A primavera já se celebra na Cantina de Ventozelo
Nos próximos meses, o menu do restaurante do Ventozelo Hotel & Quinta será adaptado consoante a estação do ano. O lema é: cozinhar com o que a terra dá, no momento certo, onde cada prato enaltecerá o que de melhor a primavera trouxer.

Situado no Douro, o Ventozelo Hotel & Quinta é mais do que um refúgio no meio da natureza, é também um terreno de sustentabilidade, enoturismo e gastronomia regional. No ano passado, com o chef José Guedes a dirigi-lo, o restaurante começou a celebrar os produtos da região. Este ano, mantêm-se o foco nos sabores e saberes regionais, com as estações do ano e o ritmo da natureza a definirem o que cresce na horta da quinta e, consequentemente, o que chega à mesa, num menu que ganha vida com a sazonalidade.

"A favas, as ervilhas, as alcachofras, as primeiras curgetes, funchos e acelgas, todos eles vão começar a ser gradualmente incluídos no menu, à medida que forem colhidos diariamente no seu melhor ponto de maturação", explica o chef José Guedes.

Para além dos legumes, até ao final de março, as introduções no menu começam pelos peixes do rio e pelas plantas ribeirinhas, com pratos como o Arroz de Peixe do Rio ou o Sável de Escabeche. Em abril, a protagonista será a laranja do Douro que, nesta altura, atinge o seu melhor ponto – será servida em pratos como o Lúcio Perca com cuscos de funcho e a Torta de Laranja. Maio é o mês em que os jardins e a horta biológica de Ventozelo atingem o pico na diversidade, e o menu passará a contar com Arroz de favas com chouriço e Truta de Boticas com piso de ervas, para além das sopas, saladas e estufados tradicionais de legumes. Por fim, junho, conhecido como mês do mel em Ventozelo, trará pratos mais doces, como o Pudim de mel.

Apesar destas mudanças sazonais, a carta fixa mantém-se fiel à cozinha duriense. Rosbife de Mirandesa com pickles caseiros e queijo Terrincho, Cuscos de Vinhais com cogumelos e ovo, Bacalhau com migas de grão e couve, Cabrito de Ervedosa com batata e arroz de forno e Rancho de legumes da horta são alguns dos pratos que pode encontrar tanto ao almoço como ao jantar.

O restaurante localizado em Ventozelo Hotel & Quinta encontra-se aberto todos os dias da semana, entre as 12h30 até às 15h ao almoço e das 19h30 às 22h ao jantar. A propriedade, com mais de 500 anos de história, combina tradição e inovação com experiências ligadas ao vinho, à biodiversidade e, claro, à mesa.
Américain. O novo bar do Porto quer levá-lo numa viagem até aos “loucos anos 20”
Um speakeasy que celebra o glamour dos anos 1920 é a mais recente aposta do Le Monumental Palace, um hotel de cinco estrelas na Avenida dos Aliados. Entre cocktails de autor e clássicos revisitados com um toque moderno, há muito para provar.
Uma "visita de estudo" para aprender a colher cogumelos
O restaurante Austa convida para um passeio dinâmico de caça ao cogumelos todos aqueles que gostam de unir a gastronomia a uma boa aventura. Depois da caçada há um bem merecido almoço no campo, preparado pelo chef David Barata. A atividade decorre no próximo dia 29 de março.
Seis azeites portugueses que elevam a tradição e o sabor
Do Alentejo ao Douro, passando por Trás-os-Montes e Ribatejo, cada região imprime a sua identidade nos azeites que produz. Neste artigo, explorámos algumas das referências mais notáveis, de forma a conhecermos melhor os segredos por trás destes verdadeiros tesouros da gastronomia portuguesa.
Álvaro Clavijo e João Oliveira juntos no restaurante Vista
No próximo dia 25 de abril, o restaurante de Portimão, organiza um jantar a quatro mãos que cruza sabores e técnicas de dois continentes. João Oliveira, chef residente, convida Álvaro Clavijo, do restaurante El Chato, na Colômbia, para uma noite de excelência, mas também de descoberta e aprendizagem.
Baga, a casta da Bairrada que foi salva pelos amigos
No próximo dia 3 de maio, abrem-se as portas das quintas e adegas dos Baga Friends para assinalar o Dia Internacional da casta mais emblemática da região. As comemorações incluem provas vínicas, gastronomia regional e, no fim, um arraial. Tudo em torno da Baga.
No próximo domingo, o hotel de charme organiza um almoço especial para assinalar o Dia da Mãe. Num ambiente de charme e história, famílias poderão desfrutar de uma refeição pensada para assinalar a data de forma tranquila e memorável (sem se preocuparem com tachos).
A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.
Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.
Numa noite marcada por sabores intensos e surpreendentes, descobrimos uma cozinha que se revela na simplicidade dos ingredientes e na ousadia das combinações. Cada prato foi uma experiência sensorial, feita de contrastes e autenticidade genuína.