Prazeres / Sabores

A primavera já se celebra na Cantina de Ventozelo

Nos próximos meses, o menu do restaurante do Ventozelo Hotel & Quinta será adaptado consoante a estação do ano. O lema é: cozinhar com o que a terra dá, no momento certo, onde cada prato enaltecerá o que de melhor a primavera trouxer.

Foto: DR
28 de março de 2025 | Inês Henriques / Com Rosário Mello e Castro

Situado no Douro, o Ventozelo Hotel & Quinta é mais do que um refúgio no meio da natureza, é também um terreno de sustentabilidade, enoturismo e gastronomia regional. No ano passado, com o chef José Guedes a dirigi-lo, o restaurante começou a celebrar os produtos da região. Este ano, mantêm-se o foco nos sabores e saberes regionais, com as estações do ano e o ritmo da natureza a definirem o que cresce na horta da quinta e, consequentemente, o que chega à mesa, num menu que ganha vida com a sazonalidade.

Chef José Guedes, na Quinta de Ventozelo
Chef José Guedes, na Quinta de Ventozelo Foto: DR

"A favas, as ervilhas, as alcachofras, as primeiras curgetes, funchos e acelgas, todos eles vão começar a ser gradualmente incluídos no menu, à medida que forem colhidos diariamente no seu melhor ponto de maturação", explica o chef José Guedes. 

Chef José Guedes
Chef José Guedes Foto: DR

Para além dos legumes, até ao final de março, as introduções no menu começam pelos peixes do rio e pelas plantas ribeirinhas, com pratos como o Arroz de Peixe do Rio ou o Sável de Escabeche. Em abril, a protagonista será a laranja do Douro que, nesta altura, atinge o seu melhor ponto – será servida em pratos como o Lúcio Perca com cuscos de funcho e a Torta de Laranja. Maio é o mês em que os jardins e a horta biológica de Ventozelo atingem o pico na diversidade, e o menu passará a contar com Arroz de favas com chouriço e Truta de Boticas com piso de ervas, para além das sopas, saladas e estufados tradicionais de legumes. Por fim, junho, conhecido como mês do mel em Ventozelo, trará pratos mais doces, como o Pudim de mel.

Sopa, Cantina de Ventozelo
Sopa, Cantina de Ventozelo Foto: DR

Apesar destas mudanças sazonais, a carta fixa mantém-se fiel à cozinha duriense. Rosbife de Mirandesa com pickles caseiros e queijo Terrincho, Cuscos de Vinhais com cogumelos e ovo, Bacalhau com migas de grão e couve, Cabrito de Ervedosa com batata e arroz de forno e Rancho de legumes da horta são alguns dos pratos que pode encontrar tanto ao almoço como ao jantar.

Bacalhau com migas de grão e couve, Cantina de Ventozelo
Bacalhau com migas de grão e couve, Cantina de Ventozelo Foto: DR

O restaurante localizado em Ventozelo Hotel & Quinta encontra-se aberto todos os dias da semana, entre as 12h30 até às 15h ao almoço e das 19h30 às 22h ao jantar. A propriedade, com mais de 500 anos de história, combina tradição e inovação com experiências ligadas ao vinho, à biodiversidade e, claro, à mesa.

Saiba mais Prazeres, Sabores, Experiências, Cantina de Ventozelo, Menu sazonal, Primavera, Douro
Relacionadas

Uma "visita de estudo" para aprender a colher cogumelos

O restaurante Austa convida para um passeio dinâmico de caça ao cogumelos todos aqueles que gostam de unir a gastronomia a uma boa aventura. Depois da caçada há um bem merecido almoço no campo, preparado pelo chef David Barata. A atividade decorre no próximo dia 29 de março.

Seis azeites portugueses que elevam a tradição e o sabor

Do Alentejo ao Douro, passando por Trás-os-Montes e Ribatejo, cada região imprime a sua identidade nos azeites que produz. Neste artigo, explorámos algumas das referências mais notáveis, de forma a conhecermos melhor os segredos por trás destes verdadeiros tesouros da gastronomia portuguesa.

Álvaro Clavijo e João Oliveira juntos no restaurante Vista

No próximo dia 25 de abril, o restaurante de Portimão, organiza um jantar a quatro mãos que cruza sabores e técnicas de dois continentes. João Oliveira, chef residente, convida Álvaro Clavijo, do restaurante El Chato, na Colômbia, para uma noite de excelência, mas também de descoberta e aprendizagem.

Baga, a casta da Bairrada que foi salva pelos amigos

No próximo dia 3 de maio, abrem-se as portas das quintas e adegas dos Baga Friends para assinalar o Dia Internacional da casta mais emblemática da região. As comemorações incluem provas vínicas, gastronomia regional e, no fim, um arraial. Tudo em torno da Baga.

Mais Lidas
Sabores Chef João Rodrigues, do Canalha, regressa ao Sublime Comporta

A partir do próximo mês, o restaurante lisboeta Canalha regressa com um pop-up ao Sublime. O chef português - e criador do projeto - traz para a mesa uma carta que celebra os produtos nacionais e uma cozinha descomplicada, num ambiente onde a sofisticação e a tranquilidade se encontram no seu melhor.

Sabores Textura Wines: o sonho comanda a vinha

Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.

Sabores Uma viagem ao coração do México no Mex Factory

Numa noite marcada por sabores intensos e surpreendentes, descobrimos uma cozinha que se revela na simplicidade dos ingredientes e na ousadia das combinações. Cada prato foi uma experiência sensorial, feita de contrastes e autenticidade genuína.