Prazeres / Sabores

De grilos desidratados a pipocas. Há uma nova coleção dos chocolates Penha Longa

Alguma vez pensou comer tais combinações, sobretudo em tabletes de chocolate? O chef Francisco Siopa não teve medo e arriscou. Conheça as suas propostas para o Natal.

02 de dezembro de 2022 | Bianca Gregório com Rosário Castro.

As festividades estão mesmo a chegar, e com elas o muito habitual maior consumo de doces. Com isto em mente, a marca de chocolates artesanais do resort Penha Longa, em Sintra, lançou uma nova coleção especial – "The Chocolate by Penha Longa" é um conjunto de tabletes e pequenas bolinhas crocantes (One Bite, chama-lhes o chef), com uma explosão de sabores considerados não convencionais, apesar de existirem também alguns que seguem a tradição. Feitas com chocolate proveniente dos Cacaueiros do México, Cuba e São Tomé, não podemos deixar de reparar, também, na gama dedicada aos ingredientes exóticos, a Bugs, que tem combinações com grilos desidratados e farinhas de larvas de búfalo, como variedades incluidas pelo chef Siopa no menu.

As One Bite, tal como o nome indica, são pequenas bolinhas feitas para serem comidas apenas numa dentada, com a segurança de toda uma explosão de sabores – "Small Bite, All Pleasure", como explica o chef do restaurante Penha Longa Resort, Francisco Siopa. Entre os ingredientes poderá encontrar azeite do Alentejo, limão de Mafra ou flor de sal de Castro Marim.

Apesar de lançadas nesta altura do ano, as One Bite vêm para ficar, com a promessa de que de dois em dois meses haverá sempre novidades sob diferentes nomes. Para já, podemos provar variedades como "The Hot Ones", picantes, ou "The Vegan Ones", vegetarianos.

As One Bite, pequenas bolinhas feitas para serem comidas apenas numa dentada
As One Bite, pequenas bolinhas feitas para serem comidas apenas numa dentada

Apesar desta diferença que marca a nova coleção, existem também tabletes com sabor a chocolate negro Brasil Callebaut e praliné de pecan. Se preferir algo mais tradicional pode sempre optar pela Penha Longa, uma tablete mais clássica nos seus ingredientes (chocolate 70% Penha Longa e praliné de avelã) ou Cocoa (chocolate São Tomé Callebaut, ganache de lima e Cointreau). Fique a conhecer todos os sabores disponíveis:

Vegan: chocolate Vegan NXt Callebaut, caramelo de coco e frutos secos
Penha Longa: chocolate 70% Penha Longa, praliné de avelã
Ocean: chocolate GOLD Callebaut, Peta Zetas e Flor de Sal
Alliance: chocolate de leite Java Callebaut, ganache de lima e Cointreau
Cocoa: chocolate São Tomé Callebaut e praliné de fava de cacau
PopCorn: chocolate Gold Callebaut e pipocas
Bugs: chocolate negro Brasil Callebaut, praliné de pecan e insectos

Tablete Alliance, 18€
Tablete Alliance, 18€

Saiba mais Gastronomia, Chocolates, Tabletes, Doces, Natal, Ano Novo, Penha Longa, Penha Longa Resort, chef Francisco Siopa, Sintra
Relacionadas
Mais Lidas
Sabores Vinhos para beber no mês mais curto do ano

Foi uma imposição do imperador romano César Augusto que um dos dias de fevereiro passasse para agosto porque antes o mês tinha 29 dias (30 nos anos bissextos). Enfim, é empo suficiente para provar três tintos do Douro, Dão e Alentejo, um champanhe clássico, um Porto de Favaios e um branco de Monção e Melgaço.