De grilos desidratados a pipocas. Há uma nova coleção dos chocolates Penha Longa
Alguma vez pensou comer tais combinações, sobretudo em tabletes de chocolate? O chef Francisco Siopa não teve medo e arriscou. Conheça as suas propostas para o Natal.

As festividades estão mesmo a chegar, e com elas o muito habitual maior consumo de doces. Com isto em mente, a marca de chocolates artesanais do resort Penha Longa, em Sintra, lançou uma nova coleção especial – "The Chocolate by Penha Longa" é um conjunto de tabletes e pequenas bolinhas crocantes (One Bite, chama-lhes o chef), com uma explosão de sabores considerados não convencionais, apesar de existirem também alguns que seguem a tradição. Feitas com chocolate proveniente dos Cacaueiros do México, Cuba e São Tomé, não podemos deixar de reparar, também, na gama dedicada aos ingredientes exóticos, a Bugs, que tem combinações com grilos desidratados e farinhas de larvas de búfalo, como variedades incluidas pelo chef Siopa no menu.
As One Bite, tal como o nome indica, são pequenas bolinhas feitas para serem comidas apenas numa dentada, com a segurança de toda uma explosão de sabores – "Small Bite, All Pleasure", como explica o chef do restaurante Penha Longa Resort, Francisco Siopa. Entre os ingredientes poderá encontrar azeite do Alentejo, limão de Mafra ou flor de sal de Castro Marim.

Apesar desta diferença que marca a nova coleção, existem também tabletes com sabor a chocolate negro Brasil Callebaut e praliné de pecan. Se preferir algo mais tradicional pode sempre optar pela Penha Longa, uma tablete mais clássica nos seus ingredientes (chocolate 70% Penha Longa e praliné de avelã) ou Cocoa (chocolate São Tomé Callebaut, ganache de lima e Cointreau). Fique a conhecer todos os sabores disponíveis:
Vegan: chocolate Vegan NXt Callebaut, caramelo de coco e frutos secos
Penha Longa: chocolate 70% Penha Longa, praliné de avelã
Ocean: chocolate GOLD Callebaut, Peta Zetas e Flor de Sal
Alliance: chocolate de leite Java Callebaut, ganache de lima e Cointreau
Cocoa: chocolate São Tomé Callebaut e praliné de fava de cacau
PopCorn: chocolate Gold Callebaut e pipocas
Bugs: chocolate negro Brasil Callebaut, praliné de pecan e insectos

Receita: Bunny Chow, pelo chef Miguel Mesquita
O chef ensina a fazer este que é prato típico da culinária da África do Sul. Quem sabe para experimentar no Natal?
Ninguém perdeu. Quem ganhou ou manteve as estrelas Michelin em Portugal?
De Norte a Sul, passando pelas ilhas, nomes nacionais e internacionais, cozinhas tradicionais portuguesas ou do mundo. A consagrada (e aguardada) lista dos melhores restaurantes nacionais do ano.
Christmas Wine Experience: mais de 200 vinhos para provar no The Yeatman Hotel
O luxuoso cinco estrelas, no Porto, acolhe pela 11ª vez a iniciativa natalícia dedicada ao melhor que Portugal tem a oferecer nos vinhos.
“Era um café e um whisky, por favor!” A frase, tantas vezes repetida, ganhou um novo significado graças à Macallan, que apresentou um whisky Intense Arabica, inspirado no café.
Foi uma imposição do imperador romano César Augusto que um dos dias de fevereiro passasse para agosto porque antes o mês tinha 29 dias (30 nos anos bissextos). Enfim, é empo suficiente para provar três tintos do Douro, Dão e Alentejo, um champanhe clássico, um Porto de Favaios e um branco de Monção e Melgaço.
A 14ª edição dos prémios Mesa Marcada destacou, como grandes prediletos, o restaurante Ocean, do Vila Vita Parc, em Porches (Algarve) e Vasco Coelho Santos (1º lugar na categoria Chefs).
Os Graham fundaram a casa de vinho do Porto com o mesmo nome, mas os descendentes gerem os vinhos Churchill’s. Histórias com séculos, passadas entre Portugal e o Reino Unido. Uma aliança das antigas contada por quem sabe: Johnny Graham.