criado para realçar o seu sabor e aromas em cada um dos cinco pratos da refeição, dissolvendo-se com facilidade nos sabores que a complementam. Ainda assim, uma pequena quantidade é suficiente para espalhar o seu perfume e paladar ricos e intensos, desde o amuse-bouche aos pequenos doces Mignardises que sucedem a sobremesa: tarte de chocolate, avelã, mel e trufa branca d’Alba. No corpo da refeição os pratos incluem três das quatro opções de tártaro de vitela de leite e trufa branca, ovo a baixa temperatura com purés de batata e espinafre com Trufa branca d‘Alba, tortelloni em brodo e trufa branca d‘Alba que acompanha vieiras com talharim ao burro, sálvia e trufa branca d’Alba. E ainda o risoto de trufa branca d’Alba com vitela de leite.

O espaço que recebe 40 lugares em sala e 40 na varanda exterior aprofunda a atmosfera romântica da península italiana, com uma decoração clássica e sofisticada, inspirada no passado, mas que sabe a futuro.
O espaço que recebe 40 lugares em sala e 40 na varanda exterior aprofunda a atmosfera romântica da península italiana, com uma decoração clássica e sofisticada, inspirada no passado, mas que sabe a futuro. Foto: DR

O espaço que recebe 40 lugares em sala e 40 na varanda exterior aprofunda a atmosfera romântica da península italiana, com uma decoração clássica e sofisticada, inspirada no passado, mas que sabe a futuro. Além do menu atual de Trufa Branca d’Alba, o restaurante apresenta mais dois menus de degustação além do serviço à carta.

O menu tem um valor de €280 por pessoa, sem bebidas.

Quando? De novembro até meados de dezembro Onde? 1743 Palácio Fonte Nova, rua Álvaro augusto Rodrigues Vilela 137, Sintra Quanto? €280  

Saiba mais Prazeres, Sabores, Gastronomia, Novo Menu, Trufa Branca d'Alba, Trufa, Palácio da Fonte Nova, Restaurante Italiano, Piemonte, Cíntia Koerper, Joachim Koerper
Relacionadas

Comer leitão e beber um copo com Bruno Aleixo

O Rocim apresentou em Lisboa, no Mercado da Ribeira, a mais recente edição de Dr. Bruno, um clarete da Bairrada. A marca aproveitou para apresentar novidades e o próprio Bruno Aleixo não faltou ao evento.

Art Restaurant, onde a bola de Berlim é um manifesto artístico

À partida, o interior deste restaurante não convida ao consumo dessa iguaria pasteleira que tem a praia como habitat natural. Mas as aparências iludem. Além disso, esta não é uma bola de Berlim qualquer. Não tem açúcar, nem creme pasteleiro, e o seu recheio é um inesperado camarão.

Mais Lidas
Sabores O novo "vinho do Outro Mundo" é italiano e custa 1.100 euros

Depois do Alentejo, Priorat e Mosel, chegou a vez da Toscânia se juntar à constelação vínica criada por Cláudio Martins. O novo vinho chama-se Neptune Code 0.6 e nasceu nas vinhas muito velhas do carismático produtor Bibi Graetz, colheita de 2015. Custa 1.100 euros e 25% da produção já estava alocada antes da apresentação.

Sabores O vinho que Américo Amorim sonhou (e a filha criou)

A primeira vindima do Aeternus foi em 2017, ano da morte de Américo Amorim – e desde então apenas foram lançadas as colheitas de 2019 e, já este ano, de 2022. É um vinho raro, o mais especial da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, e promete continuar a dar prazer por muitos e muitos anos.

Sabores Tenro by Digby: história, criatividade e portugalidade

O leitão com gnocchi fritos e cogumelos, finalizado com molho de queijo, é um dos destaques do menu, que pode acompanhar com um dos sete cocktails de assinatura disponíveis. Estes foram pensados para homenagear os grandes artistas de vanguarda, de Aurélia de Sousa a Nina Simone e de Alfred Hitchcock a Charles Chaplin.