Austa, em Almancil, recebe João Rodrigues para um jantar preparado a quatro mãos
Este sábado, 9, o restaurante algarvio celebra os ingredientes sazonais na quinta edição da iniciativa Austa+ Friends.

O Austa, focado nos produtos locais e sazonais, recebe o chef João Rodrigues, o criativo da cozinha do Canalha, em Lisboa, para um jantar preparado em conjunto com o chef da casa, David Barata. Já passaram nessa mesma cozinha, pela iniciativa Austa+ Friends, chefs como Hugo Candeias, Bruno Caseiro, Rúben Trindade dos Santos e Joshua Plunkett, mas a relação de João e David Barata vai além de uma parceria culinária.

Há seis anos, durante a sua formação, David chegou à cozinha do Feitoria, conduzida por João Rodrigues no seu Projeto Matéria, um programa sem fins lucrativos focado na promoção de produtores nacionais com práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis. Desde aí, David e João partilham a preocupação de encontrar os melhores nestas áreas.
Em 2019, depois de uma refeição no Feitoria, no Altis Belém Hotel e Spa, o chef João Rodrigues recebeu Emma e David Campus na cozinha e ofereceu-lhes, escrita num um guardanapo, uma lista daqueles que acredita serem os melhores restaurantes e tascas de Portugal. O casal fez desse objeto um roteiro gastronómico que resultou na abertura do seu próprio restaurante em Almancil: o Austa.

Aberto desde agosto de 2023, nasceu, acima de tudo, da paixão de Emma e David Campus por Portugal, pela sua gastronomia, produtores e comunidade. Assim, com base nos valores locais e sazonais e com uma cozinha liderada por David Barata, Austa, que significa "vento do sul", junta num só espaço a cozinha, o vinho e o design. A decoração homenageia o património local em cada detalhe, do banco de sal da Mina de Loulé aos candeeiros de cobre batidos à mão pelos mestres das cataplanas.

É neste ambiente intimista que recebem um grupo limitado a 36 pessoas este sábado, 9 de novembro, com um menu de vários pratos focados nos sabores locais. Durante o jantar, quem o saborear viaja pelo Algarve através do paladar, com alcachofra de Tudela, ouriço do mar de Sagres, carabineiro de Vila Real de Santo António, batata doce de Rogil, porco do Maldonado, cogumelos silvestres de Monchique e pinheiro algarvio.
O jantar tem o valor de €170, com uma harmonização de vinhos ou outras bebidas cobradas à parte.
Quando? 9 de novembro às 19h Onde? Austa, Rua Cristóvão Pires Norte, Almancil, Algarve Quanto? €170
A trufa ganha protagonismo no novo menu do 1743 Palácio da Fonte Nova
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Além da visão: e se não víssemos o que comemos?
O primeiro jantar às cegas Beyond Vision chega ao Blind, no Porto, já no dia 23 de novembro.
Onde se come bem em Portugal? Guia Repsol regressa em 2025 e os inspetores já estão sentados à mesa
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
Num leilão realizado a 7 de agosto, a Gooding & Co. vendeu um Ferrari 275 GTB modelo 1966, cor de areia de praia branca, por 3,08 milhões de dólares. Ainda mais inacreditável: a transação foi feita online. O coupé com engenharia exclusiva liderou o valor mais elevado que já foi pago por um carro vendido pela Internet.
Um dos animais mais antigos na história com os estudiosos a datarem a domesticação a 9000 anos a.C. na região do Iraque, é o borrego, estrela desta receita. Em Portugal, faz parte das tradições e do receituário em várias versões.
A 24 de fevereiro de 1983, nascia o Peugeot 205. O modelo que muitos dizem ter influenciado como nenhum outro o futuro da marca francesa completa, precisamente hoje, quatro décadas.
Os carros não têm de ser aborrecidos! Há modelos que são verdadeiras obras de arte, ícones memoráveis que marcaram a sua época e as gerações seguintes.