Uma "visita de estudo" para aprender a colher cogumelos
O restaurante Austa convida para um passeio dinâmico de caça ao cogumelos todos aqueles que gostam de unir a gastronomia a uma boa aventura. Depois da caçada há um bem merecido almoço no campo, preparado pelo chef David Barata. A atividade decorre no próximo dia 29 de março.

A viagem de apanha do cogumelo parte do Algarve rumo a São Teotóneo, onde se vai realizar oa grande "caçada". O objetivo é aprender tudo sobre a colheita de cogumelos selvagens, como tal, o programa começa com uma caminhada orientada por especialistas, que ensinarão a identificar os diferentes tipos de cogumelos, como cantarelos amarelos, trompetas do monte e pé de carneiro, e, acima de tudo, a destrinçar os cogumelos comestíveis dos venenosos. Esta atividade decorrerá num montado alentejano, onde o clima e o solo favorecem o crescimento destes fungos. Após a colheita, segue-se um almoço no meio da natureza preparado pelo chef David Barata, usando os cogumelos frescos, acabados de apanhar, juntamente com outros produtos locais.

Organizada pelo Austa, esta atividade está alinhada com a filosofia do restaurante, que privilegia produtos sazonais e de origem local. Desde a sua abertura em 2023, o espaço tem apostado numa abordagem sustentável, cultivando a sua própria horta mediterrânica e promovendo uma relação próxima com produtores regionais.

E não é a primeira vez que o restaurante organiza eventos que dinamizam e divulgam a gastronomia regional. O último foi o austa + friends, que trouxe à cozinha do restaurante de Almancil chefs visitantes como João Rodrigues, Bruno Caseiro ouHugo Candeias. Já esta masterclass de colheita de cogumelos é o primeiro evento da nova série Field Trips – que é como quem diz "saídas de campo" ou "visitas de estudo" – do restaurante.

O passeio até à Costa Vicentina decorre no próximo dia 29 e custa 150 euros por pessoa, incluindo o almoço e as bebidas.
Pela primeira vez no Alentejo, os vinhos da casa Costa Boal vão conquistando terreno
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.
Em março, cinco vinhos à escolha que vale a pena ter em cima da mesa
Este mês há vários destaques, desde logo para dois vinhos da mesma região, ambos com história e tradição. No Douro há um novo rosé para estar atento e dois tintos clássicos do Alentejo e Lisboa.
Atenção amantes de doces, abriu uma nova loja de chocolates artesanais em Sintra
The Chocolate by Penha Longa é a nova loja de chocolates, com chocolates artesanais de marca própria, inaugurada, como o nome indica, pelo Penha Longa Resort e localizada nas instalações do hotel.
A primavera já se celebra na Cantina de Ventozelo
Nos próximos meses, o menu do restaurante do Ventozelo Hotel & Quinta será adaptado consoante a estação do ano. O lema é: cozinhar com o que a terra dá, no momento certo, onde cada prato enaltecerá o que de melhor a primavera trouxer.
O chef espanhol foi convidado para tomar conta dos restaurantes do hotel Tivoli Kopke, em Vila Nova de Gaia. Cresceu, viveu e trabalha numa pequena aldeia nas Astúrias.
A marca portuguesa juntou o café à mistura de chocolate com pistáchio que tomou conta das redes sociais. A experiência já pode ser encontrada pelos mais curiosos em Lisboa e no Porto.
A edição especial histórica está limitada a 600 unidades. Foi elaborada originalmente por Charles Symington em tributo ao pai, Peter Symington, e chega em celebração dos 200 anos da casa.
Entre maio e novembro, o chef Pedro Pinto vai juntar outros quatro chefs com estrelas Michelin no restaurante Solalua. A proposta? Oito noites onde cada prato é um verdadeiro eclipse celestial.